Cidadeverde.com

Coluna 04/06/24

Bancada federal racha e lança Dr.Francisco ao Senado em represália a Georgiano

Se o leitor é um entusiasta da paz, não chame para a mesma mesa um grupo de cinco deputados federais do Piauí, 12 estaduais e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD). A coluna avisa: vai dar ruim! Um nervo exposto na base governista do Palácio de Karnak é a vaga de senador para 2026. O racha se consolidou nos últimos dias: metade da bancada federal e 1/3 da Assembleia Legislativa decidiram lançar um movimento ostensivo de apoio ao colega Dr.Francisco (PT) para o Senado. A jogada é vista como um ataque direto contra o postulante prioritário da vaga, o deputado federal Júlio César (PSD).

_____________________

Ou respeita a gente ou tem troco

Em 26, são duas vagas de Senado: uma, naturalmente, é do senador Marcelo Castro. Na segunda, dividiam até ontem a preferência, Júlio César e Flávio Nogueira (PT). O que houve então de ontem pra hoje? “Não apoiamos o modus operandi do PSD. Estamos sendo atacados nas nossas bases, de maneira predatória. O Georgiano (Neto, deputado estadual), não pode ver um voto e vai pra cima! Tem que ter respeito, ninguém aqui é moleque não”, argumentou um deputado federal, em reserva. A fala foi editada com trechos suprimidos pela colunista, mas o clima está daquele jeito...

_____________________

A gente tá com ele e não abre nem pra um trem

Segundo uma fonte do lado de dentro, além do próprio Dr. Francisco, os deputados federais Jadyel Alencar, Florentino Neto e Merlong Solano (além de um quinto nome, não revelado), são simpáticos ao petista para tentar barrar a indicação futura de Júlio César ao Senado. O bloco de pré-lançamento inclui 12 deputados estaduais, articulados por Fábio Xavier (PT) e Pablo Santos (MDB). Jadyel confirmou o apoio a Dr.Francisco à coluna: “É um nome que conta com todo o nosso entusiasmo, sem dúvidas. Será uma importante força no Senado. Vamos trabalhar com todo o nosso grupo pelo Dr.Francisco”.

_____________________

Ele é leve e não tem veto

Um deputado federal que apoia Dr.Francisco para o Senado, argumenta pró-escolha do petista: “É um nome leve, agrada a todos no PT, tem aceitação total”, ponderou. Certo, e o Palácio de Karnak já foi pelo menos avisado da empreitada ousada? Afinal, o primeiro passo de uma caminhada é não ter veto... “Foi sim. E da nossa parte, sentimos que não houve objeção, nome bem aceito”.

_____________________

Era uma vez...

É muito importante contar uma história do começo. E a coluna foi atrás de entender a nascente dessa confusão. O município de Cocal da Estação é o palco. Os personagens: o deputado federal Jadyel Alencar, que trabalha na montagem dos palanques municipais do Republicanos, e o deputado estadual Georgiano Neto, com a corda toda na projeção de ser deputado federal em 2026, na cadeira hoje ocupada pelo pai. Para qualquer lado que o leitor olhe, há faíscas. Siga o fio.

_____________________

O buraco é mais embaixo

É que em Cocal da Estação, Jadyel Alencar apoia o pré-candidato a prefeito de oposição, o médico Dr.Cristiano, filiado ao Republicanos. O grupo conta ainda com mais cinco vereadores. Como Georgiano também é votado na região, teriam ocorrido diálogos para que Dr.Cristiano pudesse se filiar ao PSD. Mas, como os fatos provam, Dr.Cristiano ficou mesmo no Republicanos de Jadyel. O acordo envolveu a filiação de líderes e vereadores ao PSD, contemplando a sigla. Fato que também ocorreu. Tudo certo.

_____________________

Resposta enérgica

No entanto, o estopim do clima bélico entre Jadyel e Georgiano ocorreu quando as lideranças ligadas ao grupo de Dr. Cristiano (e Jadyel Alencar) migraram no apoio ao pré-candidato a prefeito, o advogado Douglas Lima (que assumiu quando o prefeito Nonatinho do Sindicato, do PT, abdicou do cargo para assumir como coordenador estadual de Desenvolvimento dos Territórios). Segundo a coluna apurou, houve diálogos quentes e prazos dados para reverter o imbróglio. Nada resolvido. Começou a batalha, que somou-se aos demais parlamentares que perderam colégios e lideranças com jogadas políticas de Georgiano Neto.

_____________________

Com a palavra, Georgiano 

A coluna ouviu o segundo maior interessado (o primeiro, claro, é o deputado Júlio César), Georgiano Neto:  “Ah... tá tudo muito distante, eleição é sá daqui há três anos. Isso é do jogo. Oxe, que eu saiba não sou nem candidato a senador!”, retrucou Georgiano. O ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, dizia que em política, é muito difícil falar sobre hipótese, embora não se possa excluir hipótese nenhuma. Bom, a colunista tem a hipótese que o assunto vai render como nunca! Que comecem os jogos!

_____________________

Checklist do voto

Consolidado na Ciência Política, esses são os critérios que fazem o eleitor votar. Quem quiser discordar, fique à vontade. A colunista não mudará de opinião.

O que faz o eleitor decidir votar em alguém?

1 - Avaliação de Governo – aprovação a partir de 40%, projeta a vitória do candidato ao Executivo. Acima de 60%, é quase certa. Quase.

2 - O quanto se identifica com o candidato

3 - O currículo do candidato e capacidade de realização

4 - Potencial que o candidato tem de crescer nas pesquisas

5 - Popularidade e simpatia (não é obrigatório, muitas vezes a capacidade de realização supera esse critério, mas em pleitos acirrados, é um diferencial)

6 - Continuidade e mudança no contexto eleitoral

_____________________.

Grave se quiser, problema seu

Um político conhecer das coisas leu as últimas edições da coluna e mandou a seguinte consideração: “Não tenho medo nenhum de ser gravado”. Ah e é? Por que? “Primeiro, eu deixo o cara (liderança ou político) falar o que ele pensa. Quer aderir? Venha, somos os melhores por isso e por isso. Digo que quero ele no nosso time. Depois deixo ele dizer o que está precisando. Se ele quiser gravar, que grave, não sou eu que tô oferecendo nada”. Esperto não, mil graus acima disso!

_____________________

Se conselho fosse bom

Chega um momento na escalada de poder, que pequenos elementos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso. Um deles é a saúde física, fato negligenciado por muitos que se alçam às mais altas esferas. Não existe um corpo e mente separados. Se você está entupido de açúcar, álcool e sedentarismo, sua mente vai funcionar pior, isso é um fato científico. Seu corpo é sim um signo externo do quanto você se ama e se preocupa consigo mesmo. Dedique-se, dentro daquilo que está ao seu alcance, para ter uma saúde física robusta. Não seja escravo dos seus desejos temporários. Sua meta deve ser não ter problemas de saúde enquanto usufrui de uma mente confiante e calma. Sim, quanto mais difícil de conseguir, melhor.

_____________________

Cifrada do Bem que a Gente Avisou

Bastou um pequeno escorregão para que um grupo popular e forte recebesse um “bem que eu avisei” dos aliados mais experientes, que estavam sendo deixados de escanteio na tomada de decisões estratégicas. A principal crítica é que essa antenada turma é formada por um grupo restrito demais. Tem o Cabeça, o Pensador e o Executor, e só. O grupo é exitoso, mas nessa galera da política não tem menino... “Toda novidade passa, né? Vamos ver se eles baixam a bola agora e reconhecem que precisam da gente!”, desabafou à coluna um político mais do que experiente. Complicado...

_____________________

Foto do dia

Quem tem bala na agulha é a família Solano. Os homens possuem nada menos do que dez (sim, dez!) pré-candidatos a vereador de Teresina apoiados pelo deputado federal Merlong Solano e o irmão, vice-presidente estadual do PT, Maurício Solano. Mas, claro, há sempre o favorito, que é ninguém menos que o suplente de vereador Décio Solano, irmão da dupla. Tudo bem, os demais vão entender... Os outros nove nomes que têm o selo Solano de apoio: Sargento Ivo, Professor Wilson Oliveira, Lucilene Ferreira/ STTR, Junior do MP3, Albert Ibiapina, Cássio Borges, Djan Moreira, Eleusa Dias  e Cochise Silva. 

_____________________

A frase para pensar

“Escravo é aquele que espera para alguém vir e libertá-lo”, Ezra Pound (1885-1972), poeta e crítico literário americano. 

 

 

Colunas anteriores