Cidadeverde.com

Vai-Vai é a campeã do carnaval de SP com homenagem a maestro

Imprimir

O desfile da Vai-Vai, cujo enredo foi "A Música Venceu", foi escolhido o melhor do Carnaval paulistano em 2011. A disputa acirrada consagrou a Vai-Vai como campeã, com 269,5 pontos. Em segundo e terceiro lugares vieram, nesta ordem, Acadêmicos do Tucuruvi e Unidos da Vila Maria.



As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas e voltam a desfilar no Grupo de Acesso em 2012. As duas escolas haviam sido, respectivamente, campeã e vice do Grupo de Acesso em 2010. A Peruche foi penalizada este ano em cinco pontos por desfilar com menos alegorias do que o mínimo permitido e por ter excedido o tempo de desfile.


Com o campeonato deste ano, a Vai-Vai tem agora 14 vitórias e permanece como a escola com mais títulos no Carnaval paulistano. A rebaixada Nenê da Vila Matilde ocupa a segunda colocação no total de vitórias, com 11 títulos.



A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial paulistano teve início nesta terça-feira (8), às 16h, no sambódromo do Anhembi. Foram avaliados os quesitos Enredo, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Samba-enredo, Bateria, Fantasia, Alegoria, Evolução e Comissão de frente, com um total de cinco jurados por categoria.  Das cinco notas de cada quesito, a maior e a menor eram descartadas.


Como foi o desfile da Vai-Vai
Com o enredo "A Música Venceu", a agremiação mostrou a trajetória do maestro e pianista João Carlos Martins, 70, um dos maiores intérpretes de Bach do mundo, desde o início de sua carreira -- nos Estados Unidos, aos 18 anos -- passando pelos problemas que paralisaram suas mãos e o afastaram da música, até sua volta.



Logo no início, o desfile da escola foi marcado por dois acidentes. Com mais de 70 metros de comprimento, o carro abre-alas se desgovernou e teve sua lateral danificada. Isso não chegou a atrapalhar o desfile da escola, que entrou na avenida às 6h do sábado (5).


Martins teve o desafio de unir a música clássica ao samba da Vai-Vai. A mistura funcionou na avenida, onde se ouvia o som dos violinos que contagiou as arquibancadas.




Em vez de sair em cima do carro alegórico, o homenageado da noite optou por desfilar no meio dos ritmistas: sua função era reger a "orquestra", que se apresentou em traje de "gala" -- elegantes fraques sobre camisas. Ainda na área da bateria, a rainha Camila dividiu a passarela com a cantora Maria Rita, escolhida madrinha.


Dentre as celebridades que homenagearam o maestro visivelmente emocionado, estavam a apresentadora Ana Hickmann, o ex-jogador de futebol e campão do mundo Cafu, os integrantes da banda Restart e a cantora Fafá de Belém.




No final do desfile, o maestro fechou a apresentação da escola em um carro-alegórico ao lado do ex-presidente da escola Thobias.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais