Cidadeverde.com

Secretário: 82% das casas do PI já foram vistoriadas contra Aedes

O secretário da Saúde do Piauí, Francisco Costa, afirmou que 82% dos municípios do Estado já foram vistoriados pelos agentes de endemias para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, porém, o gestor alerta sobre a necessidade de mobilização da sociedade para vencer a guerra contra o inseto. 

“O governo federal e o estadual já estão disponibilizando recursos para as ações de combate ao vetor [que é o mosquito] da dengue, da zika e da chikungunya. Mas, só essas ações não irão adiantar. É preciso mobilizar a todos. Estamos buscando as ferramentas possíveis para viabilizar o trabalho de combate, mas precisamos do apoio da população”, argumentou Francisco, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (3).

O secretário acrescentou que existe um projeto para colocar os leituristas da Agespisa como divulgadores da campanha de combate. “Eles visitam todos as residências frequentemente e podem entregar os panfletos, falar com a população sobre isso”, explicou.

Como forma de prevenir a gravidez nessa época de epidemia do zika vírus – e também para prevenir doenças sexualmente transmissíveis – a Sesapi distribuirá 3 milhões de preservativos no Estado durante o Carnaval, principalmente nos municípios com maior número de foliões.

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com