Cidadeverde.com

Coluna 13/11/23

Oposição trabalha com chapa Sílvio e Ismael, Jeová fora e Pessoa candidato 

O filósofo francês Michel de Montaigne dizia que a palavra era metade de quem falava e metade de quem escutava. A colunista, em brevíssima passagem por Teresina, escutou muito, filtrou um pouco mais e chegou a algumas singelas conclusões, absolutamente temporárias, pois assim é a política. Na oposição, o cenário é esse: Sílvio Mendes encabeça a chapa de prefeito pelo União Brasil (fato consumado), com o vereador Ismael Silva de vice pelo Progressistas (grandes chances). A candidatura do deputado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar não é trabalhada nesse contexto e sim a de Dr.Pessoa.

________________________________________________________________

Condições

Com fontes de Brasília assegurando que a federação entre Progressistas e Republicanos vai acontecer, mas só depois da eleição de 2024, o lançamento do nome de Jeová Alencar fica distante de se concretizar, pois para ter candidatura, é preciso ter partido. É fato que Jeová conta com a simpatia de Sílvio Mendes (e vice-versa), e tem atuado fortemente nos bastidores para se viabilizar, mas hoje o cenário é esse. “Um dos motivos que a Bárbara (do Firmino) deu para romper e apoiar o Fábio Novo, é que haveria uma chapa Sílvio e Jeová. Mais um motivo para não acontecer”, resumiu um importante político que segura e bate martelos na oposição.

_________________________________________________________________

Deixa ele ser candidato

Por fim, e não menos importante, é do interesse da oposição não bater diretamente no prefeito Dr.Pessoa. A busca do prefeito pela reeleição é vista com bons olhos por esse grupo, já que Pessoa como candidato consegue segurar algumas dezenas de pré-candidatos a vereador que, em outra hipótese, iriam para o robusto guarda-chuva de Fábio Novo. Tanto é que a movimentação para que o PL ficasse com o Palácio da Cidade, teve dedos (e mãos fortes) em Brasília que asseguram um pouco mais de robustez para Dr. Pessoa manter seu nome na disputa. Isso, sem contar, é claro, as projeções de apoio no segundo turno. O leitor está cansado de saber que as verdades mais interessantes são reveladas apenas pela metade.

_________________________________________________________________

Vamos ficar juntos no final

Parece que foi mesmo boa a conversa entre o senador Ciro Nogueira e o ex-deputado Luciano Nunes. Essa foi a impressão do grupo de oposição, que aposta na permanência de Luciano nesse espectro político, ou seja, bem longe do PT. Esses interlocutores consideram que faltou “jeito” no trato do ex-prefeito Sílvio Mendes com Luciano, mas que é questão de tempo até dezembro ou janeiro para unir as correntes hoje distantes. Não interessa à oposição fragmentar candidaturas, seja pelo custo, seja pela própria estratégia pensando em um segundo turno. Sendo assim, uma candidatura solo do PSDB não está nos planos do duo Progressistas/União Brasil.

_________________________________________________________________

Faz o L

Os petistas podem começar a preparar o dedão e o indicador para fazer o L até dizer chega em dezembro. É que há previsão, segundo informa fonte bem atualizada no PT, de que o presidente Lula fará uma importante agenda no estado no último mês do ano, em data ainda a ser confirmada. A inauguração de obras de relevo da gestão Rafael Fonteles é um bom motivo para a viagem, mas não se limita a isso. Lula avisou que o foco em 2024 é a agenda doméstica, já que a meta é que o PT também eleja o máximo de prefeitos no país.

_________________________________________________________________

Lendo os sinais

Uma profusão de registros nas redes sociais com a presença do governador Rafael Fonteles na inauguração, na última sexta-feira (10), da recuperação asfáltica da Rodovia Assis Carvalho (PI-234), localizada no Sul do Piauí - ligando a Comunidade Café de Rosa até a zona urbana de Oeiras - fez levantar na base aliada a percepção de que o candidato a unir o grupo será Ícaro Carvalho, filho do ex-deputado Assis Carvalho e atual superintendente do Incra. O outro nome da base, com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, é Dr. Hailton. No grupo do prefeito Zé Raimundo (Progressistas), o cenário segue aberto, enquanto o gestor não indicar um sucessor. Por enquanto, a única certeza é que não será nenhum expoente dos “Boca Preta”, a família Sá.

_________________________________________________________________

Todos juntos

Quem esteve em importante agenda representando a prefeitura de Teresina em estadia carioca foi André Santos, coordenador de Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina. No registro, com o prefeito de Estrela, Portugal, quando André conheceu modelos de projetos na área de Diretos Humanos. Participando da 22° Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participava, no Rio de Janeiro, com prefeitos e seus representantes de diversos países, André destacou à coluna que a meta é trazer para a capital projetos que proporcionem uma cidade mais diversa, inclusiva e transparente, aproximando governantes e governados.

_________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Todo dia, um malandro e um otário saem de casa e em algum momento do dia, eles vão se encontrar. Dinheiro, amor, poder ou prazer: se você descobrir o que motiva as pessoas a quem você deseja dobrar o arbítrio, conseguirá a chave para seus próprios objetivos. Tudo se apoia em um centro de gravidade, que governa tudo e, em geral, é o que as pessoas mais tentam esconder do olhar externo. Primeiro, encontre o centro de gravidade da pessoa que você quer que se renda, depois escolha a melhor arma: neutralizar ou destruir. Todos vivem sob fachadas e escondem a sete chaves suas fontes de poder, já que sem poder usá-las, eles sucumbem. Não bata a cabeça na parede tentando entrar na fortaleza bem protegida do inimigo. Cave um túnel.

_________________________________________________________________

Ilustre Leitor

Tentando não fazer barulho, o vereador Leonardo Eulálio conseguiu o que todo mundo que vive na política, almeja: um partido para chamar de seu. Se poucos conseguem um partido, são pouquíssimos que levam uma sigla com recursos do Fundo Eleitoral para bancar candidaturas competitivas e tempo de TV para somar com um candidato majoritário. Isso não é para quem quer, o leitor sabe. Após sinal verde da cúpula do PL (leia-se Valdemar da Costa Neto, presidente nacional), Leonardo voltou da capital federal com carta verde para apoiar Dr.Pessoa e convidar para que gentilmente se retirem da sigla os nomes mais alinhados ao bolsonarismo raiz. A coluna apurou que esses devem migrar para o Progressistas, ficando os mais longe  possível do pré-candidato da oposição, Sílvio Mendes. A depender do andar da carruagem no Republicanos, o PL pode até mesmo ser o partido pelo qual Dr.Pessoa dispute a eleição. Podem ir para a chapa do PL nomes como os vereadores Teresinha Medeiros e Markim Costa. No meio de tantas articulações de alto peso, o médico e vereador parou aqueles dois minutos de praxe para ler esta humilde cronista da vida política. Temos o flagra.

_________________________________________________________________

Cifrada do Lado Oculto

Um vereador que por acaso está hoje no rol de influência do Palácio da Cidade, mas que tem uma longa história de relacionamento com os tucanos, fez o seguinte desabafo: “Ficar com o Pessoa não é romper com o Rafael (Fonteles), ficar com o Sílvio (Mendes), é romper, então fico com o Pessoa e vamos ver no que dá”. Beleza. Mas uma fonte das altas esferas do PT não poderia discordar mais do argumento e mandou um aviso na contramão para vereadores que pensam isso: “Quem não ficar com o Fábio (Novo), estará com o adversário do Fábio, ponto”. O recado está dado.

________________________________________________________________

Foto do dia

Um dos pré-candidatos a vereador de Teresina que serão apoiados pelo deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) é o suplente de vereador Roberto Madeira, que fez evento expressivo no final de semana em Teresina, com a presença de Marcos. O deputado teve mais de 18 mil votos em Teresina no ano passado, e retoma as agendas na capital enquanto o mundinho da política respira o denso ar de ansiedade sobre duas decisões: quando o PSD anunciará o apoio a Fábio Novo em Teresina (até o final da semana é a resposta mais provável, ou no mais tardar na seguinte, pós-feriado) e qual dia Marcos Aurélio deve também anunciar que seguirá o pré-candidato do MDB, Paulo Márcio (a tendência é a mesma). Sem declarações públicas de Marcos Aurélio por ora, os bastidores fervilham. Com o PSD indo ao apoio de Fábio Novo, dividido, e o MDB de Themístocles Sampaio reforçando caminho solo na capital, a união da base sob um único nome é hoje, um objetivo alguns quilômetros mais distante de ser alcançado.

_________________________________________________________________

A frase para pensar

“A melhor maneira de manter a palavra é não dá-la”, Napoleão Bonaparte (1769 – 1821), estadista e líder militar francês.

Colunas anteriores