Cidadeverde.com

Aumenta o número de idosos vítimas de violência, diz CEVI

Imprimir
Idosos vítimas de agressão, violência sexual e psicológica tendo como pano de fundo as drogas e o ambiente familiar. Casos como esses são rotina para o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (CEVI).

O deputado João de Deus (PT) visitou o local acompanhado do Humberto Coelho para conhecer um pouco mais sobre a atividade e colocou-se à disposição do CEVI para buscar melhores condições de atendimento.

Em 2011 foram 1.544 atendimentos, sendo 293 envolvendo violência física e psicológica. 
A gerontóloga Valdinete Pereira conta que há cerca de 20 dias atrás sua equipe foi ameaçada com arma em punho por um traficante após atenderem um chamado próximo à casa dele. Os profissionais pediram mais apoio policial. “Também precisamos de advogado e de uma reforma em nossas instalações”, diz a coordenadora Gonçala Oliveira.

O deputado João de Deus informou que pedirá audiência com o secretário de Assistência Social, Francisco Guedes, com o objetivo de propor parceria com a Defensoria Pública para agilizar o atendimento. O parlamentar lamentou que as drogas estejam no centro da violência contra os idosos.

“Pior ainda porque os idosos são vítimas da própria família. Muitas vezes pressionadas a dar dinheiro para compra de drogas. Em outros casos, como relatado aqui, os familiares se apoderam do cartão da aposentadoria. Vamos analisar com cuidado a situação e ver o que podemos fazer para ampliar e melhorar o atendimento dos idosos, isso porque muito outros nem ao menos sabem que existe o CEVI”, afirmou o deputado.

Ligado à Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidade), o CEVI existe há pelo menos cinco anos. Idosos em situação de vulnerabilidade podem entrar em contato gratuitamente pelo telefone: 0800 280 7845 ou 3217 8403. O Centro está localizado à Rua São Lourenço, próximo à Maternidade Evangelina Rosa.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais