Cidadeverde.com

Médico Piauiense é homenageado na Câmara dos Deputados

Imprimir
O médico mastologista Luiz Ayrton Santos Junior, da Fundação Maria Carvalho Santos, no Piauí, foi um dos homenageados pela Câmara dos Deputados com a Medalha de Mérito Legislativo. A outorga da medalha, na tarde desta quarta-feira (30), representa a homenagem a personalidades que realizaram serviço de relevância para a sociedade.

No caso de Luiz Ayrton, indicado pelo líder do PCdoB na Câmara, deputado Osmar Júnior (PI), a homenagem faz referência ao trabalho, realizado pela fundação criada por ele, de atendimento médico às mulheres pobres da região Nordeste na área do câncer de mama. O médico destaca que, com diagnóstico precoce, é possível curar os casos de câncer de mama.

Fotos: Rodolfo Stuckert


“Desde 1991 iniciamos trabalho em busca daquela mulher que não tem acesso a atendimento para evitar a doença. Há 14 anos instituímos uma fundação que facilitou o trabalho porque podemos realizar projetos e os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e norte do Tocantins começaram a se beneficiar. Em 30 a 40 visitas anuais, com 84 voluntários, realizamos ações de controle do câncer”, conta o médico.

Para ele, “a homenagem tem significado especial , por que vivo numa das regiões mais carentes do país e tive por opção me dedicar a uma ação para ajudar pessoas carentes no que domino, como médico e especialista em câncer de mama”.

“Além da gratidão, a premiação renova todo o nosso trabalho e representa mais um empurrão”, diz o médico, destacando que “o objetivo era só dar acesso a essas mulheres e é compensador pela assistência dada a essas mulheres”.

Homenagem justa

O líder do PCdoB, Osmar Júnior, ao indicar o nome de Luiz Ayrton, destaca o currículo do médico e o seu trabalho à frente da fundação. Ele também enfatiza o objetivo da premiação, explicando que na Câmara dos Deputados estão os representantes do povo brasileiro. “Nada mais justo que esses representantes, em sua relação com a sociedade, façam um reconhecimento do trabalho dessas pessoas que colaboram com o desenvolvimento do nosso Brasil”.


Luiz Ayrton é o diretor do Instituto de Mama do Piauí (Mastoclínica) onde trabalha desde sua fundação em 1990. É médico formado pela Universidade de Pernambuco em 1984, com residência médica em Cirurgia Geral (1986-1987). Desde o início de sua formação médica trabalhou com as doenças da mama, seja em adultos ou crianças, tendo iniciado seus estudos com o Prof. Dr. Antonio Figueira Filho, esse ex-presidente da Sociedade Internacional de Mastologia e considerado o primeiro professor da disciplina de Mastologia no mundo.

O médico mastologista e bioeticista Luiz Ayrton promove, desde 1991, atividades que visam o controle e diagnóstico precoce do câncer de mama no Piauí. Em 1998 organizou a Fundação Maria Carvalho Santos que exerce atividades de educação em saúde, diagnóstico precoce do câncer de mama e adaptação social da pessoa com câncer.

A instituição desenvolve 26 projetos nesta área, atendeu em 13 anos a 185.000 mulheres em situações de risco para câncer de mama, promoveu ações em 123 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará com esse intuito. Imprime e distribui cinco livros de orientações, material como próteses, sutiãs, medicamentos e qualquer relevante ato pela adaptação social da pessoa com câncer inclusive com a prática de 'advocacy' nesta área promovendo oficinas de direitos.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais