Cidadeverde.com

Instituições montam força-tarefa para conter incêndio próximo ao Parque Serra da Capivara

 

Atualizada às 10h10

O incêndio que iniciou desde a tarde de ontem (7) no município de São Raimundo Nonato, nos arredores do Parque Nacional Serra da Capivara, preocupa as autoridades mesmo com alguns focos controlados.

A alta temperatura e os ventos atrapalham o trabalho dos brigadistas.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, André Landim, informou na manhã de hoje que o incêndio em direção ao parque nacional foi controlado, mas está sendo monitorado.

O fogo teve início próximo ao assentamento Serra dos Guingos, onde moram cerca de 112 famílias. 

“Essa região em direção ao Parque o fogo foi controlado, mas está sendo monitorada devido os focos de incêndios”, disse.

O fogo segue em direção a PI-140 na saída para Canto do Buriti e na BR-020.

 

Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato

,

Segundo o secretário, os incêndios ocorrem devido as queimadas para as limpezas das roças. “É preciso que as famílias busquem orientações nesse período sobre as queimadas a Secretaria de Meio Ambiente e ao ICMbio”, disse o secretário.

Participam da força-tarefa de combate ao incêndio em São Raimundo Nonato, a Prefeitura da cidade, ICMBio com os 22 brigadistas e Esaero ajudando com caminhão carro-pipa, a Fundham (Museu do Homem Americano) e OAB. Na manhã de hoje, uma equipe dos Bombeiros de Floriano chegou para reforçar o trabalho. 

Atualizada às 8h

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área conhecida como Serra dos Gringos, no município de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. As chamas se espalham rápido na região, que fica distante cerca de 8 km do Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado patrimônio da humanidade. 

As chamas também se aproximam de uma vila de moradores que trabalham na Fundação Museu do Homem Americano. Pelo menos duas casas já foram atingidas e as famílias tiveram que deixar o local. 

Para conter o fogo, uma força tarefa foi montada no início da tarde ontem (07), com a participação de brigadistas do PrevFogo e da secretaria municipal de Meio Ambiente. Caminhões pipa também dão apoio no combate ao fogo, que entrou pela madrugada.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Raimundo Nonato disse que está tomando as medidas necessárias  para o controle do fogo que assola a região.  Ainda de acordo com a nota, as secretarias do município prestar atendimento às famílias atingidas pelo desastre.

Apesar de ter mais de 40 mil habitantes e abrigar um patrimônio da humanidade, São Raimundo Nonato não possui um quartel do Corpo de Bombeiros. A presença da corporação foi solicitada para ajudar os brigadistas no controle do incêndio. 

 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected]