Cidadeverde.com

Problemas na tubulação deixa município sem água‏

A população da zona urbana de São Raimundo Nonato está sem o abastecimento de água há cerca de cinco dias. A situação acontece em alguns bairros do município devido a um problema na tubulação da Adutora do Garrincho

De acordo com o prefeito Padre Herculano Negreiros, o problema se concentra em um trecho de 22km, que envolve o sistema de captação até a usina de tratamento. "O problema é que a tubulação não resiste a pressão das bombas. Os tubos estouram repetidamente. Em três dias o cano estourou  quatro vezes e o reparo é demorado devido o diâmetro e profundidade das tubulações". 


A adutora do Garrincho é responsável pelo abastecimento de água a cerca de 70 mil pessoas do município e das cidades de  São Braz, Jurema, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço, Dirceu Arcoverde e Coronel José Dias

Em  reunião técnico-administrativo, realizada nesta quinta feira (19), entre governador Wilson Martins, prefeitos, deputados da microrregião e técnicos da Agespisa foram discutidas soluções para o problema da falta d'água e da seca na região. 

"Ficou acertado que a Agespisa mandará uma máquina para fazer o reparo na tubulação de maneira rápida", explicou o prefeito sobre a regularização do serviço.
 
Mesmo com o problema há cinco dias, Padre Herculano conta que as pessoas estão sem água nas torneiras, mas possuem o líquido armazenado em cisternas ou caixas de água. " A situação é agravante para os animais por que os reservatórios estão secos", enfatizou.

Sobre a distribuição de água em carros pipa, o prefeito informou que 13 carros da Defesa Civil são responsáveis pelo abastecimento emergencial, número não suficiente. "Estamos requerendo do governo cerca de mais seis carros para a complementação. Com a quantidade que temos agora  conseguimos abastecer apenas 800 e temos 4600 cisternas. Seriam necessários cinco dias para contemplar o município", finalizou o prefeito.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais