Cidadeverde.com

Niède Guidon recebe homenagem do TCE por trabalho de preservação da Serra da Capivara

Foto: Ascom/TCE-PI

Por Breno Moreno (com informações do TCE-PI)

A arqueóloga Niède Guidon foi homenageada, nesta quinta-feira (25), pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) com o Colar do Mérito “Conselheiro Jesualdo Cavalcanti”. A entrega da condecoração foi realizada na casa da pesquisadora, em São Raimundo Nonato, município onde acontece a 6ª Jornada do Conhecimento.

A honraria à Niéde Guidon foi proposta pelo Plenário do TCE-PI no ano passado. Por conta de problemas de saúde e de mobilidade, a professora não pode receber durante solenidade realizada em Teresina. A medalha foi entregue pela conselheira Flora Izabel, representante da Corte de Contas piauiense, que destacou o reconhecimento ao trabalho da pesquisadora. 

“O estado do Piauí tem e sempre terá uma dívida eterna com a professora Niède, não só pelos grandiosos estudos acerca do processo de povoamento das Américas, mas, também, pela incansável luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara”, disse a conselheira.

Nascida no dia 12 de março de 1933 na cidade de Jaú, São Paulo, Niède Guidon é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico. A arqueóloga é conhecida mundialmente pela defesa de sua hipótese sobre o processo de povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

“Vocês me deram essa honraria, mas simplesmente fiz o meu dever. Aquilo que vim para cá fazer, e conseguimos fazer com ajuda da população local. Vendo a importância disso, que foi reconhecida pela Unesco e pelo Governo Francês, nós então conseguimos criar os dois museus, trazendo assim mais desenvolvimento para a região”, destacou a pesquisadora.

O Colar do Mérito do TCE-PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro. A honraria é concedida à personalidades em razão dos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais