Cidadeverde.com

IMEPI e polícia fazem fiscalização de cargas nas barreiras de Teresina

Uma ação conjunta da Polícia Militar com o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), está verificando os caminhões que transportam cargas sólidas no Piauí nas principais barreiras de fiscalização de Teresina desde a última terça (09).


A Operação Cargas Sólidas tem como objetivo acelerar o processo de regularização dos veículos que encontram-se com o prazo vencido e acontecerá até o dia 11 (sexta-feira). Para isso, foram deslocadas quatro equipes de fiscalização do Imepi.


Após a abordagem da PM nas barreiras, os fiscais verificam a selagem do  cronotacógrafo, instrumento obrigatório em veículos que transportam cargas acima de 4500 kg, além de fazer as medições referentes à carroceria (altura, largura, comprimento).


A partir daí emitem um certificado juntamente com o boleto bancário referente à taxa de certificação, no valor de R$ 148,00. Os caminhões que não estão com o cronotacógrafo devidamente selado são encaminhados para empresa autorizada pelo Inmetro para iniciar o procedimento. O trabalho das equipes é realizado simultaneamente com a Base de Aferição do Imepi, que funciona o ano inteiro.


“Como a maioria dos veículos está em atraso, devem ser regularizados imediatamente, mas é importante obedecer o prazo de validade da certificação que é de dois anos e cujo vencimento é de acordo com a terminação da placa do veículo”, afirma o metrologista Jocélio Ribeiro. De acordo com os fiscais, até a manhã desta quarta (09) a Operação Cargas Sólidas notificou mais de 90% dos veículos nas barreiras, num total de aproximadamente 60 caminhões.


Estes têm um prazo de até dez dias para regularização do cronotacógrafo. É importante destacar que os proprietários desse tipo de veículo, bem como aqueles com capacidade a partir de dez passageiros (no caso dos ônibus), devem dirigir-se à Base de Aferição do Imepi, localizado próximo ao Terminal de Petróleo no bairro Dirceu Arcoverde, para regularização.


O atendimento acontece no horário das 07:30 às 13:30h, de segunda a sexta. Mais informações pelo telefones 3236-5735 e 0800 281 1411 ou pelo site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacógrafo


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais