Cidadeverde.com

Polícia identifica adolescentes acusados de furto e calúnia à polícia

Sob o comando do delegado Clayton Doce, equipe de policiais civis apreenderam nesta segunda-feira (28) quatro adolescentes acusados de dez arrombamentos em Piripiri e também apontados como autores do furtos à uma escola  estadual. Neste último caso, os envolvidos foram audaciosos e ainda desafiaram a polícia através de bilhetes com mensagens de baixo calão.


De acordo com informações da polícia, os jovens apreendidos têm idade entre 14 e 17 anos, sempre atuam à noite e são considerados um risco à população, principalmente, aos comerciantes. Durante a ação à unidade escolar, os adolescentes levaram notebooks, máquinas digitais, bolas, microfones entre outros. 


"Eles confessaram que foram autores da ação na escola e já identificamos quase todos os materiais levados. Uma mulher foi presa acusada de receptar um notebook", explica Melo. 

O escrivão conta ainda que os adolescentes foram liberados após intervenção do Conselho Tutelar e durante a madrugada de hoje já praticaram outro delito. 

"Vamos solicitar a internação dos jovens pelo período máximo de 45 dias, pois os furtos estão muito recorrentes. Em dezembro, por exemplo, em um dos assaltos o bando levou além de dinheiro cerca de 60 latinhas de cerveja, desodorantes, sorvetes, cigarros e outros produtos", finaliza Melo.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Assaltantes arrombam escola e deixam recado para polícia

A Polícia de Piripiri está em diligência para prender acusados de arrombar e furtar objetos da Unidade Escolar Cassiana Rocha, localizada no centro da cidade. A audácia dos envolvidos chamou atenção do caso, já que além de praticarem a ação criminosa, os acusados ainda provocaram a Polícia  deixando bilhetes escritos na parede desafiando os policiais.

                     Fotos: Piripirireporter

Palavrões foram apagados das imagens

Os recados traziam mensagens de baixo-calão e ainda frases do tipo "Vocês não vão pegar a gente...". No local, o armário da unidade foi arrombado e parte do telhado também foi retirado.




"Já temos pistas dos envolvidos e pretendemos capturá-los a qualquer momento", informaram fontes policiais.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Servidores acionam Ministério Público para receber salários atrasados

Cerca de 100 servidores concursados da Secretaria de Trabalho assistência e desenvolvimento social, de Piripiri, denunciam que a situação está insustentável, pois não receberam o salário de dezembro, nem o 13º salário.

Segundo a servidora Milaine Cristina Barros, o promotor do Ministério Público, Nivaldo Ribeiro, já foi acionado para tomar os procedimentos necessários.

"O prefeito diz que não vai pagar a conta do Luís Menezes. Mas nós somos servidores da prefeitura, não dele", desabafa a funcionária.

Milaine acrescentou que os servidores continuam trabalhando e já entregaram o planejamento semestral de 2013. 

Procurado pelo Cidadeverde.com, Odival Andrade, atual prefeito de Piripiri, reforçou a informação de que o salário não está incluso nos pagamentos da nova gestão. Segundo ele há um impedimento judicial para que não haja o pagamento.

"O ex-prefeito saiu e deixou essa dívida enorme, que não estava empenhada. A lei de responsabilidade fiscal nos impede de fazer este pagamento, não está previsto em nosso orçamento", acrescentou Odival.

O prefeito reforça que se houver autorização da justiça o pagamento será feito e negociado com os servidores e reforça: "O erro não é meu. Ele que cometeu um crime", concluiu Odival.

Rayldo Pereira

Ministério Público que reverter demissão de concursados

O Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, em atuação no município de Piripiri, ajuizou ação civil pública para tentar reverter a demissão de cerca de 200 servidores concursados exonerados pelo atual prefeito Odival Andrade.

"Está em jogo o interesse coletivo de uma parcela dos servidores municipais que foram exonerados ilegalmente por um ato administrativo inconstitucional, em flagrante ofensa aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório", argumenta o promotor de Justiça.

Promotor Nivaldo Ribeiro

De acordo com o representante do Ministério Público os concursados foram empossados e não poderiam ser demitidos por meio de decreto. "Se fosse constatada alguma irregularidade, estes servidores deveriam ser ouvidos e haveria a necessidade de todo um processo administrativo", reitera. 

Para o prefeito Odival Andrade, as demissões foram motivadas pelo aumento da despesa com pessoal nos últimos 180 dias da gestão anterior. 

Por outro lado, Nivaldo Ribeiro explica que o concurso foi homologado antes do período vedado pela Lei e inclusive, o Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer em que se manifestava pela legalidade das nomeações.

O Promotor de Justiça requereu a nulidade do decreto, com a reintegração dos servidores, sob pena de multa de aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil, que será avaliada juiz João Bandeira Monte Júnior.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

PRF apreende pistola 380 e "rebite" com caminhoneiro

Policiais Rodoviários Federais apreenderam, na noite desta terça-feira (22), uma pistola 380 municiada e ainda 29 comprimidos da marca Nobésio Forte, conhecidos rebite, droga utilizada para manter o indivíduo acordado por várias horas.

O material foi apreendido com o caminhoneiro identificado como Rodrigo José Maggione, 24 anos, natural de Coxim-RS, abordado  no trecho entre os municípios de Piripiri  e Capitão de Campos, na BR-343.

                      Foto: Cliquepiripiri

Segundo a polícia, Rodrigo Maggione estava em um caminhão bitrem, vindo de Ubajara-CE com destino a Caracol-PI.

"Desconfiamos porque o caminhão passou em alta velocidade e deslocamos uma viatura e o abordamos aproximadamente 8 km depois. Rodrigo alegou que estava apressado, porque tinha que resolver compromissos em Teresina",  informou a PRF.

O motorista foi autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, pagou fiança e responderá o processo em liberdade. 


Com informações Cliquepiripiri

Prefeitura de Piripiri lança programação para o Carnaval do Povo 2013

O carnaval em Piripiri terá atrações de qualidade e uma programação que promete atrair foliões de toda a região.

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria da Juventude, Cultura e Esporte, está preparando o Carnaval do Povo, que terá como tema: Piripiri, Pulando de Alegria, e promete ser um dos melhores e mais animados carnavais de rua da região norte do Piauí.


Grandes atrações estão na programação do evento. A Festa de Momo piripiriense inicia na sexta-feira, dia 08, com a segunda edição do Corso de Perypery. Na programação, desfile de carros alegóricos e fantasias pelas principais ruas e avenidas da cidade. O Corso terá início na Avenida Aderson Ferreira (na altura da panificadora Zé Gavião) e dispersão com a banda Só Sakana, na Avenida Tomaz Rebêlo.

O Carnaval do Povo acontecerá na Avenida Tomaz Rebêlo, na altura do colégio Cassiana Rocha, onde será armado palco para apresentação das bandas contratadas. Dando continuidade à programação, no sábado, dia 09, a banda Xé Pop fará o show. No domingo, dia 10, é a vez da banda Pilera se apresentar no espaço da folia. Na segunda-feira, dia 11, Fabrícia fará a animação e, na terça-feira, dia 12, Nayrê encerra a programação do carnaval de Piripiri em grande estilo.


Outra novidade do Carnaval do Povo é o Carnagay que acontece no domingo de carnaval. A concentração do Carnagay será às 17h na Praça das Flores e a dispersão na Avenida Tomaz Rebelo, no espaço da folia, com a Banda Pilera. A ideia do evento é fazer a inclusão e o combate à homofobia. A organização do Carnaval do Povo quer dar ao folião um carnaval com atrações de qualidade, com coordenação, segurança e muita animação. 

De acordo com o prefeito Odival Andrade, o carnaval terá grandes atrações com o objetivo de recuperar a tradição do carnaval na cidade. “Estamos reativando o carnaval depois de cinco anos. Será um carnaval grande, com ótimas atrações, apoio aos blocos e muita organização”, garantiu o prefeito.

Fonte: Piripiri 40graus

Polícia investiga se tratorista esmagado sofreu infarto

A polícia de Piripiri está investigando a morte do homem identificado como Francisco das Chagas Melo, 50 anos, encontrado esmagado por um trator contra uma árvore, na última quinta-feira (17).

                     Foto: Piripiri40º

De acordo com informações policiais, a vítima foi encontrada pelo proprietário da empresa em que trabalhava. "Até agora sabemos que o dono da empresa informou que o encontrou prensado junto a um cajueiro e a máquina ainda estava em funcionamento", explica Melo, escrivão da Delegacia Regional de Piripiri. 


As causas da morte ainda estão sendo investigadas e há possibilidades de que Francisco das Chagas tenha sofrido  infarto ou AVC, vindo a ser prensado pelo veículo. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitura de Piripiri inicia pagamento dos servidores nesta sexta (18)

Conforme anunciado pelo prefeito Odival Andrade nos primeiros dias de mandato, por meio de tabela divulgada pela imprensa, terá início, nesta sexta-feira (18), o pagamento dos servidores públicos municipais de Piripiri. Algumas secretarias receberão seus salários ainda dentro do mês trabalhado.
 
Serão pagas, hoje, as folhas da Secretaria de Governo, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Finanças, Procuradoria, Controladoria, Consultoria e Secretaria de Juventude, Cultura e Esportes.
 
Nas próximas segunda-feira (21) e terça-feira (22), serão pagos os servidores da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Quarta-feira (23) e quinta-feira (24) será a vez dos servidores da Secretaria Municipal de Educação.
 
Os servidores da Secretaria de Infraestrutura, assim como os da Secretaria Municipal de Saúde, deverão receber seus salários na próxima sexta-feira (26), sendo que o abono salarial será pago na próxima semana.
 
A conclusão das folhas de pagamento da prefeitura de Piripiri, prevista anteriormente para o dia 13 de fevereiro, poderá ser antecipada, caso haja disponibilidade financeira, como informa Odival Andrade.
 
“A divulgação do calendário de pagamento do servidor traz mais segurança para o funcionalismo que, sabendo da data do pagamento de seus vencimentos, pode fazer um melhor planejamento de seus compromissos”, destaca o prefeito.

Da Editoria de Cidades

Sasc promove capacitação na região de Piripiri

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Gestão da Assistência Social (DUGSUAS), promove até sexta-feira (18), na cidade de Piripiri e região, a capacitação de entrevistadores, técnicos e cadastradores do programa Bolsa Família.

Com a posse de novos gestores da assistência social em alguns municípios do Estado, a capacitação objetiva fazer um treinamento com esses gestores e técnicos da Secretaria Municipal da Assistência Social de Piripiri para que façam a atualização do cadastro das famílias que recebem o bolsa família e a análise do perfil de famílias que venham a integrar o programa.

Na oportunidade, será feita a cessão do prédio do CSU, que é do Estado, para a Prefeitura Municipal de Piripiri, e ainda a construção de um Centro de Referência da Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional, frutos de uma parceria entre a Sasc e a Prefeitura de Piripiri.

Programação

Dia 17 (Quinta-feira)
Aulas 8 a 16
Tema: Identificação da pessoa focado na Deficiência; Escolaridade; Trabalho e Remuneração responsável pela Unidade Familiar - RF

Dia 18 (Sexta-feira)
Aulas 17 a 20
Tema: Cadastramento de Grupos Tradicionais e Específicos (Preenchimento do Formulário Suplementar 1 - Quesito 2.07)
13h - Encerramento: Aplicação do Teste Final e Avaliação da Capacitação

Da Editoria de Cidades

PROCON multa banco por cobranças indevidas em Piripiri

O Tribunal de Justiça confirmou a decisão do PROCON/PI em multar o banco CREFISA S/A (Crédito, Financiamento e Investimentos) em R$ 19.200. A multa foi aplicada em Piripiri, após uma apuração do órgão de que clientes solicitavam o cancelamento de empréstimos junto ao banco, por não terem recebido o valor solicitado, mas, mesmo assim, passaram a sofrer redução em seu benefício previdenciário (pensão, auxílios e aposentadoria).

Foto: Reprodução / Google Maps

O processo administrativo que deu origem a multa partiu de pelo menos 10 reclamações de consumidores ao PROCON. Em uma audiência no órgão, o banco ficou incumbido de apresentar os comprovantes de fornecimento dos valores. Segundo o Ministério Público, a empresa não exibiu os documentos; apenas propôs um acordo através do qual se comprometeria a devolver os valores já descontados do benefício do consumidor. 

A devolução do valor cobrado deve ser feita em dobro, e a proposta não foi aceita. Como o banco se recusou a devolver a quantia efetivamente devida, o processo foi enviado para o juizado especial.


O PROCON alerta que as empresas devem cuidar para que o consumidor tenha conhecimento, prévio e expressamente, sobre a natureza do serviço, posto que lhe é dada a oportunidade de conhecimento de forma clara e precisa. De acordo com o órgão a aplicação de uma penalidade administrativa como uma multa deve ser considerada pelo fornecedor como um alerta para a prevenção.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Crefisa S/A, que já foi comunicada sobre a multa e afirmou que a decisão ainda não foi transitada em julgado. O departamento jurídico da empresa afirmou que irá entrar com recurso contra a multa.


Rayldo Pereira

Posts anteriores