Cidadeverde.com

Prefeitura paga dívida de associação e assume abastecimento energético do povoado

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), quitou uma dívida no valor de R$23.847,81, pertencente à Associação de Moradores da Banda. Devido ao débito, a empresa de abastecimento Eletrobras interrompeu o fornecimento de energia no povoado, que foi restabelecido após a intervenção da Prefeitura.

“Assumimos o débito para que a energia fosse religada o quanto antes, pois a falta de iluminação estava trazendo diversos prejuízos às famílias que vivem no povoado. Além disso, entendemos que o abastecimento elétrico é condição essencial para qualidade de vida da população”, ressalta o prefeito Odival Andrade.

Na noite dessa quinta-feira (05), a equipe técnica da SDR se dirigiu à localidade Banda para resolver uma última pendência relacionada a uma válvula que impedia o fluxo de água encanada para as residências dos moradores. A conta de energia da Associação de Moradores da Banda foi transferida para o nome da Prefeitura de Piripiri, que de agora em diante passa a ser responsável pela quitação dos débitos mensais.

"Não foi muito fácil resolver essa questão, por se tratar de um débito com valor considerável, além da Prefeitura não possuir a titularidade da conta. Para tanto, enviamos ofício à Eletrobras para que a pendência burocrática fosse resolvida. Durante esse intervalo, a Prefeitura atendeu à comunidade por meio do envio de carro-pipa”, explica Wilson Andrade, secretário municipal de Desenvolvimento Rural.

Devido à existência de outros casos similares, em que a conta de energia está em nome de terceiros, a Prefeitura de Piripiri está realizando levantamento em todos os pontos de fornecimento de energia das demais localidades. “Assim evitaremos problemas similares no futuro”, acrescenta Wilson Andrade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Festival do Pequi traz novidades da culinária nordestina feitas com a fruta

Baião de dois, galinhada e feijoada são pratos típicos da culinária nordestina e no município de Piripiri ganham um ingrediente que de longe é consenso entre os mais variados paladares. Neste domingo (08), acontece o 5ª Festival do Pequi, evento realizado por um grupo de mulheres, que há dez anos tornaram-se titulares da Unidade Produtiva Mulheres Organizadas, adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Entre as novidades do festival- que terá apoio do STTR Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri e do Sebrae- estão guloseimas da fruta como geleia, licor, bolos, doces, creme de peixe e patê entre outros. O evento- que acontece a partir das 8h no assentamento das Mulheres Organizadas, contará com caminhada, momento de oração, homenagens em alusão ao Dia da Mulher e festa. 

 

 

 

Em 2014, o evento reuniu centenas de moradores da região norte do estado que contou ainda com música ao vivo, concurso da Dança do Pequi e da Rainha do Pequi, com direito à premiação.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeito Odival Andrade anuncia reforma do mercado público

O prefeito Odival Andrade anunciou a reforma do mercado público de Piripiri. A obra, que deverá iniciar nos próximos 40 dias, custará cerca de R$ 400 mil, recurso assegurado junto à Caixa Econômica Federal.

"A reforma do mercado é um desejo antigo da população piripiriense, pois o local é fonte de renda para muitas famílias, além de ser um cartão postal da cidade. Vamos tentar agilizar todos os procedimentos burocráticos para que a obra seja concluída em tempo recorde, garantindo aos comerciantes melhores condições de trabalho", disse o gestor.

O prazo para início das obras foi decidido em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (03), na 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Piripiri. O promotor de Justiça, Nivaldo Ribeiro conduziu a reunião, que teve a participação do secretário municipal de Desenvolvimento e Serviços Públicos, Valdinar Sales, da secretária municipal de Meio Ambiente, Meirian Castro, e da coordenadora de Vigilância Sanitária do município, Martinair Santana.

"Há muito tempo que essa obra é demandada e, certamente, será um dos compromissos a serem honrados pela gestão do prefeito Odival Andrade. Vamos trabalhar para que este sonho se concretize", relata Meirian Castro.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Cobra de dois metros é encontrada em área urbana e assusta moradores

Uma cobra de aproximadamente dois metros de comprimento foi capturada em via pública, no bairro Germano, zona urbana do município de Piripiri, a 157 km de Teresina, ao Norte do Piauí. Quatro moradores da região conseguiram imobilizar o réptil da espécie Sucuri. Pelas imagens é possível observar ainda que o animal possuía marcas de violência. 

O flagra ocorreu na tarde desta terça-feira (24) e assustou a população. A região é cercada de matagal e fica próximo a um riacho.

Para conseguir conter a cobra, a cabeça do animal foi presa com um cordão de tecido. A sucuri é uma espécie não é venenosa e mata por sufocamento. 


Com informações Cliquepiripiri
[email protected]

Prefeitura de Piripiri entrega reforma da sede dos catadores de lixo

  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação

O prefeito Odival Andrade entregou, nesse final de semana, a reforma da sede dos catadores de lixo de Piripiri, além de equipamentos como bebedouro, freezer, fogão e mesa com conjunto de cadeiras, melhorando as condições de trabalho no lixão. Recentemente, a Prefeitura contemplou os catadores com a perfuração de um poço no local.

“Nos últimos anos estamos promovendo, de forma constante, o acompanhamento do trabalho realizado no lixão da cidade, estimulando os catadores a adotarem medidas de segurança, além de orientá-los sobre o melhor aproveitamento do material encontrado no aterro”, ressalta Odival Andrade, ao comentar que nos próximos dias serão entregues equipamentos de proteção individual aos catadores.

A piripiriense Maria Lucineide trabalha no lixão da cidade há 10 anos e afirma que somente hoje sente que sua profissão está sendo valorizada. “Antes eu tinha vergonha de falar onde eu trabalhava. Hoje em dia não tenho mais, pois eu vejo o meu trabalho sendo valorizado. Muitas vezes a gente ia embora porque não tinha água e, como é longe da cidade, a gente acabava não voltando mais naquele dia. Com o bebedouro e o freezer as coisas mudaram. Tem melhorado bastante pra gente", relata.

Dona Maria trabalha com a coleta de materiais como plástico, alumínio, metal e ferro, tendo em vista o aumento do valor de revenda. O dinheiro tem ajudado a catadora a melhorar a renda familiar, além de contribuir para o incentivo à reciclagem. "O prefeito (Odival) sempre vem por aqui saber como a gente está", afirma a catadora Maria Lucineide.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Veículo da prefeitura de Cocal se envolve em acidente na BR 343

Um veículo modelo S10 da prefeitura de Cocal se envolteu em um acidente com um Corolla na BR 343 na manhã desta segunda-feira (23). De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Deuglaucir Gomes, de Piripiri, o acidente ocorreu no km 171, na altura da comunidade São Luís.

Fotos: Clique Piripiri

"Ainda não se sabe a causa do acidente, mas a caminhonete bateu na traseira do Corolla que acabou saindo da pista. Os dois veículos ficaram bastante danificados", contou o inspetor.

Pelas imagens é possível perceber que a parte traseira do Corolla foi completamente destruída com o impacto. Segundo o inspetor, uma família de três pessoas estava no veículo particular e dois funcionários estavam no veículo da prefeitura.

Todos os envolvidos tiveram apenas ferimentos leves e foram atendidos no hospital do município de Brasileira.

Rayldo Pereira
[email protected]

Homem morre afogado e moradores retiram corpo no Açude Anajás

O homem identificado como Antônio Ferreira de Sousa, de 51 anos  morreu afogado após ficar preso a utensílios usados por pescadores no Açude Anajás, na tarde da última quarta-feira (18) em Piripiri, a 157 km de Teresina.

De acordo com o major Erisvaldo Viana, comandante do 12º BPM de Piripiri, a vítima estava passando o feriado com a família e foi tomar banho no açude. "Foi realmente uma fatalidade", acrescentou.

O corpo de Antônio Ferreira foi retirado do açude por moradores da região e a vítima foi levada para Barras, sua cidade Natal.

Rayldo Pereira
[email protected]

Paciente abastece ambulância para ser transferido para Teresina

Internautas denunciam a falta de combustível em uma ambulância do Samu do município de Piripiri, a 157 km de Teresina. De acordo com posts nas redes sociais, a família do jovem identificado como Hernane Silva, 33 anos, baleado com dois tiros no último dia (16), teve que abastecer o veículo para que a vítima fosse transferida para um hospital em Teresina. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a coordenadora médica do Samu na cidade nega o ocorrido. A médica Liliane Isaías afirma que a vítima foi trazida para a capital, mas a família não abasteceu a ambulância. 

"Isso jamais ocorreu. Em Piripiri temos duas ambulâncias e quando o combustível está na metade, repassamos uma nota e o condutor abastece o veículo. A equipe não nos relatou nenhum problema", disse.

A coordenadora médica explica ainda que Piripiri conta com duas ambulâncias do Samu:  Uma de suporte avançado (com médico, enfermeiro e condutor); Outra de suporte básico (com técnico em Enfermagem e o condutor)."Além destas duas, o próprio hospital regional conta com veículos e sempre que necessário auxiliamos", reitera.

192

Os moradores da cidade também reclamam da dificuldade de comunicação através do 192. Liliane Isaías explica que as ligações vão direto para a regulação do Samu em Teresina e imediatamente via rádio as solicitações são repassadas para a equipe plantonista na região. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Fantasias inusitadas e de personagens infantis marcam Corso de Pery Pery

Piripienses saíram às ruas no tradicional Corso de Pery Pery, abertura do carnaval de Piripiri, a 157 km de Teresina. No evento foram premiados os dois carros mais ornamentados e as duas fantasias mais criativas, com com R$ 1.5 mil e R$ 1 mil, para cada categoria, de acordo com a colocação. 

Neste ano, o corso mudou de trajeto e percorreu a avenida João Bandeira Monte até a praça de eventos Arimatéia Sousa, onde os foliões curtiram show da banda Chaguinha & Desejo Musical.
 

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, ressalta que o corso já faz parte do calendário de eventos da cidade. “O Corso de Pery Pery é aguardado com ansiedade pelos amantes do carnaval. Sem dúvidas, este ano, tivemos uma linda festa, marcada por animação e segurança”, afirma o gestor.

           Fotos: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri

 

 

 

 

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Piripiri empossa dois novos secretários municipais

Dois novos secretários da gestão municipal de Piripiri foram empossados na última sexta-feira (6). Meirian Castro é a nova secretária de Meio Ambiente e na Secretaria de Desenvolvimento Rural o comando é de Wilson Andrade.

A cerimônia de posse dos novos integrantes do secretariado de Piripiri aconteceu no Parque Curumim, durante a realização da Feira Agroecológica de Agricultura Familiar. O projeto de criação das secretarias é dos vereadores Genival Sales (PT) e Eunice Barros (PT).
 
Wilson Andrade destaca que sua gestão à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural será voltada na proposição de projetos e ações que colaborem para a melhoria da produção agropecuária e da renda dos produtores de base familiar.
 
Já Meirian Castro destaca o ineditismo de uma secretaria direcionada aos assuntos do Meio Ambiente, o que, segundo ela, significa a modernidade da gestão, uma vez que a temática socioambiental faz parte da ampla agenda de debates em todo o mundo.
 
O prefeito Odival Andrade pontua que a criação das duas secretarias atende à reivindicação da população e que as pastas representam uma nova frente de atuação da gestão, preocupada com a preservação ambiental e com o desenvolvimento da economia rural.
 
Durante a posse, estiveram presentes a secretária interina Desenvolvimento Rural do Estado, Cristiane Melo; presidente da Câmara Municipal, Genival Sales; vereadora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, Eunice Barros; dentre outros.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores