Cidadeverde.com

Jovem morre afogado no açude Caldeirão após sentir cãibras

Um rapaz identificado como Manuel Florêncio da Silva Filho, 21 anos, morreu vítima de afogamento nas águas do açude Caldeirão em Piripiri na tarde de quinta-feira (1º). Piripiriense, mas residente em Fortaleza, o jovem estava de volta à terra natal para passar as festividades do final de ano e estaria em missão da Igreja Batista, da qual era integrante. 

 

Foto: Piripiri40graus

 

 

De acordo com o major Erisvaldo Viana, comandante do 12º BPM, o rapaz estava no açude com amigos quando o fato ocorreu. “Ele foi nadar e a certa altura, onde a profundidade estava maior, sentiu cãibra e não conseguiu escapar”, descreveu o militar. 

O incidente ocorreu no povoado Banda, que fica na margem esquerda do reservatório responsável pelo abastecimento da cidade de Piripiri. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Menina de 9 anos morre com tiro de espingarda no povoado Furnas

Uma menina de 9 anos morreu no povoado Furnas, zona rural de Piripiri, com um tiro de espingarda bate-bucha no rosto. O fato aconteceu na manhã de quinta-feira (1º) e chocou a população do local. 

Segundo informações do major Erisvaldo Viana, comandante do 12º BPM, no momento do disparo, a menina estava em casa com o irmão de treze anos. “A mãe foi acompanhar o pai deles que veio ao médico em Piripiri. O garoto contou que ela foi mexer na espingarda que estava carregada e apertou o gatilho, acidentalmente. Ela foi atingida no rosto e morreu  na hora”, descreve o militar. 

O major acrescenta que o irmão da garota deve ser ouvido nesta sexta-feira (2) na Polícia Civil. 

Este é o segundo óbito de uma menor de idade ligado a armas de fogo no interior do Piauí em menos de 24h. Na quarta-feira (31), uma criança de dois anos morreu na zona rural de Lagoa Alegre após sofrer um disparo acidental. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Feira da Agricultura Familiar acontece em janeiro

No próximo dia 09, a cidade de Piripiri sedia mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento será realizado no Parque Curumim com diversos produtores de pequenas propriedades rurais e assentamentos agrícolas do município e região.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca que a feira possibilita que os produtores comercializem diretamente seus produtores com o consumidor final. 

"A Feira da Agricultura Familiar é uma atividade que cresce e se consolida a cada ano. Um dos pilares da nossa administração é incentivar iniciativas que fortaleçam e valorizem a produção local", destaca o prefeito Odival Andrade.

Serão comercializados produtos como ovos caipiras, mel de abelha, derivados de mandioca, hortifrutigranjeiros, artesanato, perfumaria, entre outros.

A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, Cooperativa de Produtores e conta com o apoio integral da prefeitura de Piripiri, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas).

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Odival Andrade diz que permanece prefeito de Piripiri

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, concedeu entrevista à imprensa do município para falar sobre a decisão do juiz eleitoral do município que deferiu seu afastamento do cargo e a realização de novas eleições.


Prefeito falou com a imprensa de Piripiri
 

Odival Andrade disse que não foi notificado pela Justiça e que permanece no cargo. Ele afirmou estar tranquilo e assegura que sua assessoria jurídica já está providenciando o recurso para reverter a decisão do juiz.
 
“Continuo sendo prefeito, inclusive porque os trâmites legais acerca da decisão não foram cumpridos. Fui eleito de maneira limpa, com a maioria expressiva de 5.311 contra o ex-prefeito, quase 60% dos votos, respeitando as leis e as pessoas e toda a cidade sabe disso. Isso sim representa a vontade e soberania do povo e é o que deve ser respeitado”, destaca.
 
Odival Andrade diz que o grupo político de oposição, derrotado na eleição de 2012 após 30 anos na prefeitura, tem buscado meios para “tentar se manter no poder a qualquer custo, inclusive entrando com ações a esmo, na tentativa de desestabilizar a nova gestão”.
 
“O povo deu uma mensagem nas urnas, ao derrotar o ex-prefeito, dando fim a uma era de abusos e perseguição. Mas o ex-prefeito não respeita a vontade do povo e quer a qualquer custo inviabilizar nossa gestão. A Justiça, ao final, dirá quem está com a razão”, finaliza.

Da Redação
[email protected]

Jovem com várias passagens pela polícia é achado morto em matagal

                                                     Foto: Cliquepiripiri

O jovem identificado como Daniel de Sousa Gomes, conhecido como Papa-Léguas, foi encontrado morto com pelo menos três disparos de arma de fogo, no fim da tarde desta sexta-feira (19), no bairro Vista Alegre, em Piripiri. 

De acordo com o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Erisvaldo Viana, a vítima tem algumas passagens pela polícia e o crime tem características de execução. 

Papa-léguas foi encontrado próximo a uma mata, nas proximidades de uma fazenda. Os tiros atingiram a cabeça e o tórax do jovem que morreu ainda no local. Ainda não há informações sobre os suspeitos. O caso será investigado pelo Delegado Regional Jorge Terceiro. 


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeito e vice de Piripiri tem mandatos cassados e juiz determina nova eleição

O juiz João Damasceno da 11ª zona eleitoral de Piripiri cassou o mandato do prefeito Odival José de Andrade (PSB) e sua vice Maria do Socorro de Oliveira Mesquita. Com a decisão o prefeito é afastado do cargo e quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal Genival Sales (PT). A decisão obriga ainda a realização de uma nova eleição para o cargo.

O magistrado julga também improcedente o pedido de declaração de inelegibilidade dos gestores.

No texto da decisão, o juiz versa que existem "fortíssimos indícios de ilícito eleitoral, consistente no desvio de verbas públicas". A decisão será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral que deve investigar os ilícitos citados.

Por ser em primeira instância, a decisão ainda permite recurso e o prefeito Odival Andrade entrará com liminar para permanecer no cargo até julgamento no Tribunal Regional Eleitoral.

Segundo o advogado do prefeito, Raimundo Junior, a defesa ainda desconhece o teor da decisão e que ficou sabendo da cassação através da imprensa. "Não houve intimação ainda. A defesa está tranquila em relação a reforma da decisão", disse, o advogado ressaltando que as provas são frágeis.

Assim que o gestor for notificado, o advogado disse que irá recorrer junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI). 

Rayldo Pereira e Hérlon Moraes
[email protected]

Empresário morre na porta durante roubo a residência

                                      Foto: Piripiri40°

O empresário do ramo de construções, Francisco Firmino Araújo, 60 anos, foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte, na noite desta quinta-feira (19), na estrada de acesso ao açude Caldeirão, em Piripiri, a 157 km de Teresina. Ele chegava em casa com a esposa e foi mantido refém por três criminosos. 

"Além dos dois, o caseiro também ficou na mira dos bandidos. O empresário foi mantido refém dentro do próprio carro após ser baleado na perna e morreu em decorrência de uma hemorragia", explica o Delegado Regional Jorge Terceiro. 

A esposa do empresário e o caseiro foram colocados em cômodos separados, enquanto o trio fazia um 'arrastão' na residência, levando joias e dinheiro, quantia não revelada. A casa possui sistema de monitoramento eletrônico, porém as câmeras de segurança não estavam em funcionamento. 

"Imagens de câmeras das imediações da casa serão analisadas. O corpo está sendo velado e aguardaremos o sepultamento para ouvir as outras vítimas e tentar identificar os suspeitos", reitera Terceiro. 

O latronício ocorreu por volta das 20h e toda a ação criminosa durou em média 15 minutos. Francisco Firmino Araújo veio a óbito ainda no local. 

                                       Foto: Piripiri40°

                                       Foto: Cliquepiripiri

 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Carteiras de trabalho serão emitidas on-line em Piripiri

A partir do dia 5 de janeiro de 2015, a emissão de carteiras de trabalho em Piripiri será feita via on line, graças a convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego.


 
Dentre os municípios do Piauí que não têm agência do Ministério do Trabalho, Piripiri foi o primeiro a ser contemplado com o sistema, que vai garantir mais agilidade e segurança na emissão das carteiras.
 
De acordo com a secretária municipal de Trabalho e Ação Social, Clarinda Andrade, o sistema vai reduzir pela metade o tempo de emissão da carteira de trabalho.
 
“Investimos em leitores óticos e computadores para que o sistema possa funcionar bem, com facilidade e rapidez, além de colaborar para evitar fraudes e erros”, pontua Clarinda.
 
Por orientação do Ministério do Trabalho e Emprego, a emissão das carteiras foi suspensa temporariamente para a implantação do novo sistema.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

 

Piripiri sanciona lei de equiparação salarial dos professores do 2º turno

O prefeito de Piripiri Odival Andrade sancionou nesta segunda-feira (15) a Lei 806/2014, que amplia carga horária bem como institui equiparação salarial dos professores da rede municipal de ensino. A lei entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

 
“Essa é uma antiga reivindicação dos professores que, infelizmente, não foi atendida pela gestão anterior. Reconhecer esse benefício é fazer justiça e colaborar para a plena valorização dos educadores de Piripiri”, destaca Odival Andrade.
 
O ato de sanção da Lei, que é de autoria do prefeito Odival Andrade, aconteceu durante solenidade realizada na Secretaria Municipal de Educação, da qual participaram professores, autoridades e contou com apresentação poética dos escritores do livro Leiturarte – Piripiri nas Ondas da Leitura.
 
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino (Sinte) de Piripiri, Iolete Pereira, acredita que a implementação da lei vai provocar um avanço significativo na educação municipal.
 
“É um momento de avanço, um marco na nossa história profissional e serve de referência para todo o Piauí. Tenho certeza de que mais conquistas serão alcançadas para a educação de Piripiri”, frisa Iolete Pereira.
 
A educadora Eulália Menezes observa que a aprovação da lei era uma luta de muitos anos manifestada pela categoria. “Desde o início na profissão almejamos essa reforma, mas faltava vontade dos gestores anteriores. É uma medida simples que realiza o nosso sonho”, diz.
 
Já o secretário de Educação de Piripiri, Rodrigo Amaral, destaca que o benefício vai respaldar na melhoria da educação como um todo, promovendo a continuidade das políticas e ações voltadas à qualidade da área.

Da Editoria de Cidades

Foragido desde maio é recapturado pela Força Tática de Piripiri

A Força Tática de Piripiri prendeu na madrugada deste domingo um foragido da delegacia de Piripiri. Identificado pela Polícia como Maciel de Sousa, o acusado foi presos pela Polícia junto com Antônio Francisco da Silva e autuado por porte ilegal de arma de fogo.


Com Francisco, foi achado um revólver calibre 32 com cinco munições intactas. 

Maciel fugiu da delegacia com outros detentos em maio deste ano e foi reconhecido pela Polícia e recolhido.

Rayldo Pereira
Com informações de Piripirireporter

Posts anteriores