Cidadeverde.com

“Participação social é fundamental para vencer a luta contra o Aedes”, diz Firmino

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, não pode parar, o cuidado precisa ser redobrado e cada um precisa fazer a sua parte. Pensando nisso é que a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Teresina (FMS), tem atuado de forma permanente com a Operação Faxina nos Bairros, que neste sábado chegou a sua 23ª edição contemplando os moradores dos bairros  Vila Mocambinho II e Loteamento  Mocambinho, zona Norte da cidade.

 “A participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Parece exagero, mas não é não. As três doenças mias comuns transmitidas pelo Aedes aegypti oferecem riscos para todos – crianças, adultos, idosos -, e no período da gravidez, a atenção deve ser redobrada, porque o zika vírus tem sido relacionado a casos de microcefalia. Portanto, as ações da Prefeitura de Teresina têm sido intensas e contínuas para mantermos nossa cidade limpa e saudável”, destacou o prefeito Firmino Filho.

Para ficar longe da dengue, zika e chikungunya o ideal é acabar com tudo que o mosquito gosta. Por isso é importante manter caixas, baldes e barris de água bem tampados. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios, nas praças e ruas. Se precisar guardar garrafas, manter sempre com a boca para baixo. “Todas essas orientações são repassadas aos moradores durante a Faxina pelos nossos agentes de endemia, agentes de saúde e veterinários da Gerência de Zoonoses da FMS. A população tem se mostrado colaborativa em nossas ações, e graças a isso conseguimos diminuir consideravelmente os casos de dengue em comparação ao ano passado”, afirmou Francisco Pádua, presidente da FMS.

A Faxina nos Bairros já recolheu 3.856 toneladas de lixo em 22 edições, que ocorrem todos os sábados desde o fim do ano passado. Durante a semana, os agentes de saúde percorrem as ruas orientando a população para deixar na calçada todo o material inservível, inclusive aqueles que não são recolhidos pela coleta de rotina, como móveis e outros de grande porte. No sábado, as equipes de limpeza percorrem os quadrantes recolhendo todo o lixo da população.

“A comunidade recebe com orgulho a equipe da Prefeitura de Teresina, que vem nos conscientizar sobre como recolher o lixo e todo tipo de material inservível que pode se tornar foco de mosquito. Nós só conseguiremos destruir o Aedes aegypti se formos conscientes e hoje é uma oportunidade também para ajudar a vizinha, o amigo e os parentes a dar aquela espiadinha em todos os cantos da casa e do quintal e evitar doenças”, disse Ana Maria Alves, moradora da Vila Mocambinho II. 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais