Cidadeverde.com

Teresina faz nova faxina nos bairros no sábado (20)

A operação Faxina nos Bairros chega à sua oitava edição percorrendo a cidade em busca de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Neste sábado (20), as equipes estarão nos bairros Água Mineral (zona Norte), Campestre (zona Leste), Parque Poti (zona Sudeste) e região da Irmã Dulce (zona Sul). 

O prefeito Firmino Filho estará acompanhando o trabalho a partir das 8 da manhã no bairro Água Mineral. A faxina nesta região contará com a participação de 30 agentes comunitários de saúde que estão participando do curso técnico de capacitação para o cargo. Eles estarão contribuindo com o trabalho educativo dos agentes de endemias para conscientizar a população sobre os males do mosquito e do acúmulo de lixo.
 
“Na Faxina nos Bairros, a população é solicitada para que deposite todo o lixo doméstico na calçada, inclusive aqueles de grande porte que estiver nos quintais que possam se tornar focos do mosquito”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua. No sábado, as equipes de limpeza das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) recolhem todo este material. Além da limpeza, os agentes de endemias percorrem as casas fazendo um trabalho de orientação junto á comunidade.
 
A ação faz parte de uma série de medidas de reforço tomadas pela Prefeitura de Teresina em resposta ao aumento no número de casos de microcefalia e a descoberta de sua relação com o vírus zika. O Prefeito Firmino Filho assinou o decreto de emergência sanitária, que autorizou a entrada em imóveis para destruir focos do Aedes aegypti, mesmo quando o dono não for localizado ou o local estiver abandonado. Os trabalhos de vistoria e educação foram intensificados, contando ainda com a ajuda de 160 militares do Exército Brasileiro.
 
“Temos a função de educadores junto à comunidade. Todos precisam estar atentos aos nossos chamamentos para que possamos evitar as consequências graves das doenças transmitidas pelo mosquito, como a microcefalia”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. 
 
Rotas da Faxina nos Bairros – 20/02/2016 a partir das 8h
 
SUL- Irmã Dulce
Ponto de partida: Praça do Bairro Esplanada localizada na Avenida Madre Paulina.
Roteiro: Quadrante envolvendo a BR 316, Avenida Madre Paulina, Rua São Francisco de Assis, até o limite do bairro Angélica.
 
NORTE- Água Mineral
Ponto de partida: Quadra Poliesportiva localizada na esquina da Rua Tenente Luís Simplício com a Rua Lucrécio Avelino.
Roteiro: Avenida Duque de Caxias, Rua Emanuel Liarth, Rua Quilombo dos Palmares e Rio Poti.
 
LESTE- Campestre
Ponto de Partida: Escola Municipal localizada na Rua São Camilo, nº 1278, esquina com a Rua Marcos Hidd Santos Júnior.
Roteiro: Quadrante envolvendo a Avenida Dr. Aquiles Wall Ferraz, Rua José Torquato Neto, Avenida Horácio Ribeiro e Avenida Zequinha Freire.
 
SUDESTE - Parque Poti
Ponto de partida: Escola Municipal O. G. Rego de Carvalho.
Roteiro: Quadrante envolvendo Rua Egídio Mota, Rua Ervitônio Teodoro, Rua São Francisca e Desembarcador Antônio Santana.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais