Cidadeverde.com

Governador renegocia dívida e busca investimentos em Brasília

Imprimir
Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Wilson Martins esteve em Brasília cumprindo agenda com representantes de vários órgãos federais. Em quatro audiências, foram discutidas questões envolvendo a dívida piauiense, as exportações, bem como a exploração de minérios e a construção de estradas.

Durante audiência com o secretario de Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin, o governador conversou sobre a reestruturação da dívida do Estado, uma negociação iniciada ainda no ano de 2011 e que já se encontra nas etapas finais. Wilson Martins conseguiu também a antecipação da próxima audiência, o que trará mais agilidade para o processo. O encontro ocorreu na Esplanada dos Ministérios.

Também na Esplanada dos Ministérios, o governador, acompanhado pelo senador Wellington Dias, se reuniu com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Parnaíba, que deve entrar em funcionamento em junho de 2013. As obras de implantação da ZPE começaram este mês e o prazo para construção da primeira etapa é de 120 dias.

Wilson Martins cobrou ações mais rígidas com relação à Companhia Vale do Rio Doce, responsável pela exploração de uma jazida de níquel em Capitão Gervásio de Oliveira, a 545 quilometros de Teresina. Os governos Federal e Estadual fizeram vários investimentos, como construção de estradas e implantação de rede de energia elétrica, mas a companhia ainda não deu início aos trabalhos de exploração no local.

Duas audiências para tratar sobre estradas no Piauí encerraram a agenda do governador em Brasília. Em ambas ele esteve acompanhado pelo diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), Severo Eulálio.

Com o Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, José Florentino Caixeta, foi cobrado o início das obras da BR 222 que liga Piripiri à Esperantina. Participaram da reunião ainda os deputados Marllos Sampaio e Themístocles Filho. Já com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, foi discutida a renovação de convênio com DER para a liberação de recursos para estradas no estado.


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais