Cidadeverde.com

Retomada de obras do aeroporto atrai investidores

A retomada das obras do terminal de passageiros - casa de embarque e desembarque -, do chamado Aeroporto Internacional Serra da Capivara, na zona rural do município de São Raimundo Nonato (525km de Teresina), começa a chamar a atenção de uma série de empresários do mercado turístico nacional e internacional que estão planejando fazer investimentos na região. Entre esses negócios, destaque para hotéis, pousadas, agências de turismo receptivo e prestadores de serviços.

       Fotos: André Pessoa

As obras foram reiniciadas no começo do mês de agosto depois de um acordo entre o Governo do Piauí, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Construtora Sucesso, responsável pela construção do aeroporto. O objetivo é concluir a parte estrutural do terminal e iniciar as obras de instalações elétricas e hidráulicas, dando inicio aos trabalhos de acabamento.


Numa etapa posterior o terminal deverá receber toda a parte de adequação técnica, equipamentos como escadas rolantes, esteiras de bagagens e outros detalhes. A obra conta com investimento de cerca de R$ 8 milhões oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB), que serão liberados conforme o andamento da obra.


Para reiniciar os trabalhos em São Raimundo Nonato a Construtora Sucesso deslocou diversos profissionais de Teresina. Na maioria dos casos são técnicos especializados em operação de gruas, eletroeletrônica, técnicos em soldas, instalações hidráulicas e até um profissional específico para análise do concreto que está sendo aplicado nos pavimentos do terminal de passageiros. Para acomodar todos esses profissionais na cidade a empresa precisou alugar algumas casas o que também vem incrementando a economia do município.

Ao todo, cerca de 65 trabalhadores, entre eles mestre-de-obras, pedreiros, soldadores, ajudantes e outros profissionais estão trabalhando na finalização do último piso e já iniciando as obras de acabamento, como por exemplo, o reboco do prédio tanto na parte interna como externa do terminal. A previsão é que a parte de concretagem deve se prolongar ainda por uns 4 meses.

Outro diferencial da retomada da obra foi a instalação de uma grua gigante que permite transportar o material para a parte superior do terminal de uma forma mais ágil, segura e controlada. Com isso, os profissionais esperam acelerar as obras de finalização das colunas e a parte de concretagem do piso superior, onde fica o mirante. 

A próxima etapa vai se dedicar a parte hidráulica, elétrica, instalação de sanitários, rede de energia, construção de cisterna e caixa d'água, finalização da terraplanagem do estacionamento entre outros serviços na área de embarque e desembarque, área de serviços, sala de espera e praça de alimentação. Parte do restaurante que fica no piso superior já está com sua laje e a cobertura praticamente finalizada.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais