Cidadeverde.com

Crianças ajudam a combater Aedes aegypti com faxina nos bairros

A sexta edição do Faxina nos Bairros contou com parceiras especiais: as crianças. Isso porque a concentração do evento, ocorrido na manhã de sabádo (23) foi no Parque Lagoas do Norte, onde está acontecendo uma colônia de férias para os meninos e meninas da região.
 
A atividade de limpeza para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foi reforçada com atividades lúdicas para a criançada. Tendo o mosquito como tema, elas participaram de brincadeiras, ouviram músicas relacionadas e conversaram com o Prefeito Firmino Filho sobre a importância da prevenção. “Nós temos que combater a zika acabando com o mosquito transmissor. Até agora, temos 37 casos de bebês com microcefalia em Teresina, e para evitar que este número aumente precisamos agir”, disse ele diretamente para as crianças.
 
O ponto alto do evento foi a chegada simbólica do mosquito Aedes aegypti. Ele veio atravessando a lagoa de canoa, numa forma de simbolizar a chegada ao Brasil do zika vírus, que provavelmente se deu durante a copa do mundo. Dali em diante, o objetivo passou a ser eliminá-lo, o que foi simbolizado numa caminhada pelas ruas do bairro, num ensinamento prático de como o lixo pode se tornar criadouro do mosquito.
 
“Esta parceria com a colônia de férias do Lagoas do Norte tem por objetivo tornar as crianças agentes multiplicadores de conhecimento sobre a prevenção da dengue, zika e chikungunya”, explica a diretora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Smithanny Barros. “Uma vez que elas aprendem, ensinam pais, outros familiares, vizinhos e amigos sobre como evitar a proliferação do mosquito”, completa a diretora.
 
Além do Lagoas do Norte, as equipes da FMS e Superintendências de Desenvolvimento Urbano estão trabalhando nos bairros Morro da Esperança (zona Norte), Distrito Industrial (zona Sul), Uruguai (zona Leste) e Renascença II (zona Sudeste). São cerca de 45 homens em cada região, além de quatro agentes de endemias por área que percorrem as residências distribuindo material educativo e orientações.


 
Na operação Faxina nos Bairros, a população é orientada a depositar todo o seu lixo residencial nas calçadas, para que seja recolhido pelos caminhões de limpeza. Além do lixo comum, também é pedido para que sejam descartados outros tipos de inservíveis como sofá velho, colchão, vaso sanitário, geladeira, dentre outros que possam vir a se tornar criadouros do Aedes aegypti.
 
A operação continua no próximo sábado (30), com limpeza nos bairros Água Mineral (zona Norte), Colorado (zona Sudeste), Macaúba (zona Sul) e Porto do Centro (zona Leste).

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com