Cidadeverde.com

Empreendores locais participam de oficinas para incrementar o negócio

Empreendedores locais participarão de palestras e oficinas que visam melhorar o rendimento de pequenas iniciativas do ramo de negócios e incentivar a abertura de novos empreendimentos. 


Buscando fortalecer a cultura empreendedora, a prefeitura de Pedro II, por intermédio da secretaria de Comércio e Desenvolvimento Econômico, promove, entre os dias 31 de março a 04 de abril, a Semana do Microempreendedor Individual.

De acordo com informações da prefeitura, a iniciativa visa conectar, capacitar e inspirar as pessoas a empreender. Em uma das oficinas, será explicado o passo a passo para a formalização de empreendedores individuais. A obtenção do CNPJ também será outro assunto abordado durante o evento.


As inscrições podem ser realizadas sede da secretaria de Comércio e Desenvolvimento Econômico ou prefeitura de Pedro II.


Da Editoria de Cidades

Workshop discutirá ideias inovadoras para o Festival de Inverno

A movimentação já é intensa nos bastidores da 11ª edição do Festival de Inverno - evento que acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho. Nesta terça-feira (25), será realizado um Workshop Preparatório (WSP) para a edição 2014 do Festival de Jazz e Blues de Pedro II, a partir das 08h, no auditório do Centro Paroquial São José, na Vila Operária.


O Workshop será coordenado pelas secretarias municipais de Turismo e Indústria e Comércio e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, onde serão apresentadas e discutidas novas ideias para o Festival de Inverno 2014.

A prefeita Neuma Café fará a abertura do evento, que contará ainda com palestra com o tema "Recursos Subutilizados e Turismo de Aventura e Turismo Cultural", ministrada pela turismóloga e consultora do Sebrae, Ana Cristina Freitas.


Da Editoria de Cidades

Após roubo, população persegue e amarra fugitivo de clínica de reabilitação

Um fugitivo de uma clínica de reabilitação em Fortaleza foi preso e amarrado pela população no município de Pedro II, a 195 km de Teresina. O fato ocorreu na noite da última terça-feira (18), após o homem, que não teve o nome divulgado, ter invadido uma sorveteria e um supermercado para roubar mercadorias.

             Foto: FMImperial

De acordo com o agente de Polícia Civil, Luis Emilson, ele estava desaparecido da clínica onde se tratava há quatro dias e foi localizado em Pedro II em uma boca de fumo com traficantes.

"Nós soubemos que eles estava lá, quando chegamos houve troca de tiro. Ele correu, entrou no mato e logo em seguida a noite ele invadiu a sorveteria e o supermercado. A população correu atrás dele, amarrou ele e tirou todas as mercadorias que ele tinha pegado e em seguida chamou a Polícia", contou o agente.

O homem foi levado para a delegacia mas não foi autuado em flagrante pois não havia nenhum material roubado com ele. O agente acrescentou que o rapaz chegou a comentar que "havia perdido para as drogas" e por isso tinha ido parar no município.

Funcionários da clínica de reabilitação estiveram na cidade e fizeram a remoção do fugitivo para Teresina de onde, segundo a Polícia, ele deve ser transferido novamente para Fortaleza.

Rayldo Pereira

Quase 200 famílias serão beneficiadas com construção de estradas vicinais

Mais 173 famílias do município de Pedro II serão beneficiadas com obras de recuperação e construção de 61 km de estradas vicinais, interligando os assentamentos Nova Terra, Tamboril, Veado dos Matias e Canto da Várzea, na região do sertão. 


As obras, asseguradas através convênios e termos de compromisso firmados pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a prefeitura, deverão ter início no mês de abril. A ordem de serviço já foi assinada pela prefeita Neuma Café e o Superintendente do Incra no Piauí, Francisco Lima. 


“Conseguimos com a Codevasf mais 20 Km de estrada ligando as comunidades Bezerro Morto, Veado dos Matias e Tapera dos Vital”, anunciou Neuma Café durante solenidade. 



Da Editoria de Cidades

Encontro P1+2 discute ações de desenvolvimento rural em municípios do PI

Representantes dos municípios de Pedro II, Assunção do Piauí, Piracuruca, Castelo, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão participaram do Encontro Territorial de Avaliação do P1+2 - programa que terá recursos financiados pelo Governo Federal e Petrobras. 


O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro; promover a soberania, segurança alimentar e nutricional; a geração de emprego e renda das famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Com o tema "Terra, água, sementes da fartura e o protagonismo dos agricultores e agricultoras no uso, manejo e conservação da agrobiodiversidade", a abertura do evento ocorreu, nesta sexta-feira (14), na Ecoescola Thomas a Kempis, em Pedro II.


O encontro, promovido pelo Centro de Formação Mandacaru e pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), tem a finalidade de avaliar as ações implementadas durante o ano passado nesses municípios.

"Vamos avaliar o trabalho e festejar o sucesso das ações que foram implementadas como o acesso à água para o consumo e para a produção. Também discutiremos a possibilidade dessas famílias receberem acompanhamento técnico, objetivando ampliar a produção", disse José Pinheiro, coordenador do Centro de Formação Mandacaru.

José Maria Saraiva, do Cerac, acredita que, a partir deste encontro, é possível ampliar as ações do programa P1+2 nesses municípios. "Estamos capacitando essas famílias para que elas possam tocar seus próprios projetos. Estamos com uma grande expectativa de que os recursos sejam liberados para darmos andamento a esse projeto", disse.

A prefeita Neuma Café destaca que o desenvolvimento sustentável é uma das alternativas para incentivar à agricultura familiar.


"Temos, pelo menos, duas alternativas para alavancar o desenvolvimento sustentável do nosso município. Uma delas é fortalecer ainda mais o turismo e a outra é incentivar a produção das famílias na agricultura familiar. Estamos apoiando essas iniciativas e nos colocamos a disposição para contribuir nesse processo", disse.

Participaram ainda do Encontro do  P1+2, que segue até a tarde de hoje (15), os secretários municipais de Meio Ambiente, Ronaldo Pinheiro, de Agricultura, Samara Galvão, e de Governo, George Henrique.


Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da Articulação no Semiárido Brsileiro (ASA). O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.


Da Editoria de Cidades

Em Brasília, prefeita anuncia data do Festival de Inverno 2014

A 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II foi discutida em audiência nesta semana. Em viagem à Brasília, a prefeita Neuma Café reivindicou agilidade na liberação de recursos e anunciou a data para o evento, que acontece de 19 a 22 de junho. 


"Fomos ao Ministério do Turismo cobrar agilidade para a liberação de recursos do que já está protocolado. Após os trâmites, será anunciado as atrações desta edição", disse a prefeita Neuma Café, de Brasília.

No Congresso Nacional, a gestora divulgou o evento e ainda convidou deputados federais de São Paulo, Paraná, Ceará e Santa Catarina a prestigiarem a edição 2014. 

O deputado federal Assis Carvalho, a prefeita Neuma Café e o deputado Vicentinho, do PT/SP

O Festival de Inverno de Pedro II é um dos eventos culturais mais bem conceituados do Norte/Nordeste e conta com a  participação de atrações musicais de renome nacional e internacional. Em 2013, as cantora Maria Gadú e Zélia Duncan foram as principais atrações e atraíram multidão. 


Graciane Sousa

Jovem confunde freio com acelerador e causa estragos

Um caminhão desgovernado invadiu uma residência e destruiu uma motocicleta no bairro São Francisco, município de Pedro II. De acordo com informações da PM, o condutor do veículo seria um jovem, que não teve a identidade revelada, e estava aprendendo a dirigir.


Parte da frente da residência ficou destruída, assim como uma moto que estava estacionada na calçada. Segundo populares, o incidente ocorreu após o jovem confundir o acelerador com o freio do caminhão.


O caso foi registrado, nesta segunda feira (03), e ninguém ficou ferido. O proprietário do veículo já foi identificado e será responsabilizado pelos danos materiais. 



Com informações Fmimperial

Carnaval atrai multidão e ganha ampla repercussão

A banda Xé Pop comandou o último dia de carnaval no município de Pedro II, a 195 km de Teresina, considerado um dos destinos mais procurados, da região norte do Piauí. Além dos shows musicais, a hospitalidade, a culinária e a segurança do carnaval de rua foi um dos atrativos para os turistas que vieram de cidades circunvizinhas e de outros estados. 



Pelo corredor da folia, atrações como JhereBakana, Axé Circular 21, Desejo Musical, Banda Amuleto, Ipede e Chicabana animaram os foliões durante os cinco dias da festa.


Em Pedro II, a festa momesca teve início com a 2ª edição do corso que reuniu foliões fantasiados e carros alegóricos que desfilaram pelas avenidas e ruas da cidade até a Praça da Bonelle, palco principal da festa, anunciando o início da festa.


"Hoje Pedro II é uma grife no que se refere a eventos. O nível das atrações deve ser sempre assim, em grande estilo", disse a prefeita Neuma Café, que comemora o sucesso do evento. 



Da Editoria de Cidades

Neuma Café entrega ambulância e equipamentos ao ESF

Unidades do Estratégia Saúde da Família – ESF, antigo Posto de Saúde da Família, foram contempladas com a entrega de equipamentos que visam melhorar o atendimento básico de saúde a população das zonas urbana e rural de Pedro II. Para a área de saúde, também foi adquirido, através de parceria com o Governo do Estado, uma ambulância para Hospital Josefina Getirana Netta, entregue na noite de ontem (25). 


Os equipamentos, adquiridos junto ao Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, e o veículo foram entregues pela prefeita Neuma Café e o deputado estadual licenciado e secretário de Governo, Wilson Brandão, em solenidade no CEEP Angelina Mendes.


“Esse ato hoje, reafirma o compromisso desses agentes públicos com Pedro II, independente do momento político vivido atualmente no estado”, disse a prefeita.

Neuma Café ainda cobrou ao secretário estadual de Educação, Átila Lira, também presente ao evento, a implantação da Universidade Aberta em Pedro II, anunciando ainda recursos de R$ 1 milhão para a Saúde, recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, junto ao Governo Federal.

No evento foram entregues ainda 30 kits de irrigação para agricultores familiares de Pedro II, através de parceria com o Governo do Estado, através da Secretária de Desenvolvimento Rural – SDR e dado início oficialmente a obras de asfaltamento em várias vias do município.


Da Editoria de Cidades

Prefeita anuncia construção de centro para auxiliar no aprendizado escolar

A prefeita de Pedro II anunciou a implantação de um Centro Especializado de Acompanhamento aos Alunos, para diagnosticar estudantes da rede municipal com dificuldades no processo de ensino aprendizado. A construção do centro foi anunciada durante visitas de Neuma Café às escolas e creches do município, quando foi discutido com pais, servidores e professores, alternativas viáveis para melhorar a qualidade da educação escolar.


"Esse centro vai contar com a participação de profissionais, como psicopedagogos, psicólogos, entre outros", reitera a gestora. 


Entre as reivindicações mais recorrentes estão melhorias no transporte escolar e a reposição da iluminação pública, que segundo a prefeita, serão gradativamente atendidas por ordem de prioridade. 

"Vamos melhorar as estradas vicinais para facilitar o acesso ao transporte escolar, bem como implantar a Guarda Municipal nas proximidades das escolas e em toda a cidade. Outra meta é ampliar o número de agentes de trânsito para coibir os excessos nas imediações dos colégios", destaca Neuma Café que já visitou as escolas Inês Passos, João Benício, Maria Mendes e Milton Brandão.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores