Cidadeverde.com

Margens do Açude Caldeirão atraem turistas ao Norte do Piauí

O Açude Caldeirão é a referência quando se fala das belezas de Piripiri, localizado a 157 quilômetros de Teresina. Sendo um dos pontos mais visitados da cidade, o açude reúne milhares de pessoas em vários períodos do ano. Às margens do açude, podem ser encontradas dezenas de barracas, que oferecem, dentre outros pratos, o famoso peixe do Caldeirão.

                              Fotos: Régis Falcão/ CCom

“Meus fins de semanas são praticamente marcados para vir ao Caldeirão com os amigos, sou filho da terra e gosto muito desse lugar. O que me atrai mais ao açude é o ambiente e também o tradicional peixe, que tem um sabor diferente”, comenta o empresário Hebert Soares.

O senhor Francisco Ricardo, que trabalha com o pai num dos quiosques localizados às margens do açude, conta que no carnaval e nas férias o número de banhistas triplica. “Sempre no carnaval e nas férias todos os bares ficam cheios, são períodos que mais vendemos aqui”, conta Francisco.

A construção do açude foi iniciada em 1933, resultado de um estudo da Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca (IFOCS), hoje extinta. A obra atraiu vários trabalhadores à cidade, inclusive do vizinho estado do Ceará. Dentre os trabalhadores estava o pai do famoso humorista Chico Anísio.

 
A finalidade básica do açude era a regularização do rio Caldeirão, garantindo água para a região que durante anos sofreu com a estiagem. A capacidade do reservatório chega a mais de 50 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o DNOCS mantém uma estação de piscicultura para a produção de alevinos nativos, chegando a produzir mais de 10 milhões de peixes.
 
Quem deseja conhecer o açude pode seguir pela BRs 343 e 222, que dão acesso à cidade de Piripiri. O açude fica localizado na comunidade Lagoa, cerca de nove quilômetros da cidade.

Da Editoria de Cidades

Odival Andrade aciona TCE contra Luiz Menezes por dificuldades na transição

O prefeito Eleito em Piripiri, Odival Andrade, garantiu em entrevista à TV Cidade Verde, que irá acionar o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para garantir uma transição tranquila no município. O candidato acusa o atual prefeito Luiz Menezes de desmontar a prefeitura e dificultar o processo.


"Ele já mandou para a Câmara um projeto de lei vendendo a sede do CREAS e a sede da educação. Ele aprovou na Câmara, um projeto de lei criando 406 cargos efetivando pessoas que passaram em um concurso, com isso ele quer que o município ultrapasse a Lei de Responsabilidade Fiscal para que não possam mais contratar servidores em cargo comissionado", acusa Odival Andrade.

Para o prefeito eleito, a posição da nova gestão "será mais transparente". Segundo Odival um documento já foi entregue ao Ministério Público comunicando os empecilhos na transição. "Não é uma questão pessoal que deve interferir numa gestão futura. A gestão é para Piripiri e não para o Luiz Menezes", afirmou o novo prefeito.

Com informações de Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
Edição de Rayldo Pereira

Estrela gospel Aline Barros faz show no primeiro Louva Piripiri

A cantora Aline Barros volta ao Piauí para seu fazer um show exclusivo na primeira edição do festival "Louva Piripiri", que acontece dia 03 de novembro.


Aline Barros tem sido, durante anos, uma importante referência na música gospel. Dotada de talento e carisma natos, e de uma produção que prima pela excelência, Aline tem conseguido que seu trabalho ministerial alcance resultados inéditos no segmento gospel no Brasil até o momento. Aline Barros foi convidada a participar, de importantes programas de televisão (Xuxa, Raul Gil, Eliana, Carla Perez, Super Pop, Hebe Camargo, Gilberto Barros, entre outros), além de entrevistas em conceituados jornais, importantes revistas e também convidada para os eventos Criança Esperança e Show da Virada, da Rede Globo. Seu ministério tem se estendido por toda América Central e do Norte, com premiações e homenagens.


Aline é carioca, tem 34 anos, é formada em Biologia Marinha pela UFRJ, é casada com o atleta e empresário, Pr. Gilmar Santos, é mãe deNicolas, de oito anos de idade, primeiro filho do casal, e de Maria Catherine, de um ano. Quem estará em Piripiri acompanhando a mãe.

A cantora já possui mais de 11 milhões de acessos em seu canal no Youtube e pretende emocionar o público de Piripiri. Para mais informações ligue para (86) 9975-6642/ 9902-4647 com Mel Telles e Mayra Oliveira.



Da Redação

Corpo em decomposição é encontrado em matagal

A Polícia Civil de Piripiri foi acionada após a descoberta de um corpo em avançado estado de decomposição no povoado Oiticica, zona rural do município, nesta sexta-feira (26). O corpo, provavelmente de um homem adulto, foi localizado em um matagal por um morador da região, que desconfiou do intenso mau cheiro. Este é o terceiro caso semelhante registrado no município em seis meses. 


O delegado regional, Clayton Doce, informou ao Cidadeverde.com que o corpo foi encaminhado ao IML para a investigação das causas da morte. "A divulgação está sendo realizada hoje e aguardamos o reconhecimento por algum familiar, uma vez que no registro de desaparecidos não há nenhuma pessoa com as características do corpo encontrado", disse. 

De acordo com o delegado, há cerca de duas semanas, um homem não identificado andava pelas ruas do município pedindo água aos moradores e desapareceu. "Precisamos investigar para identificar se era esta pessoa que pode ter morrido devido a falta de água e comida", finaliza Clayton Doce.

Outros casos

Também nesta sexta-feira (26), dois homens armados invadiram uma loja de variedades no final do expediente e fugiram em um veículo modelo Stilo, cor prata. De acordo com Clayton Doce, na ação foram levados aparelhos celulares e alguns objetos eletroeletrônicos.

"Ainda não sabemos se foi levada alguma quantia em dinheiro. Acreditamos que os assaltantes sejam de outro município e diligências estão sendo realizadas na região com o intuito de capturá-los", disse. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Moto roubada em São Paulo é apreendida pela PRF em São João da Fronteira

Policiais Rodoviários Federais de Piripiri apreendetam uma moto com registro de furto em 2011, no município de São João da Fronteira a 226 km de Teresina. A moto que foi furtada em Santos (SP), foi localizada no km 09 da BR 222.


A apreensão ocorreu após os policiais abordarem a motocicleta de modelo, Honda CG150 Titan, cor cinza, na qual o condutor identificado apenas como F. X.S, 32 anos, trafegava sem o capacete. Ao buscar informações nos sistemas de consulta, constatou-se que a placa EKE-9101/SP referia-se a uma numeração de chassi diferente da numeração existente na motocicleta.

Em seguida, a partir da numeração do chassi, constatou-se que pertencia a um veículo parecido marca/modelo semelhante, de placa EOT-0312/SP, com o registro de furto. Além disso, verificou-se no CRLV, apresentado pelo proprietário atual, R.S.P , 25 anos, que compareceu ao local, apresentaram indícios de adultração e informações inseridas no documento.

A motocicleta, o condutor e o proprietário foram encaminhados à Delegacia de Policia Civil de Piracuruca, pois ambos eram naturais de lá, para a aplicação dos procedimentos legais cabíveis.

Com informações da PRF
Rayldo Pereira

Prefeito eleito diz que vai anular venda de imóveis públicos

O prefeito eleito de Piripiri Odival Andrade (PSB) entrará com ação para impedir a venda de imóveis públicos no município, aprovada na última segunda-feira (22) pela Câmara Municipal. De acordo com o projeto de lei , os prédios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Secretaria de Educação poderão ser vendidos e os recursos serão aplicados na construção do Centro Administrativo em Piripiri. 


"Os imóveis são pertencentes ao patrimônio público. Quem comprar estes prédios vai perder. Farei uma denúncia formal ao Tribunal de Contas do Estado ", reitera o prefeito eleito. 

Odival disse ainda que entrará com uma ação para anular vendas anteriores. “É mais barato anular o leilão e pagar o prédio da Avenida 4 de Julho para o comprador e reavê-lo, por exemplo, do que dar continuidade ao centro administrativo que não é prioridade da nossa administração. Os prédios iniciados serão tratados posteriormente”, finaliza o prefeito eleito. 

Matéria relacionada


Com informações Piripiri40º

Vereadores aprovam projeto que autoriza prefeitura vender imóveis públicos

Vereadores da Câmara Municipal de Piripiri aprovaram, nesta segunda-feira (22), o projeto de lei que autoriza a venda dos prédios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e  da Secretaria de Educação, imóveis pertencentes ao município. Votaram contra, apenas os vereadores Nanan e Reynolds, que caracterizou  a aprovação como um ato irresponsável. 


Apesar de não ter poder de voto, o presidente da Câmara, vereador Brito Jr.(PSDB), também se posicionou contra a decisão. "Se tivesse poder de vetar, teria vetado", reitera. Além de ser contrário a venda dos imóveis, Brito Jr. disse ainda temer a opinião pública com relação à Câmara.

"Acho que os bens públicos devem ser preservados. Infelizmente não tenho o poder de voto e nem de veto. A Câmara pode ter um dano moral grande. Amanhã pode haver uma ação na justiça questionando uma ação da Câmara. Só espero que a população saiba diferenciar quem era a favor e quem era contra", disse o presidente.

Segundo o projeto enviado pelo prefeito Luiz Menezes, em seu art. 2º, os recursos provenientes da venda dos imóveis serão aplicados na construção do Centro Administrativo de Piripiri, em conformidade com prescrito na Lei Municipal nº 658/2011.


Da Editoria de Cidades

Odival admite dificuldades na campanha e anuncia equipe 2 de novembro

O prefeito eleito de Piripiri, deputado Estadual Odival Andrade, afirmou que a vitória nas eleições foi difícil e muito disputada. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (17), Odival afirmou que apesar das diferenças com a atual gestão, a equipe de transição não está tendo dificuldades no trabalho.

          Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"Tivemos uma grande maioria nas eleições, fruto de muito trabalho e de muita disputa", comentou Odival.

O prefeito eleito, acrescentou que a equipe de transição já está coletando os dados sobre programas, recursos e arrecadação do município, e em 2 novembro o secretariado deve ser anunciado.


"Divulgaremos a equipe em novembro para que possamos começar um mandato com nossos projetos em andamento, vamos avalia-los na prática", afirmou Odival.

Os primeiros números da avaliação financeira do município, feita pela equipe de transição, devem ser recebidos pelo prefeito eleito até o fim de outubro. 


Para o o novo prefeito, os problemas que a cidade enfrenta são delicados, mas Odival ameniza concluindo que "quanto maior a cidade, maiores os problemas, iremos fazer uma gestão diferente".


Rayldo Pereira

Liminar do MP-PI garante matrícula de devedores em faculdade

O Ministério Público, emitiu liminar nesta segunda-feira (15), que garante o direito à alunos inadimplentes de se matricularem nas instituições de ensino na qual estudam.


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PI) e a 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri ajuizaram ação civil pública contra a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), EDUCON - Sociedade de Educação Cotinuada e Sociedade de Ensino Superior de Piripiri, em razão do cancelamento das matrículas de estudantes inadimplentes. 

Os Promotores de Justiça Walter Henrique Siqueira argumentam que as instituições de ensino se valeram de coação e ameças para obrigar os alunos a regularizar a situação, quando o correto seria que exercessem o direito de execução judicial. Os cancelamentos se deram através de procedimentos sumários e unilaterais, sem que os interessados fossem comunicados. Procuradas pela PROCON, nenhuma das empresas propôs acordo. O Juiz de Direito João Bandeira Monte Júnior concedeu liminar, determinando que as instituições reativem as matrículas.


Rayldo Pereira
Com informações do MP-PI

 

Posts anteriores