Cidadeverde.com

Osmar Júnior promove degustação de cajuína no Congresso Nacional

Imprimir

O deputado federal Osmar Júnior (PCdoB) vai comemorar o Dia do Piauí (19), este ano,  de forma especial. Ele levará a bebida símbolo do Estado para ser degustada pelos parlamentares na Câmara Federal. Por iniciativa do piauiense, os deputados poderão apreciar a cajuína durante evento no Salão Verde do Congresso Nacional, quarta-feira, às 11h.


O deputado já desenvolveu várias ações no sentido de divulgar o produto  que faz parte da carta de bebidas tipicamente nordestina, sobretudo piauiense. Segundo ele, o produto rende elogios e riquezas ao Estado. “Tenho orgulhoso de ser conterrâneo dessa bebida que tanto faz diferença e leva uma boa imagem do Piauí para o mundo”, afirma.





Ele chegou a elogiar o Festival da Cajuína do Piauí, realizado em 2009, em discurso no plenário da Câmara. À época ele fez questão de enaltecer que o Piauí é conhecido há muito pela qualidade do produto que fabrica e exporta, sendo lembrado, inclusive, em letras de Caetano Veloso por conta da cajuína.


No discurso, o deputado explicou todo o processo de produção da cajuína piauiense e o que a torna tão admirável. "A cajuína é artesanal. Ela não aceita rótulo de commodity. Cada produtor impõe o seu estilo. É uma bebida dotada de forte persinalidade", falou.
Já este ano, Osmar Júnior manteve audiência com o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para pedir mais investimentos para o setor de produção de cajuína. O deputado disse ao ministro que a  bebida faz parte do patrimônio cultural do Estado.
 

Durante o encontro o deputado explicou que o produto tem uma importância econômica muito grande para o Piauí, mas mesmo assim, ainda  é fabricada, na maioria dos casos, de forma artesanal, evidenciando a falta de investimento e a necessidade de qualificação profissional."O Estado dispõe de cerca de 200 mil hectares de cajueiros e produz aproximadamente quatro milhões de garrafas de cajuína por ano”, diz Osmar.
 

De acordo com dados da Embrapa o Piauí não aproveita nem 10% do caju que é produzido no Estado e a demanda atual por cajuína é maior do que a capacidade de produção das empresas locais. “ Com investimentos na área nós podemos aumentar a produção e incrementar a geração de emprego e renda”, garante o deputado.O parlamentar reafirma que vai acompanhar de perto o encaminhamento para que até o final do ano o Piauí possa verificar de perto as primeiras ações.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais