Cidadeverde.com

Programa "Prefeitura Até Você" entrega obras na zona rural de Piripiri

  • unnamed_(29).jpg Divulgação
  • unnamed_(28).jpg Divulgação
  • unnamed_(27).jpg Divulgação
  • unnamed_(26).jpg Divulgação
  • unnamed_(25).jpg Divulgação
  • unnamed_(24).jpg Divulgação
  • unnamed_(23).jpg Divulgação
  • unnamed_(22).jpg Divulgação
  • unnamed_(21).jpg Divulgação
  • unnamed_(20).jpg Divulgação
  • unnamed_(19).jpg Divulgação
  • unnamed_(18).jpg Divulgação
  • unnamed_(17).jpg Divulgação
  • unnamed_(16).jpg Divulgação
  • unnamed_(15).jpg Divulgação
  • unnamed_(14).jpg Divulgação
  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação

A prefeitura de Piripiri realizou nesse sábado (21), na localidade rural Corrente, região do Pé do Morro, o programa Prefeitura Até Você, por meio do qual o prefeito Odival Andrade entregou diversas obras à população, como a reforma e ampliação da Escola Municipal Angélica Vila Nova, estradas que interligam as comunidades locais e sistema de abastecimento de água que vai beneficiar cerca de 60 famílias.

O programa Prefeitura Até você, promovido pela prefeitura, tem por objetivo aproximar as ações do poder público municipal da população. Além da entrega de obras, a prefeitura, por meio de suas secretarias, realiza ações como atendimento odontológico e médico geral, cadastro no Programa Bolsa Família, orientação psicossocial, corte de cabelo, atividades esportivas e voltadas para o público infantil.

"Hoje, estamos entregando, além das obras de mobilidade e abastecimento, a reforma e ampliação de uma escola que deve atender a mais de 50 crianças dessa região. Educação sempre será prioridade em nossa gestão e, desse modo, é imprescindível que investimentos como este sejam multiplicados e se torne uma constante, no sentido de promover o pleno desenvolvimento educacional e social em Piripiri", frisa o prefeito.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piripiri entrega sistema de abastecimento d’água na comunidade Corrente

A Prefeitura de Piripiri entregará, no próximo sábado (21), o sistema de abastecimento d’água na localidade Corrente. A população local também será contemplada com a inauguração de uma estrada, totalmente recuperada, bem como a abertura da Escola Municipal Angélica Vila Nova, que foi reformada.

“Para nós é bastante gratificante realizar uma série de inaugurações num mesmo dia, entregando benefícios em diferentes áreas à população. A conclusão das ações muitas vezes demora, mas o resultado é positivo e o povo sabe disso”, comemora o prefeito Odival Andrade.

Na oportunidade, a Prefeitura de Piripiri dará prosseguimento a mais uma edição da “Prefeitura Vai Até Você”, por meio da prestação de serviços gratuitos na localidade Corrente. As ações serão realizadas a partir das 6h.

Com o intuito de facilitar o deslocamento da população até o local, a Prefeitura de Piripiri disponibilizará linhas de ônibus saindo de diferentes pontos da cidade. Abaixo seguem as linhas que estarão disponíveis:

DA CIDADE: Ônibus saindo da SEDUC, SETAS, SESAM, SEDESP e PREFEITURA.

ZONA RURAL: ROTA 1 (carro passando no Caldeirão – Banda –Angical - Boqueirão – Campestre - Corrente)

ROTA 2 (Oiticica - Canto do Araçá – Gia – Emparedado – Cangati -Barreirinha - Serra dos Venturas - Jardim-Corrente)

ROTA 3 (Alegre - Alto Bonito - Perua - Caiçara - Corrente)

ROTA 4 (Saco Dantas - Lagoa da Cruz - Pé do Morro – Cadóz -Corrente)

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Hospital de Piripiri passará por reforma e UTI fechará por 90 dias

O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, passará por reforma e ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que passará a ter dez leitos. Por conta disso, o local ficará fechado por 90 dias. Os pacientes de média e alta complexidade serão realocados na unidade semi-intensiva e, se necessário, encaminhados para Teresina.

Atualmente, o HRCR possui sete leitos. No intuito de credenciar a Unidade junto ao Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado está promovendo a ampliação dos leitos. Para o secretário da Saúde, Francisco Costa, “além de adquirir mais recursos para custeio e manutenção do Hospital, essa medida é de suma importância, pois vai melhorar ocom atendimento na região”, frisou.

Para continuar dando suporte aos pacientes da urgência, o Hospital está readequando a sala de estabilização com equipamentos e mais dois leitos de terapia semi-intensiva, como também equipar e reformar a radiologia e o Centro Cirúrgico daquela unidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.

Juiz do TRE mantém Odival Andrade na prefeitura de Piriripiri

O juiz Dioclécio Sousa da Silva, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), suspendeu a decisão da Justiça Eleitoral de Piripiri e manteve o prefeito do município, Odival Andrade, no cargo. O gestor, que já havia sido cassado no final de 2014, perdeu o mandato no dia 10 de março em decisão do juiz Francisco João Damasceno, da 11ª zona eleitoral.

Na liminar, o juiz do TRE alega que a mudança de gestor neste momento promove a insegurança jurídica do caso. "Dado o afastamento do mandatário eleito originalmente pelo voto popular e assunção de um outro, em decorrência de eleição suplementar, mesmo antes de observado o duplo grau de jurisdição", afirma o juiz.

Odival Andrade, que estava no cargo sob efeito de uma liminar, permanecerá na prefeitura até o julgamento do processo pela Corte Eleitoral. "O posicionamento desta Corte é no sentido de se evitar a sucessiva alternância na chefia do Poder Executivo Municipal", disse o juiz em sua decisão.

Ainda de acordo com Dioclécio Sousa da Silva, verifica-se na decisão de 1ª instância a necessidade de melhor averiguar o impacto que as denúncias possam ter alcançado no município que poderia ensejar a cassação de mandato eletivo. 

O prefeito e a vice Maria do Socorro Mesquita foram acusados de abuso do poder econômico atribuída ao uso da Rádio Itamaraty - por meio de entrevistas - e da farta distribuição de calendários em Piripiri urbe contendo mensagem de felicitação na passagem de 2011/2012.

Hérlon Moraes
[email protected]

PRF resgata comerciante preso por 50 minutos dentro de carro

Na tarde desta segunda-feira (16) um comerciante piripiriense ficou preso dentro de uma caminhonete Chevrolet/S10 LT quando viajava pela BR 343. O automóvel parou na altura do km 189 da rodovia com as portas e janelas travadas, por volta das 14h.

 

 

A central de operações da PRF (191) foi acionada pelo celular da vítima para socorrê-lo, pois passava mal. Uma equipe foi despachada e ao chegar ao pátio do posto Corujão III avistou o veículo com o motorista preso no seu interior. 

Segundo a PRF, as travas do veículo não funcionavam, nem do lado interno nem do externo. Depois de quase 50 minutos trancado e com falta de ar, o cidadão passou a solicitar por meio de gestos e sinais que um dos vidros fosse quebrado para que ele saísse. Com a ajuda de uma marreta, os policiais quebraram o vidro traseiro direito e o resgataram quase inconsciente. 

Após retirar o motorista do veículo, constatou-se que o cabo da bateria tinha se soltado, ocasionando a pane. 

 

 

Depois de agradecer aos policiais rodoviários federais que o resgataram, o condutor disse que tinha saído de uma concessionária de veículos em Teresina e tinha como destino a cidade de Piripiri. Por fim, os fatos foram registrados e o cidadão seguiu viagem.

 

Da Redação
[email protected]

Acusado de tentativas de estupro morre após ser espancado dentro de delegacia

Foto: Repórter 10

 

O jovem José Paulo de Sousa Nascimento, 19 anos, conhecido como 'Maníaco da Moto' e 'Raposa' morreu após ser agredido fisicamente dentro de uma das celas do Complexo de Delegacias de Piripiri, nesta semana. Ele era suspeito de pelo menos seis tentativas de estupro e de acordo com a Polícia Civil, a violência contra o detento pode ter sido uma retaliação aos crimes contra as mulheres, considerado imperdoável dentro do 'código de ética' dos detentos. 

As agressões ocorreram no último dia 12 e pelo menos três detentos o agrediram a socos e pontapés. José Paulo foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Regional Chagas Rodrigues, com traumatismo crânio-encefálico. Em seguida transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), quando veio a óbito na tarde desta sexta-feira (13). 

Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito abordava as mulheres sempre armado e entre as vítimas estava uma idosa de aproximadamente 70 anos. No mês de fevereiro, o suspeito foi encaminhado à delegacia, sendo reconhecido pelas vítimas e em seguida liberado. Em março, ele foi preso em cumprimento ao mandado judicial.

José Paulo residia no bairro Anajás onde ocorre o velório neste sábado (13). Familiares informaram que ele sofria com transtornos mentais e fazia uso de medicação controlada, sendo acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Piripiri.

 

Graciane Sousa
[email protected]

"Cassação é manobra golpista" diz prefeito de Piripiri após decisão judicial

O prefeito Odival Andrade resolveu se manifestar pelas redes sociais após a ser cassado novamente pela justiça eleitoral de Piripiri, por abuso de poder nas eleições 2012. No post no Facebook, o gestor disse que as acusações são manobras golpistas planejadas por inimigos políticos incomodados com a mudança popular. Pela decisão, novas eleições deverão ser realizadas na cidade e tanto o prefeito como a vice Maria do Socorro de Oliveira Mesquista se tornam inelegíveis por oito anos.

"Manobras golpistas têm sido manejadas pelos incomodados com a mudança popular. E toda leva de artimanhas têm sido trazidas à prática, sempre com base não em fatos, mas em factoides, mentiras, invencionices, na vã tentativa de confundir a opinião pública e de justificar um golpe por parte daqueles que não se acostumam a viver sem o poder e o querem a todo custo, mesmo que seja preciso pisar na decisão popular", diz trecho do post. 

Esta é a 2ª cassação do prefeito em quatro meses. Na mensagem, Odival Andrade também se mostra confiante e acredita que- assim como ocorreu em janeiro deste ano quando ele conseguiu uma liminar- se manterá no cargo até julgamento do processo pelo plenário do tribunal.

"De novo, eles não triunfarão em seus blefes. O mal será remediado e a Justiça, de novo, feita. Nós voltaremos ao comando do município em respeito à soberania popular. E os golpistas, que perdem nas urnas e querem decidir no tapetão, terão de se conformar com mais uma derrota. Porque Piripiri é para o Povo. E nunca mais será de um grupo, de uma turma, de uma corriola", diz outro trecho. 

Odival Andrade foi cassado pela primeira vez no dia 19 de dezembro do ano passado, também por decisão do juiz Francisco Damasceno. A segunda cassação é datada de 10 de março de 2015, pelo mesmo magistrado e, assim como da outra vez, cabe recurso ao TRE, já que a decisão é de 1ª instância.

O assessor especial de Odival Andrade, George Magno, informou ao Cidadeverde.com que entrou hoje com recurso na justiça eleitoral de Piripiri e  na próxima segunda-feira (16) ajuizará ação cautelar com efeito suspensivo da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

 

Veja o post na íntegra

                                                                         Foto: Reprodução/ Facebook


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeito de Piripiri é cassado pela 2ª vez e juiz o declara inelegível

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade (PSB), foi cassado novamente pela justiça eleitoral do município, localizado a 157km ao norte de Teresina. A decisão, data do dia 10 de março, é do juiz Franscisco João Damasceno. O gestor e a vice Maria do Socorro de Oliveira Mesquista foram acusados de abuso de poder nas eleições 2012. Ela também perde o cargo e uma nova eleição deve ser realizada, segundo o juiz. É a 2ª cassação do prefeito em 4 meses.

Franscisco João Damasceno também declarou Odival Andrade e sua vice inelegíveis por 8 anos. Ele determinou ainda que o presidente da Câmara Municipal assuma o cargo até a realização de novas eleições de forma imediata.

1ª Cassação

Odival Andrade foi cassado pela primeira vez no dia 19 de dezembro do ano passado, também por decisão do juiz Francisco Damasceno. O gestor e a vice foram acusados de desvio de verbas públicas. A defesa do prefeito recorreu da decisão junto ao TRE e conseguiu, no dia 08 de janeiro deste ano, uma liminar para que o socialista aguardasse no cargo o julgamento do processo pelo plenário do tribunal.

Em nota, o prefeito reagiu com tranquilidade e lamentou uma nova decisão com o mesmo conteúdo da ação anterior. “É lamentável que queiram insistentemente calar a voz do povo de Piripiri. Os piripirienses decidiram, em 2012, nos dando 18.900 votos, que queriam o nosso nome como prefeito da cidade, reprovando o velho regime autoritário e opressor que se estabelecia na cidade há 30 anos. Mas parece que isto não está sendo considerado. E novamente tentam desrespeitar a soberania das urnas, a vontade do povo”, afirmou Odival.

Para o prefeito, os mesmos fatos alegados nesta nova Ação de Investigação Judicial Eleitoral já foram afastados e seus argumentos, aceitos, na Ação Cautelar que o manteve no cargo. “Não há nada de novo nessa discussão requentada. Nem mesmo a perseguição insistente de que eu sou alvo. A minha sorte é que o povo de Piripiri me conhece. Sabe de meu caráter e não aceita que sua decisão nas urnas seja mudada no tapetão”, frisa Andrade.

Odival disse que seus advogados já trabalham para tornar sem efeito a decisão. “A exemplo da outra ação, está também não prosperará porque os seus argumentos não se sustentam. A justiça, de novo, será feita ao final. O povo de Piripiri pode ficar tranquilo que tudo se restabelecerá”, finaliza.

Assim como da outra vez, cabe recurso ao TRE, já que a decisão é de 1ª instância.

 

Herlon Moraes
[email protected]

Prefeitura faz mutirão para atualizar cadastro do Bolsa Família

A prefeitura de Piripiri realizará, a partir desta segunda-feira (9), um mutirão de acompanhamento junto às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, com a finalidade de atualizar os cadastros das famílias que ainda não informaram os dados relativos ao acompanhamento da carteira de vacinação das crianças. 

O prefeito Odival Andrade determinou que os técnicos da secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social (Setas) e da secretaria municipal de Saúde (Sesam) se desloquem até os residenciais para medir de altura e peso das crianças, para que os dados sejam inseridos no sistema.

"Estamos fazendo este mutirão, pois uma das condições para a concessão do benefício é justamente a informação contínua de dados a respeito dos beneficiados. Não queremos que ninguém tenha o benefício do Bolsa Família cancelado ou bloqueado, por isso os técnicos irão visitar as famílias em Piripiri", explica Odival Andrade. 

O mutirão estará nos dias 9, 10, 11 e 12 de março no Centro Educativo Municipal Manuel Lira, localizado no Parque Recreio, atendendo os moradores daquele residencial. Nos dias 16, 17, 18 e 19, o atendimento será para os moradores dos residenciais Petecas I, II e III e do residencial Dr. Antenor de Araújo Freitas, no Centro Educativo Municipal Carolina de Freitas Lira. 

O trabalho da equipe será concluído nos dias 23, 24, 25 e 26, com o atendimento no Centro Educativo Municipal Paulo Machado, destinado aos moradores do residencial José Amâncio de Assunção. 

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Piripiri investe cerca de R$ 470 mil na reforma de 23 escolas públicas

Com o intuito de garantir as condições necessárias para o início do período letivo 2015, a Prefeitura de Piripiri está investindo um total de R$ 469.006,89 para a reforma de 23 escolas municipais da cidade, nas zonas rural e urbana. De acordo com dados do Censo do ano passado, Piripiri possui 10.788 estudantes cadastrados na rede pública de ensino da cidade.

 

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado para que as obras nas escolas sejam concluídas o quanto antes, garantindo melhores condições estruturais para professores e alunos. Apesar da redução dos repasses do Fundo de Participação Municipal (FPM), conseguimos reservar recursos para a realização de reparos nas escolas”, ressalta o prefeito Odival Andrade.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) administra, atualmente, um total de 70 escolas públicas no município de Piripiri, sendo 27 na zona urbana, incluindo a existência seis creches, além de 43 instituições de ensino na zona rural.

 
Entre as intervenções que estão sendo realizadas nas escolas estão pinturas, reforma do teto e das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, bem como a troca de portões, construção de novas salas, reforma do muro e ainda de quadras poliesportivas. “Queremos garantir um ensino de qualidade aos alunos, além de incentivar a prática de esportes e o envolvimento com atividades culturais”, acrescenta Odival Andrade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores