Cidadeverde.com

Coluna 18/03/24

O mote da chapa Sílvio e Jeová e a reação no PT

O mote da chapa formada pelo ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) e o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) (antecipada pela coluna na sexta-feira, 16), já está dado, segundo apurado com fontes privilegiadas do entorno silvista: “Sílvio Mendes e Jeová Alencar: para cuidar de Teresina”. A frase é curta e simples, mas como tudo que parece não costuma ser, também é complexa e esconde estratégias que a colunista não se furtará de analisar logo abaixo.

_______________________________

Aquele gás 

No sábado, ocorreu uma grande reunião com o núcleo duro de Sílvio Mendes, com definições de próximos passos na comunicação, aprovações de material e etc. Depois, um almoço num restaurante de massas na zona Leste de Teresina, com muita risada e histórias da cidade. O clima é de animação para o anúncio que está marcado para quarta, dia 20. 

________________________________

Vou cuidar de você

O que aparece bastante nas pesquisas qualitativas obtidas pela coluna, é o desejo expresso da população de se sentir “cuidada”, um antônimo para a sensação de “abandono”. Quando se pede para o eleitor definir Teresina em uma palavra, encontra-se isso: “acolhedora” e “em evolução”, mas também “sofrimento” e “descaso”. É esse o vazio que o mote do discurso a ser encampado por Sílvio e Jeová, quer ocupar.

________________________________

Jeová lá em cima

O destaque no slogan para Jeová, que chega a ser proporcional ao cabeça de chapa, Sílvio, não é por acaso. “A maioria dos vices são pessoas escolhidas por questão política e ficam escondidos durante a campanha. Não é o caso aqui. Ele vem realmente pra somar. Será protagonista junto com o Silvio no percurso”, antecipou um interlocutor do QG (quartel-general) de Mendes. Sobre os prováveis futuros espaços de Jeová numa gestão Sílvio, bom, por falta de tempo e espaço, isso é assunto para outras colunas...

________________________________

É forte, mas...

Já no núcleo duro do deputado petista Fábio Novo, para começo de conversa, há uma mistura de sentimentos, sem minimizar a força dos adversários – pelo menos em off. “Sem dúvida fortalece o Silvio, mas a maioria dos votos dele (Jeová) é de DAS. Se o Pessoa demitiu todos, Jeová só tem a metade. Particularmente entendo que isso termina fortalecendo FN (Fábio Novo), pois os petistas achavam que já haviam ganho e agora irão jogar mais pesado”, analisa um petista de anel de tucum e fortes relacionamentos.

________________________________

Notícias de Timon

Muito se fala de Teresina, claro, mas uma parcela importante do eleitorado da capital mora ou tem fortes vínculos com a vizinha cidade maranhense, e vice-versa. Do outro lado do rio, o cenário parece consolidado em termos dos jogadores escalados para a disputa: Dinair Veloso, a prefeita que disputará a eleição pelo PDT, contra Rafael Leitoa, pelo PSB, Hormann Schnneyder pelo PSD e Henrique Júnior pelo PL.

________________________________

São quatro mas pode ser três

Rafael Leitoa é visto como o candidato com apoio do Governo maranhense, junto com a ex-prefeita Socorro Waquim, que pode ser sua vice ou indicar um nome. Sobre Schnneyder e Henrique Júnior, fala-se bastante nos bastidores em uma possibilidade de união em uma chapa só, ficando apenas três candidaturas bastante competitivas no cenário. A conferir.

________________________________

Sobre o ofício (quebrando a quarta parede)

A coluna trabalha com duas infelizes e ingratas matérias-primas: análises e bastidores, com antecipação de cenários. Claro que os políticos, alvos das revelações, podem mudar de ideia, podem negar os fatos quando a repercussão não é a esperada ou se revelou o que não era para ser revelado - tudo isso são dados do jogo. Não há o luxo de um mundo aos pés de quem trabalha colhendo migalhas de informação no labirinto do poder. Recompensas? Créditos? Não me faça rir. O mar desaba castelos de areia, não há escapatória. Mas mantém em pé o que é concreto. É sempre assim. 

________________________________

Senta que lá vem história

O escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges era sincero e com uma ironia singular. Enquanto estava acompanhado de seu chá com torradas na confeitaria Saint James, um garçom o interrompeu: “O Dr. Jauretche manda dizer que tem muito interesse em que você se sente à mesa dele”. Borges respondeu: “Diga ao Dr. Jauretche que o interesse não é mútuo”. Por mais Borges no mundo!

________________________________

Se conselho fosse bom

A vida é cheia de picuinhas, ruídos e pessoas se digladiando por atenção. Quando sofrer algum aborrecimento, apenas aja demonstrando desdém e desprezo. Seja frio, sem afetação. Como nossa energia é finita, não podemos gastá-la tentando fazer com que todos nos aprovem. Ser muito querido, aliás, é um sinal de fracasso. Você falhou tentando impressionar os outros quando devia ter direcionado essa energia para fazer o que você disse a si mesmo que ia fazer. Fique bem com a ideia de ser mal interpretado. As pessoas só podem compreender algo a partir de um certo nível de compreensão que, em geral, elas não têm. 

________________________________

Cifrada do Só Quero do Meu Jeito

Um político parece que não aprende nunca. Depois de sofrer um forte revés, o homem segue botando banca. Autoestima nível mil. Numa reunião recente com um líder de relevo, fez uma série de condicionantes. Mas, quem tem mesmo bala na agulha e atua por trás, achou que foi demais. A torneira irá secar. O mundo é assim: quem fala o que quer, corre o risco de receber o que não quer...

________________________________

Foto do dia

A grande agenda do governador Rafael Fonteles e comitiva em Singapura, um dos Tigres Asiáticos, foi com o ministro da Educação, Maliki Osman. O modelo educacional de Singapura é baseado na padronização do currículo (com foco em STEM – acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática; leitura e pensamento crítico), com treinamento intenso e permanente dos professores/gestores, além da avaliação frequente dos estudantes, com muito rigor, disciplina e competitividade. O ministro abriu as portas do Ministério para o Piauí se aprofundar no modelo educacional de Singapura. Por sua vez, o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, ficou animado com o modelo, de gestão baseada em evidências e voltada a resultados. Vem aí!

________________________________

A frase para pensar

Os homens que ocupam os mais altos escalões da sociedade raramente ouvem falar dos seus defeitos; se, por algum acidente, um clamor injurioso chega a seus ouvidos, a bajulação está sempre à mão para derramar seus opiáceos, acalmar convicções e embotar remorsos”, Samuel Johnson (1709-1784), escritor e pensador inglês.

________________________________

Música da semana

As cifradas e conselhos deixaram de ser suficientes para falar da política piauiense. Dessa forma, a colunista irá também trazer apenas às segundas, uma música que sintetize o espírito político que perambula entre nós. A escolhida: “Admirável Gado Novo”, Zé Ramalho.

Trecho em destaque para a carapuça que couber: 

“E ter que demonstrar sua coragem

À margem do que possa parecer

E ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer”...

Colunas anteriores