Cidadeverde.com

Em coletiva, secretário diz que não volta atrás em fechamento de escola

Imprimir
O secretário Municipal de Educação, Paulo Machado, reunião na manhã destra quinta-feira a imprensa para falar sobre a polêmica do fechamento da unidade escolar Eurípedes Aguiar, localizada no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Para o gestor, o fechamento da escola é tratado como um assunto encerrado. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Nós sabemos a tradição do colégio, que tem 45 anos de história, mas a população não pode ter um pensamento provinciano. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) precisa da estrutura do colégio”, declarou.

Segundo a Semec, a decisão está tendo suporte de um projeto arquitetônico, administrativo e educacional e será capaz de gerar economia de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos com o não pagamento de aluguéis de prédios ocupados atualmente pelo órgão. 


“Precisamos de uma estrutura que centralize nossas repartições e que forneça conforto aos servidores. Temos um estudo que mostra desde 2004, que as matrículas não cresceram e isso respalda nossa decisão”, argumentou.

Paulo Machado afirma que 80% dos alunos matriculados na escola não residem próximo ao centro educacional. O gestor garante também que servidores lotados na escola serão remanejados. 


“A possibilidade de exoneração é zero. Precisamos do pessoal para atender as necessidades das três escolas que vão receber a demanda do Eurípedes Aguiar”, afirmou o secretário.

As matrículas para o Eurípedes Aguiar seguem o calendário normal estipulado pela Prefeitura e as aulas têm início para 6 de fevereiro, assim como em toda rede municipal. De acordo com o secretário, essa foi uma decisão do Conselho de Educação da Semec, já que ainda não há uma data de fechamento da escola. 

“Esse projeto não era para ter sido divulgado agora, as informações vazaram antes do tempo. O projeto está bem elaborado e ainda vamos ouvir a população. Os alunos matriculados para 2012 poderão ser remanejados, para outras escolas, para que não percam o ano letivo”, declarou.  

Sobre Eurípedes Aguiar

A Semec afirma que a unidade escolar utiliza apenas 57% de sua capacidade e que atualmente 12 salas de aula estão sem qualquer utilização. 



Flash de Lívio Galeno
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais