Cidadeverde.com

Trabalhadores da construção decidem se iniciam greve

Imprimir
Os trabalhadores da construção de Teresina realizam assembleia geral nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, às 19 horas, na sede do sindicato, para avaliar a nova proposta patronal referente ao reajuste do piso da categoria. A nova proposta será apresentada na tarde de hoje, 4 de janeiro, em mais uma rodada de negociação, na sede da Superintendência Regional do Trabalho.
 
Caso a proposta salarial apresentada pelos patrões não atendam às necessidades básicas, os trabalhadores decidirão, durante a assembléia, a data de início de uma greve por tempo indeterminado.
 
De acordo com Raimundo Nonato Ibiapina, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sitricom), até agora a proposta patronal não passou dos 6%, enquanto o reajuste do salário mínimo nacional foi de 14,13%. “Nós não podemos aceitar esta humilhação. Os patrões não valorizam a mão de obra dos trabalhadores. Pelo contrário, querem explorar e lucrar à custa do suor da categoria”, disse Ibiapina.
 
De acordo com a comissão de negociação do Sitricom, os empresários do setor patronal têm demonstrado pouco interesse em negociar com os principais pontos da pauta de reivindicações da categoria, como um piso salarial dentro da realidade de crescimento da construção, além de não investir em plano de saúde, em educação e qualificação profissional.
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais