Cidadeverde.com

Operação prende mais 7 pessoas em Piripiri; cidade está há 20 dias sem homicídios

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

A Polícia Civil do Piauí divulgou nesta sexta-feira (20) que a cidade de Piripiri (a 166 km de Teresina) está há 20 dias sem registrar homicídios. A Secretaria Estadual de Segurança montou força tarefa para coibir a criminalidade na região. 

Hoje, a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) informou que prendeu nas últimas 24 horas sete pessoas envolvidas com a criminalidade em Piripiri. As prisões são resultadas do cumprimento de mandados de prisão na região.

Facções criminosas veem atuando em Piripiri e com a chegada da força tarefa, prendendo lideres, ajudou a reduzir os assassinatos. Em um ano, 37 pessoas foram executadas na região. Duas delas mortas em dezembro do ano passado por engano. 

Dos presos, cinco são suspeitos de participar de um duplo homicídio na cidade no dia 3 de dezembro. O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas, informou que as vítimas foram possivelmente mortas por engano. 

“As vítimas eram dois jovens que não tinham envolvimento com o crime e, provavelmente, foram mortos por engano. Vale ressaltar que a cidade está há 20 dias sem homicídios e sem o registro da prática e de crimes violentos”, destacou o delegado Matheus Zanatta. 

Duplo homicídio

No dia 3 de dezembro de 2022, dois homens foram mortos a tiros, em Piripiri, 157 km ao Norte de Teresina. A dupla estava em uma moto quando começou a ser perseguida por criminosos em um carro. O veículo se aproximou da moto, os criminosos atiraram várias vezes. 

Um jovem de 20 anos, identificado como Daniel Rodrigues da Silva, morreu ainda no local. A outra vítima, identificada apenas como Renan, chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

Nataniel Lima
[email protected]

Reforma do aeroporto será inaugurada no domingo(22)

Foto: Ccom

O Governo do Piauí vai inaugurar a reforma do aeroporto de Piripiri, no norte do Estado, no próximo domingo. A obra, que irá impulsionar o desenvolvimento local, foi dividida em etapas, com participação da Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans-PI), Gabinete Militar do Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Piripiri.

O secretário dos Transportes, Jonas Moura, ressaltou a importância da obra para a região. “A cidade de Piripiri é um dos mais importantes centros urbanos da região Norte do Estado, se configurando como polo regional em setores diversos, como saúde, educação, comércio, agronegócio, imobiliário, além de atender a pauta de exportação, que tem crescido muito nos últimos anos. Dessa forma, o município, que tem um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Piauí, necessita de uma melhor infraestrutura aeroviária, que venha atender as demandas, não só dos piripirienses, como também das cidades circunvizinhas”, enfatizou o gestor.

Os trabalhos realizados pela Setrans-PI consistem na execução da Pavimentação Asfáltica em Tratamento Superficial Duplo (TSD) da pista de pousos e decolagens, orçada em quase R$ 2,5 milhões, com recursos do Governo do Piauí.

O cercamento da área foi executado pelo Gabinete Militar do Piauí, órgão que será responsável pelo gerenciamento do aeroporto. Já a construção da Casa de Passageiros foi executada pela prefeitura Municipal de Piripiri.

Da Redação

Polícia prende suspeito de usar mototáxi para transportar drogas

Foto: Ascom / SSP-PI

A Força Integrada Estadual de Segurança Pública (Feisp) prendeu na noite de ontem (17) um suspeito de ser proprietário da droga encontrada com um mototaxista no dia 4 de janeiro na cidade de Piripiri, a 166 km de Teresina. 

O motociclista foi preso após os policiais realizarem uma abordagem e encontrar com ele três trouxas de maconha. Os agentes então conduziram o mototaxista até sua residência, onde encontraram uma arma de fogo, quase 7 kg de maconha e R$ 428 em espécie. 

Aos policiais, o mototaxista afirmou que a droga era para consumo próprio. 

No entanto, 13 dias após sua prisão, a Inteligência da Polícia identificou um segundo envolvido no tráfico de drogas na cidade que seria o proprietário da grande quantidade de maconha encontrada na casa do mototaxista. 

"Através de diligências e de levantamento, a equipe conseguiu identificar o proprietário do entorpecente e na data de ontem fizemos a apreensão do indivíduo. Mais uma importante prisão em Piripiri", ressaltou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). 

O mototaxista já foi preso em novembro de 2022 pelo crime de tráfico de drogas em Piripiri. E o traficante preso ontem já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e furto qualificado. Ele foi conduzido à Delegacia de Piripiri, onde passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça. 

Ações em Piripiri 

A Secretaria de Segurança enviou efetivo da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) para realização de operações especiais na cidade desde o último dia 03 de janeiro. 

“Estabelecemos este esforço concentrado com o objetivo de devolver a sensação de segurança para os piripirienses, no combate a criminalidade e estamos conseguindo.[...] Estamos há 15 dias sem registro de morte em Piripiri”, disse o secretário Chico Lucas. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Após série de mortes, Segurança envia helicóptero e reforço policial para Piripiri

Foto: divulgação SSP-PI

Policiais civis e militares ficam na região durante 30 dias

A Secretaria de Segurança do Pública do Piauí autorizou o envio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) para operações especiais em Piripiri, cidade ao Norte do Estado que tem registrado uma série de assassinatos. O delegado Matheus Zanatta, nomeado na Superintendência de Operações Integradas e Avaliação de Riscos, disse ao Cidadeverde.com que um helicóptero da Polícia Militar está sendo empregado na operação que se estende, pelo menos, durante 30 dias. Em aproximadamente um ano, 37 pessoas foram executadas na região. 

Foto: divulgação SSP-PI

Policiais civis e militares ficam na região durante 30 dias

O reforço policial chegou à cidade na última quarta-feira (04) e a "força-tarefa" já resultou em três prisões relacionadas a crimes bárbaros. Zanatta reitera que a onda de mortes na região é ligada a disputa por território entre facções criminosas. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Operação é coordenada pelo delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas e Avaliação de Riscos

“Os policiais da Feisp se deslocaram para região para presidir algumas investigações. Nesses primeiros três dias, conseguimos esclarecer um  homicídio e outro duplo homicídio onde pai e filho foram mortos”, explicou o delegado Matheus Zanatta. 

Foto: divulgação SSP-PI

Suspeito de matar e carbonizar desafeto. Ao lado, roupa que ele teria usado durante o crime

Os presos não tiveram os nomes divulgados. Um deles é suspeito de matar e carbonizar um desafeto na cidade de Brasileira, situada na região de Piripiri. 

"O corpo foi encontrado na última quarta-feira (04) em um terreno baldio no centro da cidade. Ele confessou e disse que a a motivação seriam desavenças entre eles. Ele matou, carbonizou e enterrou", explica Zanatta. 

As outras duas prisões têm relação com o assassinato de pai e filho, um adolescente de 14 anos que morreu ao tentar proteger o pai. Policiais buscam agora um terceiro suspeito de participação no duplo homicídio. O caso segue investigado.

"Vamos ficar por 30 dias quando a situação será reavaliada. Nessa operação tem bastante equipe também da Polícia Militar, inclusive com helicoptéro. Tudo isso para a gente frear o índice de criminalidade, principalmente homicídios, e garantir maior sensação de segurança à população", finaliza Zanatta. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Adolescente de 14 anos morre ao lado do pai tentando protegê-lo

Um adolecente de 14 anos morreu após tentar proteger o pai, assassinado a tiros na última sexta-feira (30) em um bar no município de Piripiri. Os suspeitos do crime ainda não foram identificados, mas o caso está sendo investigado pela Delegacia Regional da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) no município. 

“O filho aparentemente entrou na frente para proteger o pai e acabou sendo alvejado também. Eram dois indivíduos em uma motocicleta. O filho morreu após ser atendido no hospital. A equipe de investigação está levantando as primeiras informações”, informou o delegado Célio Benício, gerente de polícia do interior. 

No último domingo (1), uma terceira ocorrência de morte violenta foi registrada na cidade da região Centro/Norte do estado.  Um motoqueiro, identificado apenas como Elias, também foi abordado por dois homens em uma moto e morto a tiros. 

“Não temos informações se os dois casos tem relação, mas a Delegacia Geral está montando um plano de ação para dar um apoio a unidade de Piripiri, tendo em vista que no último ano os índices de homicídio lá cresceram substancialmente”, concluiu o delegado. 

Breno Moreno
[email protected]

Homem é executado a tiros no bairro São João no município de Piripiri

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um homem foi assassinado a tiros na manhã desse domingo, 1º de janeiro no bairro São João, no município de Piripiri, a 165 km de Teresina.

O homem, identificado apenas como Elias, estava conduzindo uma motocicleta quando uma dupla em outra motocicleta realizou os disparos de arma de fogo.

Elias caiu na calçada de uma residência, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A polícia informou que após o crime os suspeitos fugiram do local e ainda não foram identificados.

O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado e fez a remoção do corpo do local. A Polícia Civil vai ficar responsável pela investigação.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Homem é executado a tiros em rua no município de Piripiri

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um homem foi assassinado a tiros em uma rua na noite de domingo (18) no município de Piripiri, a 165 km de Teresina.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 20h30 quando o homem estava passando pela rua, e foi abordado por dois homens em uma motocicleta na região da Invasão Esperança Garcia.

Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, não resistiu aos ferimentos e morreu na rua da invasão.

Segundo a PM, a vítima seria um usuário de drogas, e a suspeita é que o crime tenha ocorrido por uma dívida por drogas, e que ele era conhecido por realizar pequenos roubos na região.

A identidade da vítima não foi revelada pela polícia, apenas que ele era conhecido com Macaquinho.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Polícia prende seis suspeitos de envolvimento em série de homicídios em Piripiri

  • WhatsApp_Image_2022-12-15_at_08_39_49.jpeg Divulgação / Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2022-12-15_at_08_39_49_(3).jpeg Divulgação / Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2022-12-15_at_08_39_49_(2).jpeg Divulgação / Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2022-12-15_at_08_39_49_(1).jpeg Divulgação / Polícia Civil do Piauí

Uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar em Piripiri, a 166 km de Teresina, realizou a prisão de seis pessoas nesta quarta-feira (14). A ação é resultado de investigações integradas entre as polícias, após a cidade de Piripiri registrar uma série de homicídios nas últimas semanas. 

“Conseguimos cumprir vários mandados de busca e apreensão com o intuito de diminuir a criminalidade na região, tendo em vista que nos últimos dias tiveram vários homicídios”, informou o delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada. 

Além das seis prisões, a operação apreendeu três armas de fogo, três motos roubadas e entorpecentes. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão na cidade.

“Essas armas passarão por microcomparação balística para saber se elas foram usadas em algum homicídio na cidade de Piripiri”, completou o delegado. 

A ação foi desenvolvida pela Delegacia Regional de Piripiri, com apoio de várias unidades policiais da capital, dentre elas a Gerência de Polícia Especializada, DRCI e Gerência de Polícia do Interior e Polícia Militar.

Homicídios 

O caso mais recente registrado na cidade aconteceu no dia 10 de dezembro, quando o dono de um bar foi morto a tiros por dois homens em uma motocicleta. No dia anterior, uma mulher, também proprietária de um bar, foi assassinada a tiros na cidade. Foram cinco homicídios registrados em uma semana. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Dono de bar é morto a tiros em Piripiri; 5º homicídio em uma semana

Foto: Redes sociais 

O proprietário de um bar foi morto a tiros na noite deste sábado (10) no município de Piripiri (a 157 Km de Teresina). O crime aconteceu por volta das 19h, no conjunto Espedito Resende. 

De acordo com informações da Polícia Militar, Siele Gomes, foi morto dentro do próprio estabelecimento. 

Os disparos foram efetuados por dois homens em uma motocicleta, que deixaram o local logo após o crime. 

A motivação e a dinâmica do homicídio ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil. 

Os suspeitos ainda não foram localizados. 

O caso deste sábado é o 5º homicídio registrado em Piripiri no intervalo de apenas uma semana. 

 

 


Da Redação
[email protected]

Elmano Férrer visita obras de interseção da BR-343 em Piripiri

Foto: Ascom/Elmano Férrer

O senador Elmano Férrer esteve em Piripiri, neste sábado (10/12), para acompanhar de perto as obras de interseção da BR-343, na travessia urbana do município. O parlamentar está à frente do projeto, que prevê a construção de um acesso mais seguro entre o Centro da cidade e o bairro Petecão, em uma região que, nos últimos anos, vem registrando um elevado número de acidentes, inclusive fatais. O projeto na rodovia é executado pelo Dnit/PI, que já concluiu mais de 50% dos serviços de terraplanagem. 

Durante a visita ao canteiro de obras, Elmano Férrer lembrou que tem trabalhado muito para modernizar as rodovias federais que cortam o Piauí, com o objetivo de garantir mais comodidade e segurança para quem viaja pelo nosso estado. “No caso da interseção da BR-343, em Piripiri, queremos garantir uma travessia mais tranquila nesse trecho urbano da rodovia. A obra vai beneficiar, principalmente, as mais de 5 mil pessoas que se deslocam, diariamente, entre o bairro Petecão e o Centro da cidade”, observa o parlamentar. 

A obra de interseção da BR-343 é uma antiga reivindicação dos moradores da região.  Nesta passagem por Piripiri, o senador esteve acompanhado do superintendente do Dnit/PI, Ribamar Bastos, do deputado Marden Menezes e do vereador Domingos Gomes de Carvalho (Domingão).

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores