Cidadeverde.com

Coluna 04/01/24

Possível vice de Dr.Pessoa é cartada surpresa
 
A política é um jogo, disso ninguém há de duvidar, especialmente o desconfiado leitor da coluna. O mistério em torno do novo nome cotado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Dr.Pessoa, tem razão de acontecer. É que profissional aventado para compor com Pessoa é uma figura pública que já disputou pelo menos duas eleições e tem forte presença midiática. O leitor arrisca?

_________________

Power Game

A coluna apurou com fontes bem informadas que a conversa para anunciar a chapa de reeleição de Dr.Pessoa está adiantada. Aliados mais próximos do prefeito, no entanto, acreditam que o poderoso convidado está dando corda, mas duvidam que ele estará disposto, de fato, a encarar a missão. A conferir.

_________________

Vem aí

O queridinho da coluna, Nicolau Maquiavel, nos fala que liderar é uma necessidade, considerando que a natureza humana sempre será conflitiva. Sem compreender as condições, o líder é incapaz de fazer as escolhas certas. Falando em cenários, quais são as condições para que tramite um processo de impeachment do prefeito Dr.Pessoa na Câmara de Teresina? É o que o leitor da coluna saberá agora.

_________________

Me dê motivos

Um impeachment – é o que diz a literatura da Ciência Política – precisa de três condições para acontecer: base legal (o motivo com sustentação jurídica), apoio político (os votos no Legislativo) e povo nas ruas (manifestações, clima instável). Por ora, os grupos que se articulam pelo impeachment, não têm os votos. 

_________________

Por acaso tem os votos?

A ausência de nomes da base do prefeito na sessão extraordinária da Câmara de Teresina não se traduz no tamanho real da base, afirmam vereadores de todos os lados. O mais perto da realidade são entre 16 e 17 votos a favor do impeachment (sendo necessários 20), e isso contando (o que já é um exagero) com os votos dos quatro vereadores do PT (somando Venâncio Cardoso, que é um petista honorário).

_________________

A bola está com eles

Como o governador Rafael Fonteles tem ascendência sobre três petistas - exceto Deolindo Moura, mais independente – o leitor pode se esforçar um pouco e concluir que parte da permanência do prefeito Dr. Pessoa depende do presidente da Câmara, Enzo Samuel, e do governador Rafael Fonteles. A coluna disse “parte” da permanência. Há diversos atores institucionais e jurídicos com forças equivalentes e acompanhando atentamente a questão. O leitor não perde nada aqui na coluna: sem sensacionalismo, sem puxar o saco, sem fingir que não está acontecendo nada. Apenas os fatos. A conclusão, fica sempre com você, soberano leitor.

_________________

Encruzilhada

A respeito do PRD, citado ontem na coluna (volte uma coluna para entender), uma fonte afirma que a campanha do deputado Fábio Novo vê o partido – que está na base do prefeito Dr.Pessoa - com bons olhos. E não era pra menos, afinal, há pelo menos três pré-candidados a vereador da legenda que já avisaram que têm compromisso para votar em Novo para prefeito. Então tá bom…

_________________

Ventos do litoral

O cenário em Parnaíba segue assim, disse à coluna um político com forte influência na região: “Dr. Hélio tem o apoio do Rafael (Fonteles), mas a base não aceitou ainda. PT e vereadores estão disputando a vice. Hilder Monção continua lutando pela vaga do Hélio e diz ter apoio do Zé Hamilton. Mas Dr. Hélio está fortalecido e tudo se encaminha para esse desfecho. Mão Santa, indefinido”.

_________________

Se conselho fosse bom

Tentar se explicar é um desperdício de energia. Primeiro, porque para quem não entende, nenhuma explicação será suficiente. Segundo, porque para quem vai entender, nenhuma explicação é necessária. Falar demais só prova que você não tem confiança nas próprias decisões, precisando sempre que os outros validem o que você quer fazer. Em algum momento, alguém já pegou uma situação igual a sua e ganhou com ela. Reclamações e queixas não lhe ajudarão. O mais importante da comunicação é sempre o que você não diz.

_________________

Cifrada da Fábula 

Em uma terra distante, a Floresta Política, o veterano Leão liderava com esforço em um momento delicado. Seu filho, o Jovem Elefante, tentava discrição, mas era a verdadeira atuação do poder. Em uma encruzilhada, o fato é que o Leão prometeu apoio aos Cavaleiros Azuis, enquanto o Jovem Elefante empenhou palavra aos Cavaleiros Vermelhos. O Leão não sabia do acordo do Jovem Elefante. A floresta testemunhava a dança delicada onde rugido do pai ecoava enquanto as pegadas do filho moldavam o caminho político. O desfecho da fábula tem dia e hora para acontecer. 

_________________

Foto do dia

Quem fechou o ano com um sorriso de orelha a orelha foi a secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo. É que a Secretaria dos Esportes do Piauí fechou o primeiro ano de existência com metas para o biênio 2023/2024 cumpridas. A principal foi a criação da Lei de Incentivos fiscais, que fortaleceu o Bolsa Atleta e ampliou a participação de atletas em campeonatos regionais, nacionais e mundiais. “A transição da Fundação para a Secretaria dos Esportes representou um marco crucial, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento esportivo”, avaliou Josiene Campelo, uma das mulheres de protagonismo da gestão Fonteles.

_________________

A frase para pensar

“Se a verdade os matar, deixe-os morrer”, Emanuel Kant, filósofo alemão e um dos principais pensadores do Iluminismo.

Colunas anteriores