Cidadeverde.com

Atendimento odontológico em dois municípios do Piauí é suspenso

A Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) vem intensificando o trabalho de vigilância quanto às condições dos postos de atendimento dos municípios do Piauí. As mais recentes, realizadas no litoral do Estado (Parnaíba e Luís Correia) e no município de José de Freitas, revelaram irregularidades na prestação dos serviços com condições de trabalho insalubres, instalações inadequadas e que oferecem risco à saúde da população.

Em José de Freitas, a equipe do CRO-PI fez a terceira visita em um espaço de quatro meses. E de acordo com o fiscal Gerson Bezerra, pouca coisa mudou do final de 2011 pra cá. “Nós fechamos um consultório e o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO por insalubridade e más condições de funcionamento. Dentre as adequações solicitadas, muitas seriam resolvidas com medidas simples. As paredes estão com tinta saindo, pias sem sabão e papel toalha, estufas danificadas que comprometem a esterilização, infiltrações e auxiliares sem inscrição no Conselho”, pontuou.

Como providência, o Conselho determinou a suspensão do atendimento no posto de saúde José Amália, no Bairro Santa Rosa e na unidade de saúde do Programa de Saúde da Família Hilda Freitas. “O atendimento não será retomado até que a situação esteja totalmente regularizada”, frisou o fiscal.

Em Luís Correia, o Conselho identificou problemas nos postos de saúde Luiz Martins de Miranda, Brejinho e Camurupim (Zona Rural), Cearazinho, Curral Velho e o Centro Integridade de Saúde, no centro da cidade.

O fiscal responsável pela vistoria nos postos de Luis Correia, Lúcio Alberto Monteiro, juntamente com a coordenadora Saúde Bucal do CRO-PI, Andreza Fernandes, identificaram diversos problemas, como torneiras impróprias para uso em consultório, base de cadeira odontológica enferrujada, paredes com salitro, dentre outros. 

“Nós constatamos a falta de biossegurança no atendimento para com o paciente, facilitando a propagação de enfermidades como tuberculose, hepatites, influenza, AIDS e outras. Além disso, para com os profissionais dentistas e auxiliares de consultório dentário, os aspectos primordiais da saúde do trabalhador estão totalmente prejudicados, chegando a ser inexistentes em algumas situações”, ressaltou, lembrando que a suspensão do atendimento nos postos também foi determinada até que os problemas sejam sanados.

Nesta semana, o Posto de Saúde Adelino Matos, localizado no Bairro São Joaquim, em Teresina, também teve o atendimento odontológico suspenso devido às péssimas condições de higiene e biossegurança  identificadas pela Comissão. A visita foi resultado de uma denúncia feita pelos próprios profissionais do posto e pacientes.
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais