Cidadeverde.com

Após derrota, prefeito de Piripiri publica mensagem em rede social

Após a derrota nas urnas, contabilizando apenas 41,55% da preferência do eleitorado de Piripiri, o atual prefeito Luiz Menezes (PSD) agradeceu o apoio da população através de postagem em sua rede social e destacou que continuará a trabalhar pelo município até o final de seu mandato. O atual prefeito, que nunca havia perdido uma eleição na cidade, fez um retrospecto de seu ingresso na carreira política e destacou as obras realizadas em sua administração como a construção e reforma de praças, avenidas, ginásios, unidades de saúde entre outros.


Na publicação, o prefeito ainda ressalta que em sua gestão conseguiu alavancar o crescimento de Piripiri acima da média dos demais municípios piauenses e que os vereadores eleitos pela coligação 'Unidos pelo Trabalho', certamente darão continuidade ao trabalho desenvolvido na cidade.

A campanha eleitoral em Piripiri foi marcada pela proibição de carreatas dos candidatos a prefeito após desrespeito ao Código Brasileiro de Trânsito e também o pedido de suspensão do promotor eleitoral. Odival Andrade (PSB) é o novo prefeito eleito com 57,83% dos votos. 


Postagem retirada da rede social de Luiz Menezes


Amigos piripirienses,

Iniciei na vida pública pelo Movimento Democrático Brasileiro, em 1982, lutando contra partidos remanescentes da ditadura. Pelo simples fato de aceitar ser candidato a prefeito, na época fui proibido pelo Governo do Estado de entrar no Hospital Chagas Rodrigues, que servia como médico e diretor. Desde o primeiro passo, já sabia que entraria numa jornada de grandes desafios. 

Eleito prefeito pela primeira vez, de lá para cá foram muitas batalhas, nas quais sempre procurei agir voltado exclusivamente para o bem de Piripiri. As vitórias conquistadas foram celebradas com mais trabalho e entusiasmo, que fizeram crescer nossa cidade, projetada entre as mais importantes do Piauí. As derrotas foram e devem ser assimiladas com humildade, mas acima de tudo, com o dever de cidadão, de acompanhar o desenrolar das questões que interessam à comunidade.

Pela vontade popular, dediquei quase todo o meu tempo a servir Piripiri, fato do qual nunca me arrependerei. Como cidadão e homem público fiz o máximo possível para elevar nossa cidade e trazê-la para um ritmo de crescimento acima de média piauiense, uma cidade que orgulha a todos os seus filhos e encanta os visitantes. 

Escolas, praças, avenidas, ginásios, unidades de saúde, mercados, rodoviárias, os inúmeros eventos e tantas outras realizações não seriam possíveis sem o apoio da população e a dedicação de incontáveis piripirienses comprometidos com a causa de nossa cidade, que terão a minha eterna gratidão e respeito.

Só tenho que agradecer a todos que estiveram conosco, que acreditam no trabalho como a melhor forma de se fazer política. Nunca soube dar outra resposta. Até o final deste mandato farei o melhor possível por nossa cidade e sempre estarei à disposição de todos os amigos e de nossa comunidade.

Agradeço de coração o carinho demonstrado ao longo da campanha, as mensagens de apoio que eu e minha família temos recebido desde ontem e agradeço pelos votos confiados a mim e aos nossos vereadores, homens e mulheres de bem, que certamente farão por merecer os mandatos confiados pelo povo.

Como ensina o político e filósofo inglês, fundador da ciência moderna, "A verdade é filha do tempo, não da autoridade." (Francis Bacon)

Eternamente Piripiri!

Postagem retirada da rede social de Luiz Menezes


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Odival Andrade diz que vitória representa um marco histórico

O deputado estadual Odival Andrade (PSB) venceu as eleições em Piripiri com uma diferença de mais de 5 mil votos. Reunindo cerca de dez partidos, 'Piripiri: A mudança que o povo quer', venceu seu principal adversário político Luiz Menezes (PSD) que aglomerou 13 partidos, mas mesmo assim foi derrotado nas urnas pela primeira vez.


Em entrevista ao Cidadeverde.com, Odival Andrade disse que a vitória nas urnas representa um grande marco histórico na política em Piripiri e os anseios da população por mudanças. 

"Na história desta cidade nenhum candidato a prefeito venceu as eleições com uma diferença superior a 4 mil votos e também não conseguiu o apoio de mais de 17 mil eleitores e nós conseguimos mais de 18 mil e isto representa a vontade do povo. Ontem fizemos um arrastão que reuniu mais de 25 mil pessoas que festejaram conosco a vitória", disse o prefeito eleito.

Odival Andrade que renunciará do mandato de deputado estadual ao final do ano de 2012, conta que o apoio de grande partidos políticos e do ex-deputado/prefeito de Piripiri, Dr. Pinto foram importantes para a vitória. 

"O Dr. Pinto abdicou de sua candidatura para apoiar a gente e indicou sua esposa, Socorro Mesquita, como vice e isto também contou muito. Procuramos ao longo da caminhada fazer uma campanha limpa e tranquila sem responder a xingamentos buscando ouvir o povo que clamava por mudanças principalmente nas áreas de saúde, educação e saneamento", disse.

Odival Andrade ressaltou ainda que fará pronunciamento na Assembleia Legislativa do Piauí nesta quarta-feira (10) e que na próxima semana iniciará as discussões para montar sua equipe de transição. 

Mesmo com a vitória nas urnas, o prefeito eleito aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre recurso impetrado após ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devido a reprovação de contas.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Odival Andrade vence com 55,04% Luiz Menezes em Piripiri

Liderando a apuração desde o início da contagem dos votos, o candidato Odival Andrade (PSB) é o novo prefeito do município em Piripiri. O candidato venceu com 57,83% o atual prefeito Luiz Menezes (PSD) que nunca havia perdido uma eleição no município. O candidato Paulo Limeira (PPL) ficou em terceiro lugar. 


Militantes da coligação "Piripiri: A mudança que o povo quer" estão comemorando a vitória das eleições municipais no comitê de Odival Andrade e sua vice Socorro Mesquita (PDT). 

Devido a pendências junto a Justiça Eleitoral, o resultado final da apuração dos votos junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não pode ser acompanhada pelo sistema. Dois candidatos estão sob judice e apenas a contagem dos votos do candidato Paulo Limeira (PPL) pôde ser acompanhada pelo sistema até o final da apuração. 

Até às 19h30 as informações referentes aos candidatos não haviam sido regularizadas. "O resultado da apuração dos votos está sendo contabilizada apenas na base de dados do TSE", disse o juiz da 11ª Zona Eleitoral em Piripiri, Francisco João Damasceno, que confirmou a vitória do candidato Odival Andrade. 

De acordo com o magistrado, os candidatos tiveram o registro indeferidos e apresentaram recurso junto ao TSE sendo que apenas o candidato Luiz Menezes, que tinha pendências em relação ao desvio de recursos da educação para a realização de carnavais fora de época,  teve o registro deferido na última sexta-feira (05).

Mesmo após a vitória, Odival Andrade ainda aguarda decisão do TSE, após indeferimento do registro de candidatura pelo TRE por ter reprovadas as contas referentes ao ano de 2008. 


Graciane sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Material de campanha é apreendido dentro de escola pública

Uma guarnição na Força Tática da Polícia Militar em Piripiri, apreendeu na noite desta quarta-feira (03), material de campanha da coligação “Unidos Pelo Trabalho”, encabeçada pelo candidato a reeleição Luiz Menezes (PSD). 


De acordo com o delegado Clayton Doce, o material estava sendo distribuído em uma escola estadual. Os suspeitos da suposta prática de propaganda irregular foram conduzidos ao 2º Distrito Policial e liberados após a realização do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). O caso será encaminhado à Polícia Federal.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

PRF flagra motoristas com alto teor de álcool ao volante

Durante fiscalização ao longo da BR 343, na tarde desta sexta-feira (28), Policiais Rodoviários Federais do Posto PRF de Piripiri, abordaram, no km 188, um motociclista que trafegava sem capacete. 

O procedimento de fiscalização levou à constatação de que, além da falta do capacete de segurança, a motocicleta Loncin LX110 3DI estava com o emplacamento atrasado, o condutor não possuía carteira de motorista e apresentava sinais característicos de embriaguez alcoólica.

Quando submetido ao teste do bafômetro ficou comprovado que havia em seu organismo um teor de álcool equivalente a 1,01 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Uma medida dez vezes acima da tolerada pela Lei Seca (0,10 mg/l).  

O condutor da moto, E.S.L, 45 anos, natural de Piripiri, foi conduzido ao 2° Distrito de Polícia Civil no município e responderá por suposto crime de embriaguez alcoólica ao volante.

Outros dois motoristas foram presos também na noite de ontem, quando dirigiam seus veículos sob possível efeito de bebida alcoólica. O flagrante aconteceu em fiscalização da PRF no Km 01 da BR 316, Ponte Nova, acesso para Timon, no Maranhão.

Nos dois casos os condutores viajavam de Teresina para Timon. O primeiro dirigia um VW Gol e o teste do bafômetro acusou no seu organismo um índice de álcool no organismo correspondente a 0,43 mg/l.

Em outro caso, um motociclista submetido ao bafômetro foi preso ao ser verificado no seu organismo 1,02 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido).

Estes dois motoristas foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Teresina para o procedimento de medidas legais.


Da Editoria de Cidades

TRE autoriza realização de carreata do candidato Luís Menezes em Piripiri

Por unanimidade o TRE autorizou que a coligação de Luís Menezes, realize carreatas na cidade. Uma resolução do Ministério Público havia proibido a realização de carreatas no município. A coligação entrou com representação contra a resolução e foi aprovada.


Os advogados Astrogildo mendes de Assunção Filho, Rafael Melo foram os autores da representação  e fazem defesa do candidato Luís Menezes.

"O Ministério Público não pode restringir o direito do candidato", afirmou o advogado.

 Ainda será definida a data para a primeira carreata do candidato em Piripiri.

Flash de Yala Sena

Procuradora Geral de Justiça emite nota sobre polêmica com promotor

A procuradora Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, emitiu nota oficial, na tarde desta sexta-feira (28), para esclarecer notícias recentes sobre uma polêmica envolvendo o promotor eleitoral de Piripiri, Nivaldo Ribeiro.


No início da semana, o deputado Marden Menezes, filho do candidato a prefeito na cidade, Luiz Meneses, denunciou Nivaldo ao Ministério Público sob a acusação de que o promotor teria participado da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, ao transporte de estudantes, com o objetivo de prejudicar a candidatura à reeleição de seu pai.

Na nota a procuradora esclarece que a participação do promotor foi solicitada pela procuradoria para o planejamento e execução da operação junto com a PRF. Leia a nota na íntegra:

"O Ministério Público do Estado do Piauí, em face das notícias publicadas recentemente, em que são levantados questionamentos sobre a atuação do Promotor de Justiça, Dr. Nivaldo Ribeiro, atuante na Justiça Eleitoral, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos que se fazem necessários:

1. Entre o Ministério Público Estadual e a Polícia Rodoviária Federal - 17º Superintendência Regional - existe um Termo de Cooperação Técnica para ações conjuntas de combate a delitos praticados nas rodovias e estradas federais. Com base neste termo, a Superintendente Regional, Carla Cristina Filus, solicitou à Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, para que disponibilizasse apoio da Promotoria de Piripiri/PI para o planejamento e execução de operação conjunta, a ser desenvolvida no âmbito da Delegacia 1702 - Piripiri, tendo por objetivo reprimir as irregularidades de transportes (veículos de carga) que estão sendo utilizados para o transporte de crianças e adolescentes, sem condições mínimas de segurança, tratando-se assim da prática de trânsito combinada com a prática de crimes de negligência e exposição de crianças e adolescentes a risco de lesão corporal ou morte. Esses fatos foram constatados por esta Polícia.

Atendendo ao pedido da Polícia Rodoviária Federal e cumprindo o Termo de Cooperação Técnica, o ofício foi encaminhado à Promotoria de Justiça com atribuições para atuar no caso, cujo titular é o Dr. Nivaldo Ribeiro, tendo a atuação da PRF resultado na apreensão de veículos utilizados irregularmente no transporte escolar.

2. Em relação à proibição de carreatas no mesmo município, o Ministério Público formulou requerimento à Justiça Eleitoral, a qual determinou a suspensão das carreatas com base no Código de Trânsito, que não permite que veículos levem pessoas sobre capôs e carrocerias e que pilotos transitem sem o uso de capacetes. Uma ação, portanto, válida para todos os candidatos e partidos.

3. Em relação aos atos investigatórios e processuais promovidos, todos foram considerados legais pelo Poder Judiciário.
 
Zélia Saraiva Lima
Procuradora-Geral de Justiça
Ministério Público do Estado do Piauí"

Rayldo Pereira

Marden Menezes denuncia promotor de Piripiri ao Ministério Público

O deputado Marden Menezes (PSDB) disse, hoje (25), que encaminhou denúncia ao Ministério Público Eleitoral e ao Ministério Público Estadual contra o promotor eleitoral de Piripiri, Nivaldo Ribeiro, que, segundo ele, mandou fiscalizar o transporte escolar daquele município com o objetivo de prejudicar a candidatura à reeleição do prefeito Luiz Menezes.

Deputado Marden Menezes

Marden Menezes afirmou que famílias do povoado Corrente disseram ter assinado, sem conhecer o seu conteúdo, documento utilizado pelo promotor para justificar a fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal, que resultou na apreensão de ônibus e detenção dos motoristas.

O parlamentar tucano declarou que, coincidentemente, uma equipe de televisão se encontrava no local no momento da fiscalização que, assinalou ele, precisaria ter sido realizada com base em uma ordem judicial.

"A medida causou revolta popular, já que as famílias ficaram aterrorizadas e os alunos assustados, enquanto a delegada de Piripiri não indiciou os responsáveis pelos veículos porque entendeu que nenhum crime tinha sido cometido", frisou ele.

Marden Menezes destacou que o Ministério da Educação determinou que o transporte de alunos na zona rural pode ser feito em veículos adaptados nos lugares de difícil acesso para os ônibus.

Acrescentou Marden Menezes que a mesma fiscalização não foi realizada em relação aos veículos contratados pelo Governo do Estado para fazer o transporte de estudantes.

"Queremos uma posição do procurador eleitoral Alexandre Assunção e da procuradora geral de Justiça, Zélia Saraiva, sobre esta questão", disse o deputado do PSDB. acentuando que deverá, também, encaminhar a denúncia ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O Cidadeverde.com procurou o promotor Nivaldo Ribeiro que afirmou ter recebido ordens da Procuradoria Geral da República para acompanhar a operação, que diagnosticou a existência de transporte irregular de estudantes.

Promotor Nivaldo Ribeiro

"O deputado Marden está procurando é uma vítima para o pai dele, ele está jogando pra platéia. Eu mesmo solicitei à Polícia Federal que abrisse um inquérito para apurar se a operação tinha conotação política", afirmou o promotor.

Nivaldo acrescenta ainda que não há ligação entre a promotoria e o abaixo assinado feito nos povoados.

Da Editoria de Cidades

Juiz solicita investigação sobre postagens nas redes sociais

O juiz da 11ª Zona Eleitoral em Piripiri, Francisco João Damasceno, solicitou a abertura de procedimento investigatório para apurar possíveis delitos cometidos através das redes sociais. De acordo com o magistrado, internautas estariam supostamente postando mensagens com conteúdo que denigrem a imagem do Ministério Público e da Justiça Eleitoral. 


De acordo com o juiz foram encaminhados dois pedidos de investigação ao delegado Gustavo Jung. "Algumas pessoas vieram denunciar esta possível prática ilícita nas redes sociais como ofensas ao Ministério público, transporte irregular de eleitores e outros", explica João Damasceno.

João Damasceno disse ainda ao Cidadeverde.com que algumas publicações já foram retiradas da rede social e que os responsáveis prestarão esclarecimentos na delegacia para a conclusão do processo e encaminhamento à Justiça. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Romeiros do Maranhão viajavam em veículo sem autorização

Policiais Rodoviários Federais em Piripiri, em fiscalização na BR 343 km 192, flagraram cinco veículos de carga que transportavam passageiros sobre a carroceria sem a devida autorização da autoridade competente, nesta segunda-feira (24).

 
Quatro caminhões e uma camioneta seguiam com destino as cidades maranhenses de São Domingos do Maranhão e Presidente Dutra, procedentes de Juazeiro do Norte e Canindé no Estado do Ceará, onde participaram de festividades religiosas.
 
Nos cinco veículos viajavam um total de 153 passageiros, sendo 143 sobre a carroceria. Um dos caminhões, emplacado em Tianguá/CE, em consulta ao banco de dados de veículo, apresentou uma restrição judicial com impedimento para circulação, sendo removido para cumprimento da Ordem Judicial.

 
Conforme determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nas viagens com motivações religiosas, onde não haja linha regular de ônibus, é permitido que passageiros viagem no compartimento de carga desde que autorizados pela autoridade com domínio sobre a via. No caso das rodovias federais, o Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (DNIT) é o órgão competente para conceder esta permissão.
 
Por ocasião da liberação desta autorização o veículo é submetido a avaliação das condições de segurança para empreender a viagem, com minimização dos riscos aos passageiros. Os veículos foram multados e depois  liberados. 


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores