Cidadeverde.com

Coluna 08 e 09/11/23

Luciano com Paulo Márcio e Sílvio com Jeová: que comecem os jogos!

O jornalismo é a melhor versão da verdade possível de obter? Carl Bernstein, jornalista investigativo norte-americano dizia que sim. Quem é a colunista para discordar?  Pois bem, o celular da colunista pipocou às 19h com a mesma foto enviada por expoentes do mundinho da política: o médico Paulo Márcio e o ex-deputado Luciano Nunes, sorrindo e tomando um café, que a colunista pressupõe ser daqueles bem fortes. Um tucano das rodas de decisão, resumiu tudo com essa frase de efeito: “Só conversando. Aliás, conversamos com todo mundo, menos com o grupo do Dr.Pessoa”. A título de contextualização, isso não é uma indireta, é mesmo uma direta, já que quem conversa com um nome ligado hoje ao Palácio da Cidade - Jeová Alencar - é o ex-prefeito Sílvio Mendes. A coluna não se deu por vencida. É possível uma chapa Luciano e Paulo Márcio? “Impossível não é”, respondeu a fonte. O jogo está aberto. 

______________________________________________

Vai ser mais ou menos assim

Enquanto as turmas que eram ligadas a Firmino Filho e a Sílvio Mendes não falam a mesma língua no PSDB há tempos, o ex-prefeito esteve em Brasília e mostrou registro com a cúpula do União Brasil. O partido assegurou as condições para que Sílvio dispute as eleições de 2024 em Teresina. Daí, a resposta de Luciano Nunes com Paulo Márcio. A percepção do mundinho da política hoje é essa abaixo, leitor (atenção, hoje! A coluna não pode prever nada sobre o dia de amanhã).______________________________________________

A ordem a gente decide depois

O deputado Jeová Alencar deve deixar o grupo do Palácio da Cidade e voltar à Assembleia Legislativa em fevereiro do ano que vem (quando se reiniciam os trabalhos no Parlamento estadual). Ou será vice de Sílvio ou o cabeça da chapa, com o ex-prefeito na vice. A coluna nunca viu ninguém trabalhar para tentar ser vice, então…

______________________________________________

Temos o melhor e ponto

O grupo do andar de cima ligado a Fábio Novo (PT) afirma ter pesquisas que revelam um crescimento do parlamentar bem antes do que era esperado apenas para dezembro. Fazem pequenos ajustes, claro, na construção da imagem pública do deputado, mas hoje acreditam terem consensuado a base de que o melhor nome foi efetivamente escolhido. A matemática é uma ciência exata, aliás. Ainda esperam o MDB na indicação da vice, no entanto, alertam para o “time”. O tempo urge!

______________________________________________

 

Zero!

Ligados a Dr.Pessoa consideram que as chances do ex-senador João Vicente Claudino ser o cabeça de chapa e o prefeito ficar na vice, não fazem o menor sentido. Dr.Pessoa é candidato, faça chuva ou faça sol. Ou melhor, as chances de não disputar são “zero”, usando aqui mais uma palavra do vocabulário pessoístico. Em tempo, o registro abaixo é do prefeito com secretários, visitando as obras da Casa da Mulher Brasileira, em reta final de conclusão. É justo lembrar que foi a prefeitura de Teresina quem adquiriu o terreno por mais de 3 milhões de reais e por meio da Saad/Centro, executando a obra em menos de um ano com recursos do Governo Federal. "Fizemos a aquisição também do mobiliário e, em breve, será entregue esse marco para a cidade de Teresina”, pontuou Roncalli Filho, secretário da Saad Centro. 

 

____________________________________________

 

Nada de plano B

Que plano B que nada, o trabalho é focar no plano A e ponto final. O deputado federal Jadyel Alencar informou à coluna que está ciente das movimentações em prol de uma federação do Republicanos com o Progressistas, e frisou que isso não modifica em nada sua missão de comandar o Republicanos no Piauí. “Inclusive estamos trabalhando na formação da chapa”, acrescentou Jadyel, que tem um acordo com a cúpula nacional da legenda para assumir a presidência do partido assim que conseguir a liberação do PV nacional para deixar a legenda sem sofrer punição. Primeiro se constrói a base e depois a casa, sempre foi assim e sempre será.

______________________________________________

 

Ilustre leitor

A coluna não queria antecipar o anúncio oficial, que deve ser feito em uma grande festa na cidade de Valença no final de novembro, mas jornalista não pode segurar informação, então vamos lá: o ex-deputado federal Marllos Sampaio será o candidato a vice-prefeito de Leonardo Nogueira (PT) em Valença. A chapa tem a simpatia (para dizer o mínimo) do vice-governador Themístocles Sampaio, do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, e do Karnak, claro. O que parecia impossível, ou seja, a união da oposição para enfrentar o atual prefeito, Marcelo Costa (Progressistas), aconteceu. O grupo quer mais tempo, pois busca a adesão de nomes importantes, como o vereador Cássio Gomes (SDD), que apoiou Fábio Novo em 2022. MDB e PT, unidos - pelo menos em Valença. Marllos vinha trabalhando o próprio nome para a prefeitura de Valença, mas decidiu seguir com seu grupo (que tem como principal expoente a vereadora e secretária estadual de Mineração Paula Jeanne) em um projeto único. Para o leitor entender a força do grupo, só em Valença o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio teve 1.200 votos. Entre uma articulação e outra, Marllos Sampaio dá uma pausa para ler a coluna. O registro não deixa dúvidas.

______________________________________________

 

Se conselho fosse bom

Tempo e oportunidade não esperam ninguém. Se você esperar para depois, talvez não tenha para amanhã a água que desprezou beber hoje. Inevitavelmente, os fracassados são aqueles que esperam que as circunstâncias se adaptem às suas necessidades. Isso nunca vai acontecer. Mas, se você forçar demais e o momento for inadequado, as pessoas vão revidar por debaixo dos panos e lhe deixar sem opções. Há dois tipos de pessoas: as maduras demais, que só querem as coisas do jeito delas; e as infantis demais, que pensam que o mundo lhes deve alguma coisa. Evite ambos e situe-se sempre como um observador atento, pronto para manobrar a seu favor no momento oportuno. 

______________________________________________

Cifrada do Coquetel 

Todo mundo gosta de um bom comes e bebes, não é mesmo, leitor? Mas se a conta puder ser rachada, melhor ainda, o leitor há de concordar. Pensando assim, recentemente um vereador de Teresina conhecido por ser bastante explosivo combinou com um outro parlamentar que este ajudaria no oferecimento de um coquetel para os convidados de um determinado evento. Passou o tempo do evento e no final, todo mundo já estava azul de fome, se deslocando ao local do suposto coquetel. O problema é que não tinha um copo de refrigerante e nem uma coxinha no local. O vereador, na frente de todos, foi ao enfrentamento com o parlamentar que tinha combinado de ajudar com o coquetel, um outro vereador aliado também com fama de esquentado, entrou no meio para proteger o político confrontado e no final das contas a turma do deixa disso atuou para separar a confusão. A coluna é fã de um bom coquetel, mas acha que a violência nunca é a solução.

______________________________________________

Foto do dia

Tudo no mundo é relativo. Por exemplo: uma nota 7,5 pode virar um 10 a depender do referencial. A coluna flagrou o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, na saída de uma reunião com o governador Rafael Fonteles no Palácio de Karnak. O homem estava efusivo. O que houve? “Temos 14 metas na Semar, já cumprimos quatro e vamos cumprir seis até o final do ano. O governador disse que tiramos 7,5 no padrão Dom Barreto. Vamos passar com louvor. Pra mim, é um 10 todinho”, brincou Daniel. Como o leitor sabe, é impossível avançar em qualquer progresso sem olhar para o equilíbrio entre as ações de desenvolvimento e as de preservação dos recursos ambientais. Área sensível, a qual o Karnak demonstra atenção. Honra ambiental!

_______________________________________________

 

A frase para pensar

“O anzol é muito maior do que a boca do peixe”, Ulysses Guimarães (1916-1992), político, na véspera da votação do impeachment de Fernando Collor de Mello, criticando Itamar Franco.

Colunas anteriores