Cidadeverde.com

Pesquisa revela alto teor de ferro na água consumida em São Raimundo Nonato

Amostras coletadas na adutora do Garrincho e poço Serra Branca revelaram um alto teor de ferro na água consumida pela população de São Raimundo Nonato. A concentração em elevados índices do metal implica em sérios riscos à saúde, principalmente, ligados as funções renais. 


O resultado do monitoramento foi apresentado pela coordenadora da 12ª Regional de Saúde, Samara Maria, no 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em Belém, no Pará. O trabalho visa monitorar a qualidade da água para consumo humano no município piauiense.

Samara Maria explica que, através da amostra, será avaliado se o teor de ferro constatado na água já é suficiente para interferir na saúde. “Temos que adotar medidas de intervenção para o problema por parte da gestão, áreas técnicas e instituições envolvidas”, finaliza.

De acordo com a coordenadora, a melhoria na qualidade da água é de responsabilidade da empresa de abastecimento de água na região.

Apresentado pela coordenadora da 12ª Regional de Saúde, Samara Maria, o trabalho é de autoria dos colaboradores Antonio Vieira de Sá Júnior e Inácio Pereira Lima, ambos da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi; Jonas Moura de Araújo, professor da UFPI, além da coordenadora da regional.

Agespisa

Em nota, a Agespisa rebate a análise afirmando que a água da adutora do Garrincho está dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e que usa provisoriamente a água dos poços da Serra Branca, para complementar o abastecimento da cidade, por conta dos vazamentos na Adutora. Segundo a empresa um processo de licitação já foi iniciado para corrigir os vazamentos e o investimento nos reparos será de R$ 13,5 milhões. Leia na íntegra:

A Agespisa informa que está utilizando provisoriamente a água dos poços da Serra Branca, em São Raimundo Nonato, para complementar o abastecimento da cidade, uma vez que os constantes vazamentos na Adutora do Garrincho impedem o fornecimento de água suficiente para atender os moradores.

Para resolver o problema, a Agespisa já iniciou o processo licitatório para a recuperação da Adutora do Garrincho. O contrato para a aquisição dos tubos já está pronto e no próximo dia 27 de junho será a licitada a empresa que vai executar a obra. O prazo para a conclusão do serviço é de 90 dias. O investimento será R$ 13,5 milhões.

A Agespisa informa ainda que a água da Adutora do Garrincho, que abastece São Raimundo Nonato e mais 10 cidades do semi-árido, está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Durante a obra de recuperação da Adutora, será feito um desvio de 23,5 quilômetros, de ferro fundido, isolando o trecho que apresenta maior ocorrência de vazamentos.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais