Cidadeverde.com

Elmano vai buscar desoneração: "Será um grande desafio"

Imprimir
Em entrevista coletiva após 12 horas de reunião no Palácio da Cidade, o prefeito Elmano Férrer (PTB) voltou a focar a desoneração de tributos para garantir os acordos feitos com entidades estudantis e sindicais de Teresina. Na noite desta quarta-feira (18), ele se comprometeu a tornar gratuita em 30 dias a passagem no segundo trecho da integração dos ônibus. Também foi estabelecido um cronograma para que o sistema atinja todas as linhas até o dia 1º de junho. A tarifa, por conta das novas vantagens, continua R$ 2,10.

Fotos: Daniel Cunha/Cidadeverde.com

Para que a segunda passagem seja gratuita, Elmano Férrer reafirmou que alguma compensação terá de ser obtida. "Será um grande desafio. Temos que trabalhar junto com as empresas a questão da desoneração, a gratuitadade e a meia passagem. Nosso grande desafio é manter o sistema em funcionamento", declarou. Houve compromisso do movimento estudantil em também lutar para se conseguir a redução de tributos. 

Matérias relacionas

Tal compensação dentro da planilha que define o valor da passagem pode ser obtida, inicialmente, na revisão dos usuários que usam o transporte de graça. "Teresina possui 16% de usuários que têm benefício da gratuidade. Temos também mais de 32% que recebem o benefício da meia passagem. Vamos trabalhar no sentido de rever esses números", disse o prefeito. 


Elmano Férrer avaliou a reunião. "Foi muito positiva, sobre todos os aspectos. Tivemos 12 horas de conversa e com muitos questionamentos. Avalio que avançamos bastante nessa negociação."

Licitação
Uma das pautas reclamadas pelos estudantes era a licitação imediata das linhas de ônibus. A Prefeitura se comprometeu a participar das discussões, mas explicou seu impedimento legal. "Não houve um acordo nesse sentido. É um ponto que está judicializado. Compete apenas à Justiça."


Integração com Timon
Elmano Férrer também falou da proposta de integração das linhas com o município de Timon/MA, na outra margem do rio Parnaíba. "Foge a competência da capital fazer integração com uma cidade de outro estado. Agora entendo que devemos perseguir esse ponto, até mesmo procurar diálogo com o Estado".


Daniel Cunha (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais