Cidadeverde.com

Em uma semana, sobe para 56 número dos casos de microcefalia confirmados no Piauí

Em uma semana, seis novos casos de microcefalia foram confirmados em bebês no Estado do Piauí. O número pulou de 50 para 56 registros. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Já são 145 casos notificados.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (16), em novo boletim epistemológico sobre a distribuição dos casos notificados da doença no país. 

A região nordeste concentra 79,5% dos casos notificados. Com relação aos nove estados, o Piauí ocupa a 5ª posição no total de casos confirmados, perdendo apenas para Pernambuco (256), Bahia (200), Paraíba (87), Rio Grande do Norte (81).  Os demais estados são Ceará (49), Maranhão (43), Alagoas (35) e Sergipe (26).  Nacionalmente, o Piauí também ocupa a 5ª posição. 

No Brasil, os dados apontam a notificação de 6.480 casos. Desses, 863 estão confirmados, 1.349 descartados e 4.268 em investigação.  O total faz referência aos casos de Microcefalia e/ou malformações, sugestivos de infecção congênita nos anos de 2015 e 2016.  

Os 863 casos confirmados ocorreram em 327 municípios, localizados em 19 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. 

A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos como o Zika Vírus, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

Os dados são divulgados conforme a Convenção Internacional para Distribuição dos dados epidemiológicos por Semana Epidemiológica, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Mortes por microcefalia
No último boletim, a Secretária de Saúde informou que está analisando seis mortes de bebês relacionadas à microcefalia nos municípios de Teresina, Betânia do Piauí, Cocal e Nossa Senhora dos Remédios. Segundo a Sesapi, apenas um dos casos foi confirmada a associação com o Zika Vírus. 

Gestantes 
O Boletim divulgado hoje também destaca que as gestantes precisam adotar medidas para reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, como, por exemplo, eliminar criadouros, proteger-se da exposição de mosquitos mantendo portas e janelas fechadas ou usando teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Carlienne Carpaso
Com informações do Ministério da Saúde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais