Cidadeverde.com

Secretário admite problemas de infraestrutura e culpa União

Imprimir
O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, reconheceu que o panorama traçado pela revista Veja a respeito do Piauí, onde o Estado aparece como a pior Unidade da Federação em atração de investimentos estrangeiros é pertinente. Ele afirmou que só é possível sair da atual situação a médio e longo prazos, com ajuda do governo federal. 

Fotos: Jordana Cury / Cidadeverde.com

“Não há como fazer isso apenas com recursos próprios. Temos que responsabilizar o governo federal também. Não é possível superar essa situação de imediato, mas o governo trabalha para superá-la a médio e longo prazo”, afirmou. 

Leia também:
Piauí é pior em atração para recursos estrangeiros, diz Veja 

Sobre a questão do escoamento da produção piauiense que, segundo a publicação, só pode ser realizado através de outros Estados, Alencar afirmou que com a construção da Ferrovia Transnordestina e da rodovia Transcerrados o problema estará resolvido. “É verdade que o escoamento é feito por outros Estados e com isso perdemos a oportunidade de agregar valores aos nossos produtos”, diz. 

Região
O secretário aponta ainda que o desenvolvimento do Nordeste não foi uniforme e que o Piauí acabou ficando para trás. “No Sul e no Sudeste, o crescimento foi uniforme para todos os Estados das regiões. Infelizmente, no Nordeste não foi assim. Vimos outros Estados crescerem e não conseguimos acompanhar”. 


Caminhos
A respeito da infraestrutura necessária para atrair investimentos, o secretário aponta que o governo está trabalhando na eletrificação e abastecimento de água de todo o Estado, mas o transporte ainda é um empecilho. Ele cita como exemplo a necessidade de haver uma rota fluvial pelo rio Parnaíba, e a conclusão da rodovia Transcerrados e da Ferrovia Transnordestina. 


Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais