Cidadeverde.com

Toquinho emociona plateia do Festival de Inverno com clássicos da MPB

O cantor e compositor Toquinho emocionou a multidão do Festival de Inverno de Pedro II na segunda noite de apresentações do Palco Opala. Com canções de Pixinguinha, Vinícius de Moraes e outros ícones da Música Popular Brasileira o artista levou as lágrimas boa parte da plateia que lotava a Praça da Bonelle.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Com a participação da cantora Anna Setton, Toquinho fez um show com um repertório popular, facilmente acompanhado por um coro de milhares de vozes. Romântico, divertido e com uma jovialidade contagiante, Toquinho impressionou a todos com sua habilidade com as cordas.


A participação de Anna Setton e sua voz doce deram um toque feminino ao show que sem dúvidas ficou marcado como um dos principais de todo o evento. O cantor a todo momento interagiu com o público e encerrou o chão com o tradicional trecho de Trem das Onze, "Não Posso Ficar".


Muito receptivo com os fãs, Toquinho tirou foto com os fãs e visitou o estúdio da TV Cidade Verde no Festival de Inverno, onde foi presenteado com peças feitas de opala, pedra da região que encantou o artista.




Saiba mais


Rayldo Pereira (Enviado a Pedro II)

Pela 1ª vez, gaitista paulista se apresenta no Festival de Inverno

O músico Rodrigo Einsiger já veio ao Piauí quatro vezes, mas pela primeira vez se apresenta no Festival de Inverno de Pedro II. Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta sexta-feira (20), o músico falou sobre a experiência de cantar na praça e mostrou o talento musical com a gaita.


"Me senti super acolhido em Pedro II. Fiquei impressionado com a estrutura do festival, a variedade de música e com a interação entre músicos. A parte interesante é interagir com a região, com o público e com os músicos. Nesse momento, saem propostas interessantes", disse Einsiger, que se apresentou na primeira noite do evento, ao lado do Júlio Medeiros e banda.

O músico André de Sousa, que se apresentará nesta sexta-feira (20) com The Mojo Band, ressalta a iniciativa do Festival de Inverno em valorizar o jazz.


"Tenho muito orgulho de participar deste festival, que é o único no segmento jazz e blues no Piauí. É maravilhoso. Temos um segmento que precisa de uma movimentação" disse.


Você na Cidade Verde

Em Pedro II use a hashtag #cidadeverdep2 em suas postagens nas redes sociais, e suas fotos serão publicadas no Cidadeverde.com durante  nossa cobertura.


Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)

Toquinho fala sobre expectativa para show no Festival de Inverno

O cantor Toquinho e a banda Lola’s Day Off são as grandes atrações da segunda noite, da 11ª edição do Festival de Inverno, em Pedro II. Em entrevista à TV Cidade, o compositor e violinista brasileiro falou sobre o repertório que será apresentado no Piauí e expectativa da participação massiva do público. 


""Vim com o que tenho de mais honesto, fragmentos da minha vida, minhas canções, meu violão. Cantarei coisas que vocês devam conhecer e conto com a participação do público cantando comigo, pois arte sem emoção não existe", disse Toquinho. 

Em entrevista a TV Cidade Verde, Toquinho disse que o nome artístico o acompanha desde a infância e que, inclusive, teria ajudado na divulgação da carreira na Europa. 

Sobre o convite para cantar em Pedro II, o cantor revela que ficou surpreso por no Piauí, conhecido pelas altas temperaturas, sediar um festival de inverno. 


Lola’s Day Off 

Pela primeira vez no país, os integrantes da Lola’s Day Off já aproveitaram para conhecer o estado do Ceará e, em ano de mundial do futebol em terra tupiniquim, a banda assistiu a disputa entre Brasil e México, em Fortaleza.


"Foi maravilhoso sentir a energia e a vibração dos brasileiros pelo futebol, uma pena que o resultado não foi tão animador, mas foi fantástico", destaca Pete Ray Biggin.

Com apenas seis meses de formação, a banda conta que o repertório apresentado em Pedro II será inspirado em grandes sucessos do jazz mundial, como John Coltrane, Miles Davis e Charles Mingus.

"Vamos cantar sucessos mundiais com um toque de modernidade e já estamos com um repertório afiado", disse Carl Hudson.

Apesar da inspiração estrangeira, o grupo Lola’s Day Off conta que grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso e Elis Regina também são inspirações.

Entre as apresentações no palco da Bonelle, músicos locais como Daniel Hulk, Flávio Nogueira e André de Sousa, além do músico Rodrigo Eisinger, natural de Campinas-SP, que se apresentará ao lado do músico Júlio Medeiros, farão shows em outras praças da cidade, também preparadas para o evento. 


11º Festival de Inverno

Amanhã (21), no palco da Bonelle,as principais atrações são as bandas Blues Etílicos e Grooveria. No encerramento, no domingo (22), a apresentação fica por conta dos piauienses da Big Band Caneleiro.


Graciane Sousa
Com informações Marcelo Fontenele

Feira do Festival de Inverno é atrativo para empresas e empreendedores

O Festival de Inverno de Pedro II, um dos mais tradicionais do Estado, tem, além de sua parte cultural, um grande destaque entre os grandes e pequenos empreendedores. A feira, que acontece durante todos os dias do evento na praça Domingos Mourão, movimenta a economia da cidade.

A feira se tornou um espaço também para novidades que agradam os turistas e os moradores de Pedro II. 

“Há muito tempo gostaríamos de participar do festival e estamos satisfeitos de estar aqui. Depois desta experiência, posso dizer que o evento já entrou para o calendário da empresa e que temos projetos de continuar participando”, afirma João Gomes supervisor de vendas de uma fábrica de café.

O coordenador de marketing, Carleandro Pereira, diz que sua empresa está participando pela primeira vez e apostando no festival. “A marca está passando por um novo momento, buscando novos clientes e um novo nicho de mercado. Este anos resolvemos apostar em uma feira regional e a primeira escolha foi o Festival de Inverno de Pedro II”, disse.

A variedade de produtos também é um dos grandes atrativos da feira. O visitante pode encontrar desde o artesanato local, joias feitas com opala, vestuário e itens de decoração.

O gerente administrativo Mário Sergio Lima acredita que ser uma empresa consolidada não é motivo para deixar ir a festivais como o de Pedro II. “Todos os anos participamos do evento e desta vez tivemos a oportunidade de fazer parte da feira. A expectativa é mostrar a nossa marca e o que temos a oferecer à população”, ressalta.

Você na Cidade Verde
Em Pedro II use a hashtag #cidadeverdep2 em suas postagens nas redes sociais, e suas fotos serão publicadas no Cidadeverde.com durante  nossa cobertura.


Lucas Marreiros (Espeial para o Cidadeverde.com)

No Piauí, Céu empolga e anuncia lançamento de DVD até o final do ano

A cantora Céu empolgou a plateia da Praça da Bonelle na primeira noite do Festival de Inverno de Pedro II. Com um repertório baseado em seu terceiro disco "Caravana Sereia Bloom", Céu apresentou canções que mesclam ritmos e referências de jazz, blues, rock, pop e vários outros estilos.

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Atendendo ao pedido do público, a cantora também acrescentou canções do álbum "Vagarosa" e do show "Catch a Fire" onde canta clássicos de Bob Marley. Este por sinal foi um dos momentos mais empolgantes do show, já que a plateia pediu bis!


"Eu prometo que voltarei aqui com esse show. Vou trazer ele pra cá", atendeu a cantora.

Céu foi simpática e se mostrou bastante feliz durante a apresentação que manteve o público lotando a praça até o final. Dançando sensualmente em seu vestido azul com uma fenda "generosa", Céu atraiu olhares e dividiu opiniões, já que boa parte do público ainda não conhecia seu trabalho, ainda que em sua maioria, a plateia tenha dançado bastante durante todo o show.


Após deixar o palco, a cantora fez suspense e voltou para o Bis, atentendo ao chamado do público.

Em coletiva de imprensa antes do show, a cantora anunciou que até o fim de 2014 lançará um DVD de grandes sucessos de toda a sua carreira, segundo ela, este é seu foco de concentração no momento.


"Não estou preocupada em um quarto CD, no momento estou criando e desenvolvendo o que virá no meu DVD, que deve ser lançado até o fim do ano, e tem sido um processo muito bacana", comentou Céu ao Cidadeverde.com.


A cantora foi seguida da banda piauiense Threis que fechou a programação musical do primeiro dia do Palco Opala. A 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II vai até o próximo domingo (22).


Você na Cidade Verde
Em Pedro II use a hashtag #cidadeverdep2 em suas postagens nas redes sociais,e suas fotos serão publicadas no Cidadeverde.com durante  nossa cobertura.


Rayldo Pereira

Autoridades do Piauí participam do Festival de Inverno de Pedro II

Autoridades políticas do Piauí estiveram em Pedro II para participar da 11ª edição do Festival de Inverno e visitaram o estande da TV Cidade Verde montado na Praça da Bonelle, ao lado do palco principal do Festival.

Fotos: Evelin Santos\ Cidadeverde.com

O senador Wellington Dias comentou o desenvolvimento que tem sentido com a realização do festival e parabenizou a organização por mais um ano de crescimento. "Pedro II tem sido uma das cidades que mais cresce no Piauí. É uma cidade histórica, belíssima e o comércio forte é muito importante. O festival é um charme e a prefeita Neuma Café tem conseguido organizar isso de uma ótima forma", afirmou o senador.


A prefeita, Neuma Café, comemorou mais uma vez o sucesso do evento e acrescentou que esta é a primeira edição em que todos os hotéis e casas de aluguel estão lotados no primeiro dia do evento.


Também visitaram o stand, a prefeita de Pedro II Neuma Café, o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, o deputado Merlong Solano, a deputada Rejane Dias e outras autoridades.


Rayldo Pereira (Direto de Pedro II)

"Faremos de Pedro II a capital cultural do Estado", diz prefeita na abertura do Festival de Inverno

A prefeita de Pedro II abriu a 11ª edição do Festival de Inverno de Pedro II e afirmou que vai se empenhar para transformar Pedro II na Capital Cultural do Estado. A solenidade aconteceu no palco da Praça da Matriz.

"Temos vários eventos ao longo do ano e vamos amplia-los ainda mais. Produzindo um calendário repleto de programações e assim faremos de Pedro II na Capital Cultural do Estado. Temos uma cidade abençoada em um tamanho tão pequeno e com tantas potencialidades, precisamos aproveitar e exaltar isso tudo", concluiu a prefeita.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

A prefeita, Neuma Café, comemorou a consolidação de mais um Festival de Inverno e afirmou que a volta da programação as origens do evento no Jazz e Blues, não só dará uma característica mais marcante a programação como levará música de qualidade a cada vez mais pessoas.


"A gente conseguiu dar uma nova cara ao festival e vamos oferecer música de alta qualidade a todos. Vamos tornar este evento em algo cada vez mais gostoso e melhor para todos", afirmou a prefeita.



O secretário estadual de Turismo, Luís Neto,  também participou da solenidade representando o governador do Estado, Zé Filho, e afirmou que a nova gestão do Turismo no Piauí tem voltado o foco à exaltação das potencialidades de cada região, no caso de Pedro II a cultura e o clima da cidade serão o carro chefe da divulgação. "Temos um conjunto de órgãos dedicados e explorar e divulgar ainda mais as potencialidades turísticas de nossos órgãos e o Festival de Inverno é um dos principais eventos que colaboram com essa divulgação", afirmou o secretário.


Participaram da solenidade além da prefeita, os deputados Merlong Solano e Assis Carvalho, o superintendente do Sebrae no Piauí, Ulisses Moraes, Emanuel Veloso da Caixa Econômica Federal, a secretária municipal de Turismo, Regianete Campelo, o secretário estadual de Turismo, Luís Neto e o presidente da FUNDAC, Cheivan Lima.

Rayldo Pereira (Direto de Pedro II)

Neuma Café diz que Pedro II está pronta para receber público no festival

O Festival de Inverno, que está em sua 11ª edição, já está a todo vapor na cidade de Pedro II. A abertura do festival acontecerá hoje, 19, a partir das 19h30min. Em entrevista à TV Cidade Verde, na praça Domingos Mourão que recebe os artistas regionais, a prefeita Neuma Café (PT)  destaca a boa acolhida que os visitantes terão na cidade.
"Todas as pessoas da cidade já estão envolvidas com o festival que recebe hoje a cantora Céu, à noite, e a banda inglesa, à tarde, que acompanhará a partida da Inglaterra hoje, nos bares da cidade", comenta a prefeita.

 
Com parcerias com o governo do Estado e o Sebrae, o evento conta com o reforço de equipes médicas, vigilância sanitária, Detran e a polícia militar que acompanharão o festival com o objetivo de levar segurança e conforto para os turistas que estarão em Pedro II nestes dias de festival.
 
"O Festival de Inverno de Pedro II é um evento que traz boa música, harmonia e paz", afirma Café.
 
São esperadas 40 mil pessoas para o festival. No palco Gritador se apresentarão os artistas regionais. No palco Opala, os artistas nacionais. A cantora Céu subirá ao palco às 22h. Antes, Júlio Medeiros e a banda BR-316 se apresentarão.
 
A TV Cidade Verde e a equipe do Portal Cidadeverde.com estão na cidade para cobrir todo o evento.
 
Flash Paula Pires – especial para o Cidadeverde.com
 

Turistas começam a movimentar Pedro II para o festival de inverno

O 11º festival de inverno de Pedro II terá inicio hoje (19), aos poucos os turistas começam a movimentar a paisagem da cidade que é carinhosamente conhecida como a suíça brasileira. A grande procura foi antecipada pela organização e a cidade se preparou para receber as mais de 40 mil pessoas esperadas para esta edição do festival.

Foram 97 casas vistoriadas pelo Sebrae, que auxiliou aos moradores no processo de preparação para receber os turistas. Até a manhã de hoje (19), 52 casas já estavam alugadas, o número já ultrapassou o de casas alugadas no ano passado.


A ideia das pousadas residenciais, desde a origem do festival, agregou ao evento um diferencial, segundo a secretária de turismo, no primeiro festival de inverno a cidade tinha apenas dois hotéis.
 
“Este ano fizemos da secretaria uma central de reservas, as pessoas entravam em contato com a gente e nós passávamos o contato para uma das casas que se encaixa-se no perfil que a pessoa está procurando", afirmou Rosa Lima Barros, responsável pelo aluguel de pousadas domiciliares.


A funcionária pública Maria Inês, natural de Pedro II, aluga sua casa desde a primeira edição do festival de inverno, durante o evento, ela fica hospedada na casa da sogra. 


"Minha casa é devolvida da mesma forma que foi entregue e isso a motiva a continuar fazendo da casa uma pousada residencial, que dá mais segurança aos turistas, deixando as pessoas mais a vontade", destaca Maria Inês.


A moradora também relatou que é importante para economia familiar. “O dinheiro do aluguel acaba ficando em casa porque investimos, reformamos, compramos mobília e investimos para o próximo ano” disse.

O público cresceu ao longo destes dez anos de festival, hoje a cidade conta com 16 hotéis. “Inaugurei meu hotel no ano passado as vésperas do festival e já abri com 100% de ocupação", afirma o empresário Marcos Castro.


O empresário destaca ainda que o potencial turístico da cidade é um forte atrativo. “A cidade oferece muitas coisas boas, um clima legal e ponto turísticos para todos que vem a Pedro II, durante o festival e o ano todo", reitera.

Você na Cidade Verde

Em Pedro II use a #hastag #cidadeverdep2 em suas postagens nas redes sociais e suas fotos serão postadas no cidadeverde.com durante nossa cobertura.


Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)

Artista que fez São Francisco gigante no CE, escolhe Pedro II como destino para 1ª feira

O artista Ernani Viana, responsável pela escultura gigante de São Francisco em Canindé, escolheu a feirinha que acontece durante o Festival de Inverno de Pedro II como primeiro destino de sua exposição de santos e imagens sacras no Brasil. O artista viaja pelo país com a família trabalhando com restaurações de igrejas e obras religiosas.

   Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Sua Filha, Denis Diniz, restauradora, é a responsável pela exposição na feira e explica que atualmente a família está trabalhando com restaurações em igrejas do Piauí e do Maranhão. A imagem de Nossa Senhora dos Remédios em Piripiri, por exemplo , é de autoria do artista.


“Ele trabalha com gesso, madeira ou concreto junto com meu irmão e eu finalizo as obras com a pintura. É um trabalho muito cuidadoso mas feito com muito amor ao longo de muitos anos”, afirmou a artista.

Em Pedro II, a imagem de Jesus Cristo crucificado será substituída por uma nova, feita pelo artista. A imagem já está na cidade mas passará por reparos antes de sua instalação.





A feirinha de artesanato montada na Praça da Matriz em Pedro II, recebe todos os anos centenas de artistas e trabalhadores da região e de pelo menos três Estados que expõem seus trabalhos e movimentam a economia local através dos negócios fechados durante a feira.



Tradição na feira do Festival de Inverno

Há dez anos uma família de pernambucanos estava participando de uma feira em Teresina quando recebeu o convite de ir a Pedro II para participar do segundo festival de inverno. O resultado foi tão gratificante que hoje, nove anos depois, a família ainda é presença garantida na feira do evento.

“Cada ano sempre nos surpreende e ficamos com aquele sentimento de voltar no próximo anos, conhecemos clientes novos e encontramos clientes antigos, que compram aqui todos anos” afirma o empresário Wilson Ferreira da Silva.

Você na Cidade Verde

Em Pedro II use a hashtag #cidadeverdep2 em suas postagens nas redes sociais,e suas fotos serão publicadas no Cidadeverde.com durante  nossa cobertura.


Rayldo Pereira e Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores