Cidadeverde.com

Espetáculo "O Cantil" será gratuito no Theatro 4 de Setembro

Imprimir
Após circular pelos mais importantes festivais do país, o espetáculo do Teatro Máquina (CE) chega a Teresina esta semana em espetáculo gratuito.

O Cantil, espetáculo do grupo cearense Teatro Máquina, fará duas apresentações gratuitas no Theatro 4 de Setembro, nos dias 11 e 12 de abril, sempre às 20h. Em seguida, o espetáculo segue para João Pessoa, Maceió e Aracajú.


O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012, que viabilizará a circulação de 50 peças teatrais por todo o Brasil. Também faz parte do projeto, além da circulação do espetáculo, a oficina “Jogo e Repetição”, direcionada para atores e estudantes de teatro, que também contempla as quatro cidades.

“O Cantil”, que tem direção de Fran Teixeira, é o espetáculo mais querido do grupo, como afirma a própria diretora. A montagem do Teatro Máquina foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo e apresentada em importantes festivais de teatro, como FIT Rio Preto, FIAC Bahia, Porto Alegre em Cena, Festival Brasileiro de Teatro, entre outros. No espetáculo o grupo experimenta as técnicas de manipulação direta e aparente, investigando as relações possíveis entre ator e manipulador, ação e representação, repetição e descoberta gestual, como explica Fran. 


“A manipulação direta e aparente nos oferece a metáfora geradora de toda a concepção de cena, desde seu aspecto formal (cenografia, disposição dos elementos de cena, sonoplastia, figurino) até a representação”, diz a diretora.

Fran Teixeira acrescenta que a proposta de encenação enfatiza a metáfora da manipulação, estendendo a relação entre os personagens para os atores, através das figuras condensadas do boneco-narrador e do manipulador-narrador.

A sinopse revela que o espetáculo apresenta ao espectador uma viagem sem espaço e tempo definidos, onde dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais