Cidadeverde.com

Download de músicas supera a venda de CDs pela 1ª vez nos EUA

Imprimir
As músicas em formato digital se tornaram o principal canal de comércio para a indústria fonográfica dos EUA.

Os downloads responderam, em 2011, por 50,3% das vendas, superando pela primeira vez a comercialização em loja, segundo pesquisa da Nielsen e da "Billboard".

Enquanto os downloads pagos subiram 8,4%, a venda física caiu 5%. O resultado sinaliza desaceleração ante 2010, quando o decréscimo foi de 19,5%. Isso ajudou a venda de música a subir 1,3% no ano -- uma alta não ocorria desde 2004.

Tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, o álbum mais vendido foi "21", da britânica Adele. Na contramão da lógica do meio virtual, em que o usuário geralmente compra uma faixa e destoando das escassas vendas físicas, o disco "21" vendeu 5,8 milhões de cópias.

Em 30 de novembro, o percursor da mudança de rumo na indústria da música deu adeus à internet. Adquirido pelo Best Buy, o Napster foi fundido ao Rhapsody, o maior serviço de música sob demanda dos EUA. Lançado em 1999, o Napster foi o primeiro site a compartilhar arquivos de músicas.

Seguindo a mudança, o Radiohead lançou na internet o álbum "In Rainbows" em 2007. Os fãs podiam baixá-lo à vontade e pagavam quanto quisessem. Em 2008, o disco rendeu um Grammy de Música Alternativa à banda. 

Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais