Cidadeverde.com

Ópera da Serra da Capivara apresenta o Ato Carcará e enaltece a cultura nordestina

A Ópera da Serra da Capivara vem para sua terceira edição trazendo ao anfiteatro da Pedra Furada, o universo mágico dos povos da caatinga e muita música, arte e alegria. O terceiro ano do evento marca também o terceiro ato da Ópera, o Ato Carcará, que vai apresentar as referências do imaginário dos povos do Sertão com suas lendas, contos, “causos” e personagens mitológicas e outros elementos que habitam o universo mágico do nordestino, narrativas que permanecem vivas na tradição popular, passando de geração após geração.

Desde a sua primeira edição, o evento traz para a encenação no palco, os diversos elementos cenográficos, além do recurso de vídeo mapping, projetando na imensa cortina de pedra, ajudando a compor o espetáculo com o cenário natural do anfiteatro da Pedra Furada, considerado como uma das atrações turísticas mais importantes do Brasil.

Durante seis dias, o festival se divide em apresentações da Ópera na Cidade e no Anfiteatro da Pedra Furada, acontece entre os dias 22 e 27 de julho e traz para os municípios do entorno do Parque (São Raimundo Nonato e Coronel José Dias), atrações teatrais e shows de artistas locais e nacionais. Os espetáculos utilizam diversos recursos artísticos e elementos cenográficos que narram histórias que identificam nossos povos originários, nossa cultura e nossa identidade.

A Ópera da Serra da Capivara é uma bela viagem musical e arqueológica com nomes consagrados da arte brasileira e também de outros artistas e manifestações culturais pouco divulgados em um local onde paira uma atmosfera inspiradora das boas energias que somente a natureza preservada pode oferecer.

Este ano, o palco da Pedra Furada receberá, entre suas atrações principais, as cantoras paulistanas Maria Gadú e Mariana Aydar com apresentações de seus trabalhos mais recentes e toda a vibração e irreverência do cantor pernambucano, Siba.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, pelas prefeituras de Coronel José Dias e São Raimundo Nonato e tem apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham).

Maiores informações também pelo site www.operadaserradacapivara.com 

Confira a programação completa:

ÓPERA NA CIDADE

SÃO RAIMUNDO NONATO – PRAÇA DO ABRIGO

22 Julho/2019

19h - MALEFÍCIO DA MARIPOSA com o espaço de criação AVE LOLA – Curitiba

21h - ROSA ARMORIAL - Curitiba

23 Julho/2019

19h - CAJU PINGA FOGO (Teresina)

21h - VALIDUATÉ – Teresina

CORONEL JOSÉ DIAS - PRAÇA SÃO PEDRO

24 Julho/2019

19h - GRUPO VAGÃO

21h - TUPI MACHINE

PROGRAMAÇÃO ANFITEATRO DA PEDRA FURADA

(Shows Nacionais)

25 Julho/2019

19h - ATO CARCARÁ

21 -  MARIA GADÚ (SP)

26 Julho/2019

19h - ATO CARCARÁ

21h - SIBA (PE).

 

redacao@cidadeverde.com