Cidadeverde.com

Coluna 11/03/24

PSDB não se decide em Teresina e impasse sobe para Brasília

Perdoem a objetividade da colunista e o vício na brevidade. Estamos ambos com pressa. A visita do presidente nacional do PSDB ao Piauí, Marconi Perillo, nesta segunda-feira, 11, foi bem mais pró-Sílvio Mendes (União Brasil) do que Fábio Novo (PT), na disputa pelo comando da sigla na eleição de Teresina, mas nada definitivo. O resumo do resumo: não houve decisão anunciada e o imbróglio vai subir para o comando nacional, em Brasília. Hora dos caciques de cada lado agirem por cima!

_________

Caindo no papo

Uma fonte firminista, nesse caso ligada a Fábio Novo, disse o seguinte à colunista: “Estão caindo em papo de candidatura própria”. Segundo o tucano de altas plumagens, ficou claro que mesmo sendo presidente nacional, Marconi não tem poder de bater o martelo sozinho. Se tivesse, seria pró-Fábio Novo: “Vai ser uma guerra na nacional”. 

_________

Se vier, bem, se não vier, deixa pra lá

O grupo petista faz questão do PSDB pelo simbolismo da legenda e a ideia de “frente ampla” mas, se não der, paciência, não farão cavalo de batalha e os firministas de hoje serão realocados para o PSB ou PDT. Vida que segue. 

_________

A jogada de Evaldo com Thiago

E não é que o deputado Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade, reagiu aos desfalques em sua chapa de vereadores em Teresina com rapidez e movimentos ousados? Filiou assim, do nada, o empresário Thiago Duarte, em articulação conjunta com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, após perder dois nomes para o PDT: Wilson Oliveira e Floro Mauel. Reta final é assim...

_________

Tenho mais uma surpresa!

Evaldo deve fazer pelo menos mais duas filiações surpresas para a sua chapa, que como o nome já diz (“surpresa”), estão guardados a sete chaves. A colunista garante repassar ao leitor, assim que souber – nem antes, nem depois! 

_________

Sou aliado, mas vou cuidar da minha campanha

Já Thiago, que foi bem votado para deputado federal em 2022, é um aliado de primeiríssima hora de Dr.Pessoa. Sua saída para um partido que apoia Fábio Novo, mesmo com o aval do grupo, é inegavelmente um revés para o Palácio da Cidade e mostra que amigos, amigos, eleição à parte. Thiago pode ter carta livre para seguir votando Dr. Pessoa? Pode! Mas o natural era ele encontrar um partido dentro do grupo do prefeito, e não fora, é ou não é?

_________

Juca e o jingle 

A coluna recebeu assim, de repente, não mais que de repente, o futuro jingle a ser usado pelo pré-candidato a vereador de Teresina, Juca Alves, superintendente da Saad Sul e ex-aliadíssimo do deputado Jeová Alencar. A turma que implica com tudo diz que a letra está cheia de indireta. A coluna, que é da paz, discorda. Tire o leitor sua própria conclusão: “Fala com todo mundo, não se esconde de ninguém, o Juca não enrola, vem você também!”.

_________

Recados explícitos

Sobre o encontro público, registrado e divulgado entre o vice-governador Themístocles Sampaio (MDB) e o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos), uma fonte bem relacionada nas altas esferas governistas, analisou o seguinte, à colunista: “Foi o Themístocles quem encaminhou a vitória do Dr.Pessoa. Ele pode ser uma espécie de padrinho do FN (Fábio Novo), o grande articulador. Se levar Jeová decide logo no primeiro turno? Não sei”. Se a fonte não sabe, imagine essa humilde cronista da vida política...

_________

Precisa melhorar

É fato que a última pesquisa Ipec demonstrou que o Governo Lula precisa melhorar onde importa: na avaliação popular. Se está fazendo pouco, tem que fazer mais – especialmente na economia. E se está fazendo muito, precisa divulgar melhor – com uma comunicação mais leve, com intimismo e acessibilidade, estilo João Campos, prefeito de Recife pelo PSB. As declarações polêmicas de Lula são maximizadas se o ambiente econômico não é dos melhores, deixando o humor do eleitor ainda mais para baixo. Está tudo interligado.

_________

Senta que lá vem história 

A coragem de Charles de Gaulle era lendária. Na I Guerra Mundial, foi ferido três vezes e tentou fugir outras cinco dos campos de prisioneiros. Foi presumido morto em duas ocasiões. Após a II Guerra Mundial, sofreu 14 tentativas de homicídio e numa delas, que quase deu certo, debochou em 1962: “Essa gente atira como uns porcos!”. 

Chamado muitas vezes de “reservado, rude, enigmático e ambíguo”, no final sempre conseguia pender a balança a seu favor. Ao entrar na catedral de Notre- Dame para a missa de ação de graças pela libertação, tiros foram disparados de dentro da catedral, mas de Gaulle, com seu 1,93m, caminhou ereto e foi o único a não se abaixar. Um líder, destoa. Por isso mesmo, é o líder.

_________

Se conselho fosse bom 

O problema da fama é que você será sempre alvo de assédios, difamação e nunca terá paz para viver sua vida. Mas, é natural que pessoas com alta autoestima, busquem o risco e, portanto, terminem sendo mais conhecidas. Pessoas com baixa autoestima, sempre evitam se expor e, dessa forma, dificilmente alcançam algo acima do medíocre. Para lidar com a atenção indesejada, desligue-se e finja conformidade até conseguir uma posição em que não precise mais lidar com o barulho da massa. Um dia você descansará. Esse dia não chegou.

_________

Cifrada do Certeiro no Erro (erra sempre)

A turma ligada a um político que sempre larga bem, mas chega mal, está preocupada com quem está influenciando o homem. O maior conflito interno é sobre dois grupos que disputam poder lá: os Profissionais, que vivem no mundo real, versus os Amadores, que operam em vias obscuras e cibernéticas. Os Profissionais acham que os Amadores são “lunáticos” e vão colocar tudo a perder. Mas como o político não é conhecido por ser do diálogo, estão vendo como é que resolvem...

_________

Foto do dia 

Não é desimportante a saída de Thesco Silva da Comunicação de Dr.Pessoa. A pasta integra o tripé de qualquer gestão e sempre foi alvo de muita especulação e disputa de poder no Palácio da Cidade. Thesco teve perfil mais discreto do que o antecessor, o jornalista e advogado Lucas Pereira. Qual será o perfil do sucessor de ambos? Salomão Prado, o interino na Semcom, é dinâmico e jovem como Lucas, mas discreto e atento aos movimentos, como Thesco. Uma mistura que pode indicar a efetividade na pasta?

_________

A frase para pensar

“Em política, pode-se tudo, menos evitar as consequências”, anônimo. 

Colunas anteriores