Cidadeverde.com

Após 16 horas, litoral do Piauí volta a ter energia

Imprimir
A Eletrobrás Piauí divulgou nota na noite desta quinta-feira (2) para esclarecer os motivos da suspensão do fornecimento de energia elétrica no litoral e outros municípios do Norte do Piauí e a cidade de São Bernardo, no Maranhão. A cadeia de isoladores foi danificada, por motivo não informado, em trecho de difícil acesso para as equipes de manutenção. Por conta disso, aulas chegaram a ser suspensas e o serviço de telefonia móvel ficou inacessível. 

O problema foi detectado no quilômetro 125 da linha de transmissão de 138 kV, que vai de Piripiri aos Tabuleiros Litorâneos. Equipes de Parnaíba, Piripiri e Teresina foram deslocadas para percorrer a linha até a localização do problema. De 0h às 15h45, ficaram sem energia os municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes,  Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves e Bom Princípio, além de São Bernardo/MA. 

Veja a nota da Eletrobrás Piauí
  
A Eletrobras Distribuição Piauí vem a publico informar que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu as cidades de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes,  Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves e Bom Princípio, no Estado do Piauí e a cidade de São Bernardo, no estado do Maranhão, das 00h00 às 15h45 de hoje, dia 02.02.2012, foi motivada por uma avaria de difícil percepção no KM 125, em local inacessível aos veículos das equipes de manutenção da linha de transmissão de 138 kV, que interliga a subestação da Chesf, em Piripiri à subestação da Eletrobras Distribuição Piauí, em Tabuleiros Litorâneos.
 
Esclarece, ainda, que imediatamente mobilizou suas equipes de manutenção que se deslocaram de Parnaíba, Piripiri e Teresina para localização e correção do defeito.

Ao tempo em que pede desculpas pelos transtornos causados às populações das cidades atingidas, a Eletrobras Distribuição Piauí informa está executando um amplo conjunto de obras para melhoria no sistema elétrico da região norte do estado, onde destacamos a duplicação do circuito em 138 kV de Piripiri para Parnaíba, com uma extensão de 141 quilômetros e previsão de conclusão no mês de junho do ano em curso.

A conclusão dessas obras além de possibilitar a  melhoria da qualidade de energia ampliará os recursos operacionais para o Sistema norte do estado.


Atualizada às 13h30

Desde a meia-noite, habitantes de pelo menos dez cidades do Norte do Piauí estão sem o fornecimento de energia elétrica. Em Parnaíba, o comércio amanheceu fechado e as escolas mandaram os alunos de volta para casa, já que a Eletrobras-PI disse não ter previsão de restabelecimento. 

Segundo moradores que entraram em contato com o Cidadeverde.com, a falta de energia poderiam prejudicar as cenas de uma novela, da rede Globo, que seriam gravadas hoje na cidade. Mas, os dois geradores da equipe sustentaram os equipamentos e as gravações ocorreram normalmente.


Outro destaca também que a telefonia móvel e a internet estão prejudicados. “Estamos paralisados, sem poder sequer fazer uma ligação”, destacou um deles. 

Eletrobras

Segundo a Eletrobras, a interrupção no fornecimento de energia atinge as cidades de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves e Bom Princípio, no Estado do Piauí e a cidade de São Bernardo, no estado do Maranhão, desde às 23h57,  é motivada por defeito na linha de transmissão de 138 kV, que liga a subestação da Chesf, em Piripiri à subestação da Eletrobras Distribuição Piauí em Tabuleiros Litorâneos.

Ainda de acordo com a nota divulgada pela empresa, uma equipe de manutenção está no local desde a madrugada para corrigir o defeito e que cinco testes já foram feitos sem sucesso. 

Nesta manhã as equipes estão fazendo uma varredura completa ao longo da linha  em duas frentes de trabalho, uma no sentido de Parnaíba para Piripiri e outra de Piripiri para Parnaíba.

Tão logo o sistema seja restabelecido a Eletrobras Distribuição Piauí informará à população as causas do defeito.


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais