Cidadeverde.com

Serra da Capivara comemora aniversário com turismo em baixa

No dia em que o Parque Nacional Serra da Capivara - considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - completa 33 anos de sua criação, ocorrida no dia 5 de junho de 1979, a unidade de conservação federal, considerada a mais importante  do Brasil na área da pré-história, não tem muito o que comemorar. Com o fluxo turístico em baixa devido às dificuldades de transporte para se chegar ao município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), o parque enfrenta problemas financeiros que afetam sua integridade natural.


Segundo os cientistas da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entidade que gerencia o parque nacional através de um convênio de co-gestão com o ICMbio, faltam recursos para manter toda uma infraestrutura de primeira linha implantada na região nos últimos anos. 

A paralisação das obras em 2011, do Aeroporto Internacional Serra da Capivara é o ponto principal dessas dificuldades, já que impede a chegada de novos visitantes, principalmente de turistas do exterior.

Para a pesquisadora Niéde Guidon a não conclusão do aeroporto, por exemplo, vai impedir que o Parque Nacional Serra da Capivara faça parte de uma série de eventos que a Unesco vai realizar para comemorar a declaração dos títulos de patrimônios naturais e culturais pelo mundo afora. 

Na última semana,  a cientista fez um apelo ao Ministério Público para que proceda uma investigação isenta sobre todos os recursos já destinados a essa obra que até agora não foi finalizada.


Fonte: Saoraimundo.com 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais