Cidadeverde.com

Crianças da rede municipal de ensino de Piripiri lançam livro nesta sexta (5)

Será nesta sexta-feira (5) o lançamento do livro Leiturarte: Piripiri nas Ondas da Leitura, que contém textos escritos por crianças do 1º ao59º ano da rede pública municipal de ensino.
 

A programação, promovida pela Secretaria de Educação de Piripiri, tem início às 7h, com passeio com as crianças pelo centro. A partir das 17h, acontece a Feira Literária.
 
Às 18h, haverá a sessão de autógrafos dos escritores, Durante o evento, serão realizadas apresentações teatrais e de dança, leitura de textos e lendas e recital de poesias. A animação é da Banda Nosso Estilo.
 
A iniciativa parte do projeto Leiturarte: Piripiri na Ciranda da Leitura, implantado pela prefeitura no início de 2013 e que tem como objetivo desenvolver a leitura e a escrita das crianças nas escolas municipais.
 
“O projeto fez com que as crianças aumentassem o gosto por ler e escrever. Além disso, colabora para aperfeiçoar o trabalho do professor”, comenta Márcia Batista, coordenadora do PNAIC em Piripiri.
 
No total, o livro Leiturarte: Piripiri nas Ondas da Leitura possui 30 publicações de próprios alunos, nos gêneros literários conto, reconto, receitas, bilhetes, dentre outros.

Da Editoria de Cidades

Homem é condenado a 22 anos de prisão por matar mulher em Piripiri

O juiz Francisco João Damasceno sentenciou, nesta terça-feira (3), em Piripiri, Deoclécio Boaventura da Silva a 22 anos, 2 meses e 11 dias de prisão pelo assassinato de Maria de Lourdes Soares da Silva em 2010.

 
A sessão do Tribunal do Júri aconteceu no Fórum Desembargador João Turíbio. O Conselho de Sentença reconheceu o homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e uso de asfixia.
 
O Ministério Público foi representado pela promotora de Justiça Everângela Araújo Barros Parente, que sustentou a acusação com lastro em provas produzidas durante o processo e também as colhidas na fase policial.
 
O crime ocorreu na estrada que dá acesso ao açude Caldeirão, em Piripiri. Maria de Lourdes, que sofria de problemas mentais e tomava medicação controlada, desapareceu no dia 16 de outubro de 2010.
 
Dias depois, o corpo Maria foi encontrado nas proximidades do açude em avançado estado de decomposição. Frentistas de um posto de combustível informaram que a última pessoa vista com a vítima teria sido Deoclécio Boaventura
 
De acordo com a promotora Everângela Barros, após ser preso por ordem judicial, Deoclécio confessou o crime, embora em juízo tenha se retratado e negado autoria.
 
“No entanto, diante das demais provas apresentadas, o Conselho de Sentença acolheu os argumentos do Ministério Público e condenou o réu”, pontua.
 
O réu já cumpriu 4 anos de pena, restando, portanto, com a dedução penal, 18 anos e 11 dias a serem cumpridos. O denunciado continuará preso, tendo sido negado o direito de recorrer em liberdade, embora o advogado de defesa tenha informado que irá recorrer.

Da Editoria de Cidades

Câmara de Piripiri aprova plano de cargos, carreiras e salários dos servidores da Saúde

A Câmara Municipal de Piripiri aprovou na sessão plenária dessa quinta-feira (27) o projeto de Lei Complementar 030/2014, de autoria do prefeito Odival Andrade, que trata do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores da Saúde Municipal.

 
Com o plano, os servidores da Saúde concursados passam a ter a possibilidade de progredir em sua carreira de servidor público, mediante ascensão profissional, o que reflete em um avanço de sua remuneração.
 
O vereador Valdivielson Monteiro afirmou que “o servidor é um parceiro da gestão e merece o respeito. Felizmente, pela primeira vez na história política de Piripiri, um prefeito teve a coragem de enviar a esta Casa este importante projeto”.

Da Editoria de Cidades

Auditoria do TCE aponta que UPA não está funcionando

O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou que o prefeito de Piripiri, Odival Andrade, elabore um plano de ação com o objetivo de colocar a Unidade de Pronto Atendimento-UPA do município em funcionamento.


A auditoria realizada pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal identificou que a UPA embora dita inaugurada em 2012, não está funcionando. O relatório da equipe de inspeção apresenta que os equipamentos e mobiliários são em quantidades insuficientes para a abertura da Unidade e que falta infraestrutura de água, esgoto e energia.

O relator do processo, conselheiro substituto Jaylson Campelo, informou que o plano de ação deve ser elaborado no prazo de dois meses e que o relatório da auditoria será apensado às prestações de contas do município, referentes aos exercícios de 2012 e 2013.

Odival afirma que reunirá a equipe e dará início a elaboração do plano. Segundo ele, a prefeitura tem tomado medidas judiciais para responsabilizar ex-gestores por irregularidades na unidade.

“Temos lutado para que a UPA funcione. O ganho para a saúde da população é imenso, já que atende à demanda de 23 municípios. Vamos nos reunir com nossa equipe e estudar a elaboração do plano de ação”, disse o prefeito em nota.

Da Editoria de Cidades

Motociclista morre ao colidir com árvore na BR-343

O jovem Antônio Leôncio Ferreira da Silva morreu em um acidente de trânsito na BR-343, município de Piripiri, a 157 km de Teresina. De acordo com familiares, ele saiu de casa na noite de ontem. O corpo foi encontrado por volta das 6h, desta quarta-feira (19).

               Foto: Cliquepiripiri

A motocicleta da vítima estava ao lado do corpo em um matagal, na rodovia. A suspeita é que o jovem, morador da localidade São Luiz, tenha perdido o controle da moto e colidido com uma árvore, vindo a óbito. 

O corpo foi removido para o necrotério do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) e será periciado, em seguida, liberado para o velório. 


Com informações Piripiri40°

Prefeito de Piripiri recebe prêmio por incentivo a pequenos negócios

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, recebeu, na última sexta-feira (14), em evento no Theresina Hall, em Teresina, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em reconhecimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí à capacidade administrativa do gestor na elaboração de projetos e ações em favor do surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios no município.
 
Com isso, a prefeitura de Piripiri também recebeu o certificado Prefeitura Amiga dos Pequenos Negócios, concedido pelo Sebrae às prefeituras que regulamentaram e executaram a Lei Geral que beneficia os pequenos negócios nos municípios. Para Odival Andrade, as premiações refletem a capacidade produtiva de Piripiri e a importância de parcerias que fomentem os pequenos negócios.
 
“Piripiri está de parabéns. Vamos continuar dando apoio aos micro e pequenos empreendedores, para que possam abrir seus negócios. A parceria entre prefeitura, Sebrae e empreendedores é importantíssima e tem colaborado para fortalecer nossa economia. Piripiri é hoje referência no setor e o município que mais cresce no Estado, segundo o IBGE e o próprio Sebrae”, observa o prefeito.
 
De acordo com Elza Soares, consultora e coordenadora de Implementação da Lei Geral, das 224 cidades piauienses, apenas 40 implementaram a Lei Geral dos Micro e Pequenos Empreendedores e Piripiri está entre elas. “Com este reconhecimento, o município e o Estado passam a ter visibilidade por favorecerem o empreendedorismo e incentivarem a formalização dos empreendedores”, pontua.

Da Editoria de Cidades

Carro sai da BR-343 e capota com três pessoas

Um veículo com três ocupantes capotou na BR-343, próximo ao povoado Macambira, município de Piripiri, na manhã desta sexta-feira (14). O carro modelo Celta, placa NIF 1218, saiu da pista e parou em meio ao matagal.

                                           Fotos: Vando Silva/Piripiri40°


Equipes da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas. O condutor do veículo seria uma mulher que ainda não teve a identidade confirmada. Não há informações sobre o que teria provocado o acidente e a gravidade dos ferimentos nos ocupantes. 


Aguarde mais informações


Graciane Sousa
Com informações Piripiri40°

Telhado de escola desaba e dois alunos ficam feridos

Parte do telhado da Escola Municipal Luiz de Sousa Cavalcante, na zona rural de Piripiri, desabou e dois alunos do 8º período do Ensino Fundamental foram atingidos. O incidente ocorreu no fim da aula, mas estudantes ainda estavam em sala. Com medo, alguns chegaram a pular janelas do colégio. 

                            Fotos: Cliquepiripiri



A parte danificada foi o telhado do alpendre. Os dois feridos, têm 14 e 15 anos e não assistiam aula. Os estudantes contaram que estavam encostados em uma das colunas que apresenta rachaduras. A escola onde ocorreu o incidente, na localidade Bela Vista, foi inaugurada há 28 anos. 

Um dos estudantes ainda chegou a ser atingido pelas telhas que caíram do alpendre e a teve a farda rasgada. Outro conseguiu sair correndo. Os alunos foram socorridos por professores e a direção da escola e tiveram apenas escoriações leves. O caso foi registrado na última segunda-feira (11).




Prefeitura envia nota

A Escola Municipal Luiz de Sousa Cavalcante, na localidade rural Bela Vista, em Piripiri, foi construída na gestão anterior. A prefeitura atribui a queda do telhado a qualidade do material utilizado na obra e ressalta que está providenciando o reparo sobre os danos causados e continua fazendo investimentos em infraestrutura nas escolas da cidade e da zona rural, buscando melhorar cada vez mais a qualidade de ensino no município.

 
Graciane Sousa

Estudantes de Piripiri são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Quatro estudantes da Unidade Escolar Padre Freitas, em Piripiri, foram premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Rodrigo Sousa Duarte Cavalcante conquistou a medalha de ouro; Ana Bárbara de Araújo e Francisco Gustavo da Silva Oliveira, a medalha de prata; e Marcos Vinicius Silva Rodrigues, bronze.


A premiação ocorre em todas as escolas cadastradas, e 33 mil medalhas são distribuídas em todo o Brasil.
 
Outros três estudantes de Piripiri, alunos de uma escola particular e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), ganharam medalhas de bronze. Ao se referir aos estudantes da escola Padre Freitas, o prefeito Odival Andrade destaca que esse resultado mostra também o apoio da gestão à educação municipal.
 
“A educação de Piripiri tem sido destaque. A própria Unidade Escolar Padre Freitas atingiu o índice de 6.4 no Ideb em 2013. Nossos estudantes estão de parabéns. Essa é uma conquista pessoal deles que agrega muito ao município como um todo”, pontua Odival. A prefeitura está organizando evento de entrega das medalhas.

Da Editoria de Cidades

Projeto de combate ao câncer deve atender 30 mil mulheres na região dos Cocais

A Secretaria de Saúde de Piripiri teve aprovado projeto que habilita o município a realizar procedimentos para diagnóstico do câncer de mama. O serviço deverá funcionar a partir de janeiro de 2015 e beneficiará cerca de 30 mil mulheres da região dos Cocais.

 
Pelo projeto serão disponibilizados uma Unidade Móvel de Mamografia com equipamentos e equipe multidisciplinar para realizar mamografia e outros procedimentos relacionados à doença. 
 
Em reunião, no auditório da 3ª Regional de Saúde de Piripiri, a coordenadora da Regional, Miriane Araújo, destacou a importância do programa e as chances de cura do câncer, quando diagnosticado precocemente. 
 

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores