Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato recebe voo inaugural da Azul e se conecta a Recife

  • voo4.jpg Divulgação/Setrans-PI
  • voo3.jpg Divulgação/Setrans-PI
  • voo2.jpg Divulgação/Setrans-PI
  • voo1.jpg Divulgação/Setrans-PI

O Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, recebeu na tarde deste sábado (10), o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas. A companhia vai operar voos regulares entre Recife e o município, a partir de 15 de dezembro. A aeronave partiu da capital pernambucana às 12h45 e pousou em solo piauiense às 14h45. 

Serão dois voos semanais às quintas e domingos, conectando São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife, no Pernambuco. Os voos da Azul serão realizados por aeronaves ATR 600, que tem capacidade para transportar 70 passageiros, confortavelmente.

Para a viabilização dos voos regulares foi necessária uma série de adequações nas instalações do aeroporto, visando o processamento de passageiros, a realização dos procedimentos de segurança e a aquisição de equipamentos de forma a atender as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) realizou vários serviços, a exemplo da limpeza da faixa de segurança da pista de pouso e decolagem, implantação da pista de serviços no perímetro da cerca patrimonial para a certificação do aeroporto, adequações nas instalações do terminal de passageiros, com a execução dos serviços de adequação das salas de embarque/desembarque e dos balcões de check-in, instalação de circuito fechado de TV, além da aquisição de equipamento de Raio-X, esteira, balanças e carrinhos de bagagens, entre outros itens necessários ao bom funcionamento do terminal”, destacou o Superintendente de Obras da Setrans, Osvaldo Leôncio.

Foto: Esaero

O Superintendente destacou, ainda, a aquisição de dois importantes equipamentos de auxílio à navegação aérea, que foram a instalação de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) e do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), viabilizados através de convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Todos os investimentos realizados no terminal totalizaram cerca de R$ 5.700.000.

A prefeita Carmelita Castro, que estava no voo, comemorou a chegada da Azul ao município.

“Estou extremamente feliz em estar vivendo esse momento, pois São Raimundo se conecta ao mundo e reacende a esperança de mais desenvolvimento da nossa região”, afirmou em suas redes sociais.

A região do Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, por ser o berço da civilização sul-americana, com a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais