Cidadeverde.com

Número de casos de microcefalia notificados no Piauí chega a 77

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), novo boletim epidemiológico sobre os casos de microcefalia relacionados com o vírus Zika. O número de notificações no Piauí sob investigação subiu para 77 - na semana passada eram 62. O aumento é de 24%.

Em todo o Brasil, já são 3.893 notificações, em 764 municípios de 21 unidades federativas. Desses, foram confirmados 230 casos de microcefalia relacionados com o Zika - sendo 228 no Nordeste, mas nenhum deles no Piauí. Os dados foram registrados até 16 de janeiro. 

O número de óbitos de bebês com a má formação no cérebro chegou a 49 em todo o país, sendo um caso no Piauí. Destes, cinco tiveram relação com o Zika confirmada - quatro no Rio Grande do Norte e um no Ceará. 

Entre os estados, Pernambuco lidera com 1.306 casos suspeitos, 33% do total. Depois aparecem Paraíba (665 casos), Bahia (496), Ceará (216) e Rio Grande do Norte (188 casos).

Além de atualizar os números, o Ministério da Saúde anunciou que irá distribuir 500 mil testes para o diagnóstico da infecção pelo Zika, ampliando em 20 vezes a capacidade de testes no país. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais