Cidadeverde.com

TSE mantém candidatura de Odival Andrade

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se posicionou favorável à elegibilidade do prefeito eleito de Piripiri, Odival Andrade, não considerando, portanto, o recurso interposto pela coligação “Unidos Pelo Trabalho”, encabeçada pelo atual prefeito da cidade Luiz Menezes (PSD).


O advogado do prefeito eleito, William Guimarães, disse que a ministra Nancy Andrighi confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí que já havia deferido o registro de candidatura de Odival Andrade.

A candidatura de Andrade está sub júdice devido a reprovação de contas referentes ao ano de 2006 pela Câmara Municipal de Piripiri. 

“A decisão do TSE comprova, mais uma vez e definitivamente, a nossa completa idoneidade, reforçando o que já havia sido mencionado pelo TRE. Agora, é continuar o trabalho sério e totalmente voltado ao desenvolvimento de Piripiri”, comentou Odival Andrade, que foi diplomado prefeito no último dia 14 e assume, efetivamente, o comando da cidade no dia 1º de janeiro de 2013.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

UBSF ganham certificação do Ministério da Saúde

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, representando Rede Amamenta Brasil, estiveram na terça-feira (18) em Piripiri realizando a certificação de quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Foram selecionadas as UBSF dos bairros Estação (PSF 19), Paciência (PSF 04), CAIC (PSF 15) e do Matadouro (PSF 13).

“Esta certificação dada pelo Ministério da Saúde representa o reconhecimento de um trabalho das UBSFs na promoção, apoio e proteção do aleitamento materno no âmbito da atenção básica”, diz a Coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, Rosa Laura Reis Melo.


Participaram do evento a supervisora de Aleitamento Materno, Vilma de Brito Lima Pena; a consultora da Área Técnica da Criança e Aleitamento Materno/MS no Estado do Piauí, Dra. Carmen Viana Ramos; o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jorge Otávio Barreto; a Coordenadora Municipal da Mulher, Daura Meneses, o Diretor do Deptº de Ações Especiais, Almiro Neto, as tutoras da Rede Amamenta Brasil do município; equipes das Unidades Básicas  agraciadas, além de convidados.

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.

O principal objetivo é contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno no País.


Da Editoria de Cidades

"Trabalharemos em nome do povo", diz Odival durante diplomação de eleitos

O prefeito eleito de Piripiri e demais candidatos eleitos em Piripiri foram diplomados na noite desta sexta-feira (14). Durante a solenidade, presidida pelo juiz João Damasceno, o prefeito eleito reforçou em seu discurso que seria necessário desarmar os palanques políticos e trabalhar em nome dos piripirienses. 

 
“A partir deste momento deixamos de ter um lado e passamos a ser representantes de todo o povo de Piripiri”, reitera. 

A solenidade aconteceu no auditório Osíris Neves de Melo e contou ainda com a a participação do promotor Nivaldo Ribeiro, a chefe de cartório da 11ª Zona, Rosileide Melo que juntamente com o magistrado, diplomaram também a vice-prefeita Socorro Mesquita e os 14 vereadores eleitos.  


“Temos a obrigação de fazermos juntos, Câmara e Prefeitura, um grande trabalho. Deixemos as brigas partidárias para trás. O povo irá cobrar do prefeito e dos vereadores um trabalho digno da terceira maior cidade do Piauí”, assegurou o prefeito diplomado alertando os eleitos para a responsabilidade da confiança do povo.

"Vamos cumprir aquilo que pregamos em campanha. Vamos dar as mãos e fazer um governo irmanado com a vontade popular”, concluiu o discurso.


Da Editoria de Cidades

Três detentos fogem de delegacia sem deixar pistas

Um procedimento investigatório será aberto para apurar a fuga de três detentos do 2º DP de Piripiri. Dos cinco presos que estavam na mesma cela, Felipe Júnior, Michael Jackson e Francisco das Chagas Costa conseguiram fugir sem deixar rastros. 


O Delegado Gustavo Young informou ao Cidadeverde.com que está sendo aberto um procedimento para apurar as circunstâncias da fuga, uma vez que não existem marcas de arrombamento ou qualquer outro sinal da fuga.

Informações preliminares indicam que dois policiais estavam de plantão e que os presos fugiram pela parte de trás da delegacia


"Ainda não sabemos se houve facilitação e estamos apurando o que aconteceu. Os policiais de plantão informaram que tudo estava tranquilo e não suspeitaram de nenhuma movimentação estranha. Pode ser que eles tenham aberto a cela com algum objeto e depois fugido. Os outros presos que ainda se encontram no local devem estar próximo de ganhar liberdade e uma fuga poderia comprometer", disse o delegado do 2º DP. 

O caso deverá ser investigado pela Delegacia Regional do município ou pela Corregedoria de Polícia e os policiais de plantão serão ouvidos.

De acordo com Young, os presos foragidos são considerados de alta periculosidade e inclusive com acusação de roubo e homicídio. Francisco das Chagas Costa, conhecido como Boné, por exemplo, é acusado de assassinar com golpes de facão no crânio e no braço, Jackson da Cunha Alves, que era conhecido como Nego Jackson. O crime aconteceu no mês de julho, e o corpo da vítima foi encontrado boiando em uma barragem próximo ao batalhão da Polícia Militar de Piripiri.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Carro derruba poste em acidente em Piripiri

Um veículo colidiu com um poste na estrada que dá acesso ao IFPI, região do bairro Germano, na manhã desta terça-feira, 11.


Segundo o motorista, identificado como Antônio, um dos pneus estourou e fez com que ele perdesse o controle do carro, que foi na direção do poste. O impacto foi tão forte que o poste quebrou e caiu sobre o carro. O motorista não teve ferimentos. 


Fonte: Piripiri Repórter

Câmara de vereadores de Piripiri realiza última sessão de 2012

A Câmara de Vereadores de Piripiri realizou nesta segunda-feira(10) a última sessão do Ano Legislativo de 2012. 


Durante a sessão, entre outras coisas, foi aprovada a Lei Orçamentária para o exercício 2013 e Projeto de Lei que fixa salários de vereadores, prefeito e secretários municipais para o próximo ano. A sessão também foi marcada pelo tom de despedida de alguns vereadores, entre eles: o presidente Brito Júnior e a vereadora Antônia Bonfim (que não se recandidataram); vereador Edvaldo Martinho Fausto (Batatinha), que não foi reeleito. Outro parlamentar que também que faria a última sessão seria o vereador Francisco Barbosa (Paco-paco), mas que por motivo de doença, não compareceu. Ele será sucedido pela filha Nayla Barbosa, eleita no último pleito.

A última sessão da Legislatura 2010-2013 da Câmara de Piripiri foi prestigiada por atuais e futuros secretários municipais, futuros vereadores, entre outros.

Fonte: Piripiri Repórter

Polícia Militar desmonta oficina de armas caseiras

A Polícia Militar de Piripiri desmontou uma oficina de armas caseiras no Morro da Ana, centro da cidade, no final da tarde desta segunda-feira (10). O negócio era comandado por dois irmãos que foram descobertos após uma ligação anônima. 


No local foram encontradas espingardas, tipo cartucheiras, rifles, diversas partes dos objetos e as máquinas, como uma furadeira e lixadeira. Na oficina eram realizados reparos técnicos e manutenção das armas artesanais.



"Eles são considerados armeiros, não vendem as armas apenas realizam reparos, atividade que também precisa de autorização para funcionamento", revelou o Delegado Regional Clayton Doce. 


Após o flagrante, os irmãos foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e liberados após pagamento de fiança e aguardarão o julgamento do processo em liberdade.



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Cliquepiripiri

Comerciante é preso acusado de venda ilegal de armas

A Polícia Civil de Piripiri, sob o comando do Delegado Regional Clayton Doce cumpriu mandado de busca e apreensão que resultou na prisão em flagrante de Irineu Pereira Guimarães, comerciante, 48 anos. O homem é acusado de comercializar ilegalmente armas de fogo no bairro Prado, localizado na saída do município. 

Clayton Doce disse ainda que será investigado se o estabelecimento comercial do acusado era utilizado como 'fachada' para o crime. "Investigaremos também se o bar era utilizado na prática criminosa para lavagem de dinheiro", revela. 

Com Irineu Pereira foram encontrados um revolver calibre 38 e 12 projéteis intactos. "Já conseguimos, inclusive identificar dois meliantes que compravam as armas com o acusado", reitera o delegado. 

De acordo com Doce, no final de semana dois irmãos foram presos acusados de praticar roubos qualificados à padarias, farmácias e lan houses do município. "Foram mais dois elementos armados que tiramos de circulação neste período de fim de ano", finaliza Clayton Doce. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Vereador de Piripiri sofre infarto e é levado as pressas para Teresina

O vereador Francisco das Chagas Mendes Barbosa (Paco-Paco) soreu um infarto neste sábado (08) em Piripiri. O parlamentar municipal, chegou a ser levado para o Hospital da cidade, mas segundo a família, não teve um atendimento adequado e teve que levado pelos próprios parentes, as pressas para Teresina, onde foi submetido a um cateterismo e em seguida a um angioplastia.


A filha do vereador desabafou em seu Facebook sobre o atendimento do Hospital de Piripiri e fez duras críticas à forma como seu pai foi atendido. Najara, tasmbém agradeceu o apoio recebido pelos familiares. Leia o depoimento na íntegra, publicado pelo site "Piripiri 40 graus".

"Boa tarde, somente agora tive como manifestar nosso agradecimento às ligações e mensagens recebidas; orações para meu Pai, à menos de 24 horas passamos por um momento muito difícil, um infarto inesperado, um momento em que cada segundo era importante para salvar sua vida, não tenho como não lamentar o péssimo atendimento no HRCH, ao chegarmos o médico aplicou um remédio para dor e disse que nossa preocupação era desnecessária que nós é que estávamos exagerando ao querer agilizar um eletro, ou outro exame urgente para salvar sua vida, ao vermos q nada seria feito por parte da precariedade do atendimento, não tivemos outra alternativa a não ser colocá-lo no carro da família e remove-lo URGENTE para THE, sem sequer este médico nos dar um encaminhamento, uma hora e meia depois meu PAI já estava passando pelo procedimento do cateterismo que não foi o suficiente para sua melhora, submeteu-se à uma angioplastia, pelas mãos de Deus e do anjo Dr Thenyson Leitao, e intercessão de seu padrinho São Francisco, sei que meu velho é duro na queda e vai sair dessa mais uma vez."

Rayldo Pereira
Com informações de Piripiri40graus




PRF flagra horticultores viajando escondidos sobre carga de verduras

A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal de Piripiri, em trabalho de policiamento na rodovia BR- 22,  no município de São João da Fronteira, flagrou três pessoas viajando na carroceria de um caminhão, deitadas sobre carregamento de verduras.


Os agentes da PRF pararam o caminhão que transportava caixas de verduras e frutas para comercialização na Ceapi, em Teresina. A fiscalização percebeu uma movimentação estranha na parte mais alta da carga, que estava coberta com lona.


"Perguntamos o que havia posicionado sobre a carga e  o motorista declarou que três pessoas viajavam naquele local. Depois de afastada a lona eles se apresentaram. Ainda verificamos que haviam sido colocados colchões para que pudessem melhor se acomodar e passar despercebidos pela fiscalização", revelou o PRF. 


Fazendo cumprir as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe terminantemente o transporte de passageiros no compartimento de carga, o motorista foi multado por cometimento de infração gravíssima, em R$ 191 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação- CNH. Os passageiros tiveram que seguir viagem em ônibus de linha regular.


Da Editoria Cidades

Posts anteriores