Cidadeverde.com

Campus do IFPI abre vaga para professor de contabilidade

O Campus Piripiri do Instituto Federal do Piauí- IFPI está com  inscrições para a seleção de professor temporário de contabilidade. Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira (31), na Coordenação Geral de Apoio ao Ensino do Campus, no horário de 8h às 11h e 14h às 17h.


Para se inscrever o candidato deve estar munido de original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, cópias dos documentos que comprovem a titulação exigida para o curso/disciplina, Curriculum Vitae atualizado e comprovado, ficha de inscrição (adquirida no Campus Piripiri), fotocópia do comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.

O processo seletivo constará das seguintes etapas: análise/avaliação de títulos e prova didática (aula prática).




Da Editoria de Cidades

Justiça Eleitoral suspende realização de pesquisa em Piripiri

O juiz Francisco Damasceno, titular da 11ª zona eleitoral, suspendeu a realização de pesquisa que seria realizada pela empresa "I. Vilander de N. Ribeiro - ME Instituto Credibilidade" em Piripiri.

Francisco Damasceno, titular da 11ª zona eleitoral

De acordo com a decisão, a suspensão ocorreu por falta da apresentação de requisitos exigidos para a realização da pesquisa.

A coligação"Unidos Pelo Trabalho", entrou com uma representação conta a pesquisa, afirmando que o instituto registrou como contratante o Portal "Piripiri40Graus", porém o próprio representante da empresa nega, através de declaração, qualquer envolvimento na contratação.

Segundo o site Piripiri40graus a empresa também não apresentou documentação legal e registro no Conselho Regional de Estatística (CONRE).

A multa a ser aplicada ainda não foi definida, mas será definida "oportunamente", como diz a decisão. Leia na íntegra:


Fonte: Piripiri40graus


Candidato propõe a construção de pontes interligando o centro ao bairro

Durante o comício realizado nesta sexta-feira (17)o  candidato a prefeito de Piripiri Odival Andrade (PSB) propôs a construção de mais duas pontes de acesso que interligariam o centro ao bairro Floresta. 

                      Foto: Piripiri40º

Além de candidatos a vereador da coligação "Piripiri: A Mudança Que o Povo Quer", o evento político contou com a presença da candidata a vice Socorro Mesquita e do ex-prefeito e ex-deputado Dr. Pinto. 

Entre as propostas elencadas pelo candidato foram citadas a implantação de calçamento em novas vias e a legalização de terras. 


Com informações Piripiri40°

Médico rebate versão sobre acidente e nega omissão de socorro

O médico e candidato a vereador envolvido no acidente que vitiou duas pessoas em Piripiri, prestou esclarecimentos na delegacia sobre a acusação de omissão de socorro.

Fotos: FMImperial

De acordo com o delegado Gustavo Jung, Luís Pereira informou que chegou a examinar as vítimas, constatar que uma delas estava morta e pediu que fosse chamada a emergência.

"Como havia uma aglomeração muito grande de pessoas ele temeu por sua segurança e preferiu se afastar, já que havia chamado a emergência", afirmou o médico.

Dr. Luís Pereira nega a versão do motorista de que ele tenha feito uma conversão. Em entrevista ao Cidadeverde.com o médico falou que um veículo "raspou", no outro.

"Se eu tivesse entrado ele teria me pego de cheio", afirmou Luís.

Sobre a acusação de não ter socorrido as vítimas, o médico é direto e responde:"Não se faz medicina com as mãos, fiz o que estava meu alcance", concluiu Dr. Luís Pereira.

O inquérito continua em aberto pelos próximos 30 dias.

Rayldo Pereira

Carro de candidato se envolve em acidente com duas vítimas fatais em Piripiri

Duas pessoas foram mortas em um atropelamento no fim da tarde desta terça-feira(14) na BR 343, zona sul de Piripiri. Um dos veículos envolvidos no acidente pertence ao médico e candidato a vereador Dr. Luís Ribeiro.

Fotos: FMImperial

Segundo testemunhas uma Blazer de placa HVC-1787 de Fortaleza, com reboque, trafegava no sentido de Teresina a Fortaleza e ao desviar do carro modelo Siena, placa LVU-7859, que pertence ao candidato, teria atingido os dois pedestres.

O motorista da Blazer, identificado como Roberto Faust, explicou à polícia que ao fazer uma ultrapassagem o veiculo do candidato fez uma conversão batendo na lateral da Blazer que virou, fazendo com que o reboque atingisse as duas vítimas.


Maria dos Remédios Gomes Araújo, morreu no local, Antonio Aguiar foi socorrido pelo SAMU, mas faleceu no pronto Socorro do Hospital Regional de Piripiri.

Luís Pereira, que é médico e ex-vice prefeito de Piripiri, está sendo investigado pela acusação de ter saído do local do acidente, sem prestar socorro as vítimas. Testemunhas acrescentam que o médico teria ficado com medo de um linchamento, já que as vítimas do atropelamento trabalhavam em um partido da oposição no município.


O médico está sendo ouvido neste momento na delegacia regional de Piripiri pelo delegado Gustavo Jung, que é responsável pela investigação.

Luto decretado

O candidato Odival Andrade, da coligação "Piripiri: A Mudança que o Povo Quer", suspendeu as atividades de campanha por dois dias em virtude da morte dos dois de sua campanha, vítimas do acidente.

        Foto: Reprodução / Facebook

Em seu facebook, o candidato publicou uma nota de pesar sobre o ocorrido. Leia a nota na íntegra:

"Amigos de Piripiri, em função do trágico acidente automobilístico que vitimou os nossos companheiros de campanha Maria dos Remédios Gomes e Antônio Martins de Aguiar Filho, estão suspensas hoje e amanhã todas as atividades de campanha da coligação "Piripiri: a mudança que o povo quer". Deixo aqui meu sentimento de pesar às famílias enlutadas."

Odival dá prosseguimento a campanha nesta quinta-feira (16).

Rayldo Pereira
com informações de FMImperial

Hospitais de Piripiri, Parnaíba e Campo Maior diminuem número de transferências

O número de pacientes transferidos para Teresina oriundos de hospitais regionais e estaduais de referência do interior do Estado não para de cair. Dados atualizados e disponibilizados pelas principais unidades de saúde mantidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), mostra uma nova realidade no atendimento de urgência, baixa e média complexidade, principalmente na área ortopédica.


Do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, um dos maiores da região Norte, entre janeiro e junho de 2012, foram transferidos para Teresina apenas 19 pacientes. “Realizamos mais de 180 procedimentos cirúrgicos ortopédicos, sendo que apenas 19 pacientes foram encaminhados para a capital, diretamente para o Hospital Getúlio Vargas”, disse o diretor do hospital, Luciano Cardoso.

A transferência do paciente direto para o HGV foi uma das medidas adotadas pela Sesapi para desafogar o Hospital de Urgência Teresina (HUT), após a implantação, em outubro de 2011, do Serviço de Ortopedia nos hospitais regionais e estaduais.

A resolutividade também vem obtendo bons resultados em Campo Maior. Entres os meses de abril e maio deste ano, o Hospital Regional realizou mais de mil atendimentos ortopédicos, destes, apenas 9 resultaram em transferências para Teresina. “Encaminhamos casos de alta complexidade como cirurgias de coluna e fêmur”, explica a diretora Juliana Linhares.

Os números também são satisfatórios em Parnaíba. Só no mês de julho, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realizou 50 procedimentos ortopédicos com apenas duas transferências para a capital. Em Picos foram dez no mês de junho, de um universo de mais de 600 atendimentos. São Raimundo Nonato, de 249 atendimentos de ortopedia e 47 atendimentos de urgências e emergências em julho, foram sete pacientes encaminhados à capital.

“Isso mostra que estamos conseguindo dar resolutividade à maioria dos casos que chegam aos hospitais. Estamos montando uma rede de saúde no interior que vem dando certo. Com isso, ganha Teresina e todo o Piauí”, afirma o secretário Ernani Maia.

Da Editoria de Cidades

Vice-governador participa de comício de candidato a reeleição

O vice-governador Antônio José Moraes de Sousa Filho participou de comício do prefeito Luiz Menezes (PSD) e dos candidatos a vereador da coligação "Unidos pelo trabalho". 


“Estou surpreso com a quantidade de pessoas presentes neste evento. Me lembro dos tempos onde era permitido shows com bandas musicais e agora mesmo sem atrações deste tipo percebo a força do prefeito Luiz Menezes com a presença deste grande público”, disse o vice-governador.

 
Em seu discurso, Zé Filho falou da sua relação com a cidade de Piripiri e declarou apoio a candidatura de reeleição do prefeito Luiz Menezes e declarou apoio para a consecução de obras que melhorem a qualidade de vida da população de Piripiri.


Da Editoria de Cidades

Candidato a prefeitura lança site oficial na internet

A Coligação "Unidos pelo trabalho" disponibilizou a página virtual do candidato a reeleição a prefeitura de Piripiri Luiz Menezes (PSD).


No espaço virtual podem ser encontrados informações relacionadas ao plano de governo, biografia, fotos, realizações, notícias e a agenda diária da campanha.

O site está registrado no seguinte endereço: www.luizmenezes55.com.br


Com informações Piripiri40°

Núcleo de evidências em saúde de Piripiri é destaque no site da Organização Mundial de Saúde

O Núcleo de Evidências em Saúde (NEV) de Piripiri é destaque mundial, a prova é que a Organização Mundial da Saúde, o mais importante órgão de saúde pública do mundo, divulgou na primeira página do seu portal na internet, uma matéria sobre o NEv de Piripiri. Trata-se da versão em inglês das sínteses de evidências produzidas em Piripiri para disseminar o conhecimento científico sobre o controle da dengue no espaço urbano e o uso da atividade física como prevenção e terapia na hipertensão arterial.


Essas sínteses ajudaram a saúde municipal a tomar decisões para implementar ações de saúde, como por exemplo, o programa Academia da Praça, que disponibiliza para toda a população a atividade física sob orientação profissional. 

Essa divulgação de Piripiri no site da OMS coloca o município, mais uma vez, como a cidade piauiense mais conhecida pelas iniciativas inovadoras em âmbito mundial, especialmente no campo da saúde.

Veja a matéria completa no site da OMS.

Fonte: Piripiri 40graus

Deputado diz que juiz não tinha poderes para indeferir candidatura de Luiz Menezes

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) enviou nota ao portal Cidadeverde.com contestando o indeferimento da candidatura de seu pai e atual candidato à reeleição a prefeitura de Piripiri, Luiz Menezes (PSD). De acordo com o deputado, Luiz Menezes já recorreu da decisão do juiz Francisco João Damasceno e continuará na caminhada em busca da divulgação das propostas políticas de seu plano de governo.

Marden Menezes explica que a decisão de intervenção da candidatura foi baseada em um processo considerado prescrito pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


“Em 2012, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decisão de caso semelhante ao do prefeito Luiz Menezes consolidou a jurisprudência de que quando uma demanda judicial é prescrita não há que se falar em punição, em inelegibilidade. O juiz local passou por cima de uma decisão do STJ. Porque não está em jogo se o processo prescreveu ou não. O STJ já disse que prescreveu em transitado e julgado. O juiz não tem poderes para desfazer”, explica o deputado.

O advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, responsável pelo ingresso de recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) ressaltou que está confiante na reversão do indeferimento. 

“Estamos tranquilos de que o candidato Luiz Menezes poderá disputar as eleições em Piripiri. Em demanda judicial no STJ, a Corte declarou a prescrição do processo, o que inocenta o prefeito. Luiz Menezes está apto a disputar a eleição e já estamos interpondo recurso e acreditando que o TRE vai rever a decisão”, disse Marcus Vinícius.
 
Marden Menezes esclareceu ainda que a decisão do juiz eleitoral em nada afetou a campanha do candidato no município. “A decisão do juiz eleitoral tomada neste domingo (05) em nada afetou o andamento da campanha eleitoral de Luiz Menezes que cumpriu normalmente sua agenda de campanha durante todo o dia", finaliza Marden Menezes, completando que a decisão do juiz eleitoral contraria todos os entendimentos estabelecidos nas diversas esferas judiciais do país.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores