Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato sedia evento científico até este sábado (23)

Iniciou na última quarta-feira (20) e segue até o sábado (23), no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em São Raimundo Nonato, a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que conta com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí  (Fapepi). No encontro estão sendo realizadas palestras, minicursos e mesas redondas sobre diferentes áreas do conhecimento.

A cerimônia de abertura, na quarta-feira, foi realizada no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e contou com a presença da presidente da instituição, professora Niéde Guidon, que destacou as descobertas sobre o desenvolvimento técnico e cultural dos povos antigos que tornaram o Parque Nacional da Serra da Capivara um patrimônio que necessita de preservação.

O diretor técnico-científico da Fapepi, Albemerc Moura, aproveitou a oportunidade para divulgar a possibilidade de novos encontros por meio dos editais da fundação. “É muito importante para nós, da Fapepi, estarmos participando de um evento como este, que discute a nossa região. Aproveito para fazer um convite, sabendo o quão significativo é um encontro como este, para que os pesquisadores submetam suas propostas nos editais disponibilizados pela Fapepi e, dessa forma, poderemos auxiliar de forma direta esse tipo de troca de experiências”, comentou o diretor.

Diversas atividades que ocorrem durante toda a reunião demonstram a preocupação das mais diferentes instituições envolvidas no evento com a necessidade de novas e mais eficazes políticas públicas para preservação do Parque Nacional Serra da Capivara. A presidente da SBPC, Helena Nader, falou sobre as propostas que devem ser apresentadas com o intuito de modificar a realidade do local.

“Nós viemos até aqui para montar um grupo de trabalho dentro da SBPC e construir propostas que sejam articuladas junto à sociedade civil e que venham a resultar no melhor aproveitamento do Parque Nacional Serra da Capivara. Atualmente, a administração do parque é ligada apenas ao Ministério do Meio Ambiente, que evidentemente é uma parte do processo, porém, entendemos que um local com essa importância passa por uma construção interdisciplinar e interministerial e deve envolver, apenas como exemplo, os ministérios da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Transporte, do Turismo, e da Educação”, acrescentou Nader.

No evento, entre as palestras e cursos ofertados, temas como Ecoalfabetização e o Efeito das Drogas no Sistema Nervoso estão sendo abordados, além da apresentação de experimentos científicos e a exposição de um planetário.

O reitor da Uespi, professor Nouga Cardoso, aproveitou a oportunidade para agradecer a escolha da instituição como sede da reunião regional. “Fico honrado com a escolha da Uespi para sediar este evento tão importante, agradeço aos representantes da SBPC e aos alunos que viabilizaram essa reunião. Aproximar a sociedade do saber cientifico é sem dúvida o que temos de mais importante neste encontro”, falou Nouga Cardoso.

A conselheira da Fumdham e beneficiária do Programa de Desenvolvimento Científico Regional da Fapepi, Rute Maria Gonçalves, comentou sobre a importância do evento. “Estamos fazendo um grande evento voltado à ciência e que conta com a parceria de várias instituições para homenagear e chamar a atenção para essa região de São Raimundo Nonato e, de forma mais específica, a Serra da Capivara”, acrescentou Rute.

O presidente da SBPC, no Piauí, Williame Carvalho, ressaltou as articulações estabelecidas para que uma nova reunião seja realizada no Piauí. “Ficamos extremamente satisfeitos com o evento sendo realizado aqui em São Raimundo e nos preparamos para futuramente articular uma reunião da SBPC na cidade de Parnaíba”, destacou o presidente.

Durante o encontro, os participantes acompanham apresentações culturais e atividades para crianças com o objetivo de despertar o interesse pela ciência. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais