Cidadeverde.com

Vereador aponta irregularidades em projeto apresentado prefeitura

O projeto enviado pela prefeitura de São Raimundo Nonato à Câmara deverá ser votado na noite desta quarta-feira (05). A proposta entra em pauta pela terceira vez, após uma série de contestações por vereadores da oposição que, no último dia 29, abandonaram a sessão para que o mesmo não fosse aprovado.

A proposta apresentada pela prefeitura prevê a pavimentação asfáltica de mais de 60 ruas em vários bairros da cidade. O empréstimo para a construção está orçado em mais de R$ 5 milhões junto a Caixa Econômica Federal.


O vereador Rian (PMDB) explica que, pela lei orgânica e regimento interno, os vereadores tem até 45 dias para se pronunciarem sobre os projetos apresentados. Em entrevista ao Cidadeverde.com, ele justifica a demora na aprovação do projeto devido a ausência de informações necessárias

"O projeto tinha poucas informações e, inicialmente, só tinha exposto que era uma proposta para a pavimentação da cidade. Outros dados como número de ruas, número e valor de parcelas do empréstimo, prazo, juros e outras pontos importantes não foram colocados. Depois pedimos que o projeto fosse refeito e as informações vieram em pedaços", explica o vereador. 

Segundo irmão Rian, na última proposta apresentada pela prefeitura, algumas supostas irregularidades foram constatadas como uma diferença entra a taxa de juros, o número de parcelas que ultrapassam o fim do mandato e algumas ruas que já possuem pavimentação. 

"Não sou de forma alguma contra a pavimentação, pelo contrário, quero que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Por outro lado, as obras devem ser realizadas e os empréstimos contraídos de forma que não a administração pública possa arcar com as dívidas", finaliza o vereador da oposição. 

O prefeito Avelar Ferreira explica que a obra contemplaria aproximadamente 50% das ruas e avenidas de São Raimundo Nonato. Cerca de 92 ruas e avenidas atingindo 85.000 m² seriam construídos na malha urbana do município.

“Esses benefícios valorizariam os imóveis, acabando definitivamente com a lama no inverno e a poeira no verão. 
Por via e conseqüência, o trafego de veículos e pedestres também será beneficiado. Ser contra este projeto é ser contra o povo de São Raimundo Nonato. Ser contra este projeto é ser a favor do atraso”; finaliza Avelar Ferreira.

Dos 120 municípios piauienses que se candidataram ao financiamento junto ao BNDES apenas Teresina, Piripiri, Campo Maior e São Raimundo Nonato tiveram projetos aprovados. A obra faz parte do PAC 02 através do Ministério das Cidades.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadevrde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais