Cidadeverde.com

Aeroporto de São Raimundo Nonato recebe voo inaugural neste sábado (10)

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A aviação regional e o turismo piauiense vão dar um salto, com o início das operações de voos regulares para o Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, região Sul do Piauí. Neste sábado (10), será realizado o voo inaugural, saindo de Recife às 12h45 com previsão de chegada às 14h45. O trajeto será operado pela empresa Azul Linhas Aéreas.

Já os voos regulares serão operados a partir do dia 15 de dezembro, com dois voos semanais às quintas e domingos, conectando São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife, no Pernambuco. Os voos da Azul serão realizados por aeronaves ATR 600, que têm capacidade para transportar 70 passageiros, confortavelmente.

Apesar de toda infraestrutura existente no Aeroporto Serra da Capivara, para a viabilização dos voos regulares foi necessária uma série de adequações nas instalações, visando o processamento de passageiros, a realização dos procedimentos de segurança e a aquisição de equipamentos de forma a atender as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) realizou vários serviços, a exemplo da limpeza da faixa de segurança da pista de pouso e decolagem, implantação da pista de serviços no perímetro da cerca patrimonial para a certificação do aeroporto, adequações nas instalações do terminal de passageiros, com a execução dos serviços de adequação das salas de embarque/desembarque e dos balcões de check-in, instalação de circuito fechado de TV, além da aquisição de equipamento de Raio-X, esteira, balanças e carrinhos de bagagens, entre outros itens necessários ao bom funcionamento do terminal”, destacou o superintendente de obras da Setrans, Osvaldo Leôncio.

O superintendente destacou ainda a aquisição de dois importantes equipamentos de auxílio à navegação aérea: a instalação de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) e do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), viabilizados através de convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Todos os investimentos realizados no terminal totalizaram cerca de R$ 5, 7 milhões

A região do Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, por ser o berço da civilização sul-americana, com a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.


Da Redação
[email protected]