Cidadeverde.com

Concurso de Fotografia incentiva "imortalização" ao invés da caça


Foto de um concorrente publicada no Facebook do Concurso

O Concurso Caçadores de Fotografia foi uma forma encontrada pela direção do Parque Nacional Serra da Capivara para promover um maior envolvimento com as comunidades da região. Essa é uma das metas da nova gestão, a fim de garantir uma administração mais participativa e colaborativa. As inscrições já estão abertas e resultado será no dia 12 de fevereiro.

A chefe do Parque, Marrian Rodrigues, informou nesta quarta-feira (9), que o concurso quer, acima de tudo, fortalecer a cultura da preservação animal e do meio ambiente. “O slogan do Concurso é; ‘Não mate, imortalize’, e é voltado para a participação de ex-caçadores, justamente para trazer uma maior conscientização sobre a importância de inversão de prioridades, para que ao invés de as pessoas realizarem a caça, elas tirem fotos, e ao invés de matarem animais, por exemplo, guardem na memória a figura daqueles animais imortalizando-os em fotografias”, explicou.

Ela complementou: “A gente quer instigar pessoas como ex-caçadores, já que a caça predatória já nem é mais permitida, a trocar a espingarda pela máquina fotográfica. Nessa ótica, a ideia é transformar ex-caçadores em protetores da vida". 

Para ela, a iniciativa tornará a gestão mais colaborativa e participativa. “É uma maneira de alertar para que todos sejam guardiões do Parque, que possam ser parceiros e ambientalistas”.

Veja todas as instruções para participar:

(publicado na página Caçadores de Fotografias - PARNA Serra da Capivara )

NÃO MATE; IMORTALIZE!

Concurso de Fotografia 2019.
Realização: PARNA Serra da Capivara/ICMBio e NAZARETH ECO

1. APRESENTAÇÃO
Ao fotografar um pássaro, um mamífero, um inseto, você estará dando a ele a possibilidade de permanecer vivo na memória de todos; morto, ele não estará mais nem na memória de quem o matou. Portanto, troque a espingarda por uma máquina fotográfica e contribua com a preservação do meio ambiente.

2. OBJETIVO
O concurso visa incentivar ex-caçadores da comunidade do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, invertendo as prioridades: eternizar os animais e valorizar as belezas arqueológicas em fotografias, em vez de contribuir com a sua extinção ou depredação e consequentemente com o desequilíbrio do ecossistema.

3. REGULAMENTO
O concurso é para ex-caçadores do entorno do PARNA Serra da Capivara. É proibida a participação de fotógrafos profissionais; comerciantes e pessoas com renda acima de um salário mínimo. 
3.1 Como Participar:
O participante deverá se inscrever na sede do ICMBio em São Raimundo Nonato ou nas principais guaritas de entrada do Parque: BPF; BR 020; Serra Branca ou Serra Vermelha.

3.2. Inscrição
08 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019. A data limite para envio das fotografias vai até 28 de fevereiro. 
Após o cadastro/inscrição o participante terá até a data limite (28 de fevereiro-2019) para enviar as fotos digitais para a página do Facebook: Página: @parnaserradacapivara.icmbio ou Caçadores de Fotografias – PARNA Serra da Capivara.
Telefone para contato: 89 3582 -2085
E-mail para contato: [email protected]
3.2.1 Documentos necessários: Cópia do RG e CPF; comprovante de endereço; cópia do Cartão Cidadão (Quando tiver).

3.3 Regras
* A fotografia (apenas 1 por participante) que irá concorrer, deve ser tirada dentro da área do Parque e entorno (São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí), observando os prazos de captura (não serão avaliados fotografias tiradas em datas fora do prazo estipulado neste edital). 
* Os participantes podem utilizar máquinas fotografias e/ou celulares para fotografar. 
* Podem participar pessoas acima de 18 anos.
* O participante deverá indicar a localização da fotografia.

3.4 Processo de Seleção
As fotos com os perfis dos participantes serão publicadas na página do concurso no facebook e o público irá votar. As fotos com mais cliques ganharão o concurso. 
Resultado do concurso: 15 dias após o encerramento das postagens das fotos.
3.5 Premiação

CATEGORIA PRÊMIO
1º Lugar 01máquina fotográfica profissional 
2º Lugar R$ 200,00
3º Lugar R$ 100,00
* Ao final do concurso todos os participantes ganharão uma visita guiada ao Parque Nacional Serra da Capivara.

QUATRO COMPROMISSOS
Todos os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade, assumindo o compromisso de trabalhar em prol da proteção do meio ambiente. E uma vez por ano participar de ações de sensibilização e Educação Ambiental nas comunidades do entorno, acompanhados da equipe do PARNA Serra da Capivara/ICMBio.

MARIAN HELEN DA SILVA GOMES RODRIGUES
Chefe do PARNA Serra da Capivara

 


Foto de um concorrente publicada no Facebook do Concurso

Lyza Freitas
[email protected]

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais