Cidadeverde.com

Piauí reduz casos de dengue em 31%, e Sesapi se reunirá com prefeitos eleitos

O Estado do Piauí reduziu em 31% os casos de dengue de 2015 para 2016, segundo boletim epidemiológico divulgado hoje (9) pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2016 foram 5.111 casos de dengue até agora e, no mesmo período de 2015, foram notificados 7.472 casos. Os dados são referentes a 154 municípios.

De acordo com Herlon Guimarães, diretor de vigilância em epidemiologia, apesar da redução, o momento não é de comemoração e sim de continuar os cuidados. 

"A gente poderia estar comemorando, mas seria bom mesmo não ter nenhum caso. Continuamos em vigilência e pedimos à população que continue combatendo os criadouros do mosquito [Aedes aegypti]", declarou.

Ele destacou ainda que a Sesapi se reunirá com os prefeitos eleitos que assumirão em 2017, para que as políticas públicas de prevenção sejam mantidas. 

"Vamos trazer os novos gestoress para discutir a questão, porque o saneamento básico é de suma importência no combate", explicou.

Zika e Chikungunya

Apesar de mantém a redução dos casos, foi notificado um óbito por dengue, no município de Teresina. Em relação à febre Chikungunya, foram 2.184 casos notificados, em 71 municípios, sendo 1.308 confirmados. Também foi registrado um óbito por Chikungunya. Já os casos de zika, foram 228 casos, em 30 municípios.

Os dados de microcefalia totalizaram 191, sendo que 83 foram descartados e dois estavam relacionados ao zika vírus. Foram notificados 14 óbitos relacionados à microcefalia, sendo que oito foram confirmados e seis descartados.

 

Maria Romero com informações de Marcelo Fontenele
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais