Cidadeverde.com

Eleição no Piauí será a última de 2010 e terá dois candidatos

Imprimir
Quase quatro mil eleitores voltam às urnas neste domingo em São Francisco de Assis do Piauí, 499 quilômetros ao Sul de Teresina. Eliesio Elisio dos Reis e seu vice Josimar João de Oliveira concorrem pela coligação “A Voz e Força que Vem do Povo” (PTB/PP/PDT/PRTB/DEM/PT). O candidato da coligação “A Mudança Começou e não Pode Parar” (PMDB/PPS) é Laerson Lourival de Andrade Alencar, que tem como vice Fabiana Ferreira de Carvalho e Silva.

A votação no município piauiense encerra a agenda de 2010 de eleições suplementares autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante todo o ano foram realizados 49 pleitos suplementares determinados devido à anulação das eleições de 2008 em diversas localidades do país.  

No caso de São Francisco de Assis do Piauí, as eleições suplementares foram marcadas após a cassação, pelo Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), do mandato de Heitor Gomes Ferreira, acusado de compra de votos e abuso do poder econômico. Por ter obtido mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2008, o segundo colocado no pleito não pôde assumir o cargo, sendo necessária a realização das eleições suplementares.

Outra cidade que teria eleições neste domingo seria Careiro da Várzea/AM. Porém, o pleito foi suspenso no último dia 13 em decisão do ministro Aldir Passarinho Júnior, que acolheu  mandado de segurança.

2011
Os Tribunais de outros três Estados entenderam que a eleição suplementar será direta - por votação popular - caso sejam marcadas ainda em 2010, e não feita entre os vereadores da Câmara Municipal.

O TSE confirmou as eleições em Morro Cabeça no Tempo e Campo Maior, no dia 30 de janeiro, e nas cidades de Conceição do Mato Dentro/MG, Dourados/MS, Valença/RJ, Mangaratiba/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ, todas no dia 6 de fevereiro. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais